ProUni

A bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade! Transfira a sua em 4 passos

bolsa do prouni pode ser transferida para outra faculdadeBolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade
Simulado Beduka

Viu a oportunidade de estudar em outra faculdade, mas não sabe se pode mudar porque estuda com bolsa do Prouni? Saiba que a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade. Neste texto te ensinamos como fazer isso.

Fique atualizado sobre os principais programas do governo para estudantes. Acesse o Telegram do Beduka e não perca nenhuma informação!

Bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade?

Indo direto ao ponto, sim!

O Prouni tem facilitado a vida de muita gente que não tem condições de pagar pelos próprios estudos por meio de bolsas parciais ou integral. Se quiser saber mais sobre o programa, pode acessar nossos artigos abaixo:

O mais interessante é que o bolsista não precisa fazer todo o curso na mesma instituição, pois a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade.

Às vezes acontece alguma coisa (como mudança de cidade ou fechamento da faculdade), que obriga o estudante a ter de trocar de instituição de ensino. Alguns ficam com receio de perder a bolsa, mas não é preciso se preocupar. Se esse for seu caso, você pode mudar de faculdade sem prejuízo na bolsa.

Para que isso ocorra, o estudante precisará ter atenção para alguns detalhes. De modo principal, é o fato de que a transferência não é realizada por um órgão do Ministério da Educação, mas pelas próprias faculdades de origem e destino realizado pela internet, por meio do SisProuni.

Ou seja, a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade:

  • quando houver acordo entre as instituições;
  • se a instituição de destino for credenciada pelo MEC como participante do programa;
  • se houver vaga no curso do estudante.

Se as exigências forem cumpridas, a faculdade de destino emite o Termo de Transferência e Usufruto da Bolsa do Prouni. É este documento que atesta que a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade.

Como fazer a transferência de bolsa do Prouni para outra faculdade?

Bom, agora que você já sabe que a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade, vamos te dizer o passo a passo para você fazer sua migração.

1- Escolha uma instituição cadastrada no MEC

Como dissemos acima, é preciso que a faculdade para onde você pretende se transferir esteja cadastrada no Ministério da Educação como participante do programa. Então, antes de tudo, verifique isso.

2- Verifique se há vagas para bolsistas no curso

Depois de ter visto se a faculdade faz parte do Prouni, veja se há disponibilidade para a transferência de bolsa no curso escolhido.

3- Faça a solicitação dos documentos na instituição de origem

Escolhido o curso e verificada a vaga, agora é hora de solicitar à faculdade atual a documentação para transferência externa e o termo de concessão da bolsa. Separe também os documentos utilizados para renovar sua bolsa.

4- Procure a faculdade de destino

Feita a documentação, você precisará levá-la até a secretaria da instituição em que pretende estudar e dar entrada no processo. Pergunte sobre quando o resultado será divulgado, os documentos e os procedimentos que precisará depois.

Beduka Bolsas Direito

O que impede a bolsa do Prouni de ser transferida para outra faculdade?

A bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade, mas o processo tem alguns impedimentos, que vamos detalhar.

  • Não é possível transferir bolsa integral para bolsa parcial. Ou seja, é preciso que o curso pretendido tenha vaga na mesma modalidade do curso anterior.
  • Sua bolsa do Prouni não pode ser transferida para outra faculdade se o tempo máximo do curso de destino for igual ao tempo que você já cursou na faculdade em que está.
  • A bolsa do Prouni conquistada por meio de decisão judicial também não pode ser transferida para outra faculdade.
  • Caso sua nota no Enem seja inferior à nota do último candidato aprovado no curso da faculdade de destino, você não poderá transferir sua bolsa.
  • Também não é possível fazer a transferência para cursos considerados insuficientes

A bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade gratuitamente?

Existem pessoas que tentam tirar proveito de estudantes que só querem uma graduação, então pode ser que te digam que a bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade apenas se for paga alguma taxa, as isso não é verdade.

A bolsa do Prouni pode ser transferida para outra faculdade de maneira completamente gratuita! As instituições de ensino não devem cobrar taxas dos estudantes.

Cronograma do Prouni 2022/2

Veja abaixo todas as datas importantes do Prouni 2022/2:

  • Inscrições: 01 a 05 de agosto/2022
  • Resultado da 1ª chamada: 09 de agosto/2022
  • Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto/2022
  • Manifestação de interesse para a lista de espera: 05 a 09 de setembro/2022

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro. Veja a seguir!

Como ganhar uma bolsa sem o Prouni?

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode encontrar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler até aqui!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador