Prouni 2024

Bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade? Transfira a sua em 4 passos

bolsa do prouni pode ser transferida para outra faculdade
Instagram Beduka

Muita gente já se deparou com a oportunidade de estudar em uma instituição de ensino superior diferente, talvez em busca de novos horizontes acadêmicos ou uma mudança de ambiente. Mas, no fim, ficou inseguro e desistiu porque atualmente usufrui de um desconto do Programa Universidade para Todos.

A questão central é: será que a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade? A resposta a essa pergunta é, de fato, afirmativa, mas a transferência está sujeita a algumas condições específicas. Logo, em alguns casos é benéfica e em outros não.

Por isso, neste texto, daremos orientações detalhadas sobre como realizar essa mudança e se de fato ela será uma vantagem no seu caso. Assim, você poderá tomar decisões assertivas e aproveitar ao máximo as oportunidades educacionais disponíveis.

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade?

Indo direto ao ponto, sim!

O Prouni tem facilitado a vida de muita gente que não tem condições de pagar pelos próprios estudos por meio de bolsas parciais ou integral. Se quiser saber mais sobre o programa, pode acessar nossos artigos abaixo:

O mais interessante é que o bolsista não precisa fazer todo o curso na mesma instituição, pois a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade.

Às vezes acontece alguma coisa (como mudança de cidade ou fechamento da faculdade), que obriga o estudante a ter de trocar de instituição de ensino. Alguns ficam com receio de perder a bolsa, mas não é preciso se preocupar. Se esse for seu caso, você pode mudar de faculdade sem prejuízo na bolsa.

Para que isso ocorra, o estudante precisará ter atenção para alguns detalhes. De modo principal, é o fato de que a transferência não é realizada por um órgão do Ministério da Educação, mas pelas próprias faculdades de origem e destino realizado pela internet, por meio do SisProuni.

Ou seja, a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade:

  • quando houver acordo entre as instituições;
  • se a instituição de destino for credenciada pelo MEC como participante do programa;
  • se houver vaga no curso do estudante.

Se as exigências forem cumpridas, a faculdade de destino emite o Termo de Transferência e Usufruto da Bolsa do Prouni. É este documento que atesta que a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade.

Como fazer a transferência de bolsa do Prouni para outra faculdade?

Bom, agora que você já sabe que a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade, vamos te dizer o passo a passo para você fazer sua transferência Prouni.

1- Escolha uma instituição cadastrada no MEC

Como dissemos acima, é preciso que a faculdade para onde você pretende se transferir esteja cadastrada no Ministério da Educação como participante do programa. Então, antes de tudo, verifique isso.

Cronograma de estudos

2- Verifique se há vagas para bolsistas no curso

Depois de ter visto se a faculdade faz parte do Prouni, veja se há disponibilidade para a transferência de bolsa no curso escolhido.

3- Faça a solicitação dos documentos na instituição de origem

Escolhido o curso e verificada a vaga, agora é hora de solicitar à faculdade atual a documentação para transferência externa e o termo de concessão da bolsa. Separe também os documentos utilizados para renovar sua bolsa.

4- Procure a faculdade de destino

Feita a documentação, você precisará levá-la até a secretaria da instituição em que pretende estudar e dar entrada no processo. Pergunte sobre quando o resultado será divulgado, os documentos e os procedimentos que precisará depois.

O que impede a bolsa do Prouni de ser transferida para outra faculdade?

A bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade, mas o processo tem alguns impedimentos, que vamos detalhar.

  • Não é possível transferir bolsa integral para bolsa parcial. Ou seja, é preciso que o curso pretendido tenha vaga na mesma modalidade do curso anterior.
  • Sua bolsa do Prouni não pode ser transferida para outra faculdade se o tempo máximo do curso de destino for igual ao tempo que você já cursou na faculdade em que está.
  • A bolsa do Prouni conquistada por meio de decisão judicial também não pode ser transferida para outra faculdade.
  • Caso sua nota no Enem seja inferior à nota do último candidato aprovado no curso da faculdade de destino, você não poderá transferir sua bolsa.
  • Também não é possível fazer a transferência para cursos considerados insuficientes

A bolsa do Prouni só pode ser transferida para outra faculdade gratuitamente!

Existem pessoas que tentam tirar proveito de estudantes que só querem uma graduação, então pode ser que te digam que a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade apenas se for paga alguma taxa, as isso não é verdade.

A bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade de maneira completamente gratuita! As instituições de ensino não devem cobrar taxas dos estudantes.

Cronograma do Prouni 2024.1

As datas da próxima edição ainda não foram divulgadas. Volte aqui no início de 2024 pois traremos a informação assim que sair.

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 1 de fevereiro
  • Resultado referente a primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 07 de março
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março
  • Envio de documentos da lista de espera: 19 a 27 de março

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro. Veja a seguir!

Como ganhar uma bolsa sem o Prouni?

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode encontrar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler até aqui nosso artigo sobre transferência Prouni.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários

  • Sabem me informar se a faculdade de origem pode se negar a fazer a transferência da bolsa do Prouni alegando que não faz transferência de bolsa prouni integral de alunos de cursos da área da saúde? Mesmo sendo para a mesma instituição?

    • Oi, Sthefany! Olha, a possibilidade de transferência da bolsa do Prouni está garantida e essa política interna da faculdade não é algo que se ampare na Portaria normativa 19, que regula a transferência. Julgando um caso semelhante em 2021, o TRF-4 assegurou o direito de troca a uma estudante do Rio Grande do Sul. Converse com o pessoal direitinho.