Faculdades

Bolsa para deficientes na faculdade: veja como conseguir

Bolsa para deficientes na faculdadeBolsa para deficientes na faculdade
Sala do Saber - melhor cursinho online

A inclusão social tem sido um dos grandes temas da atualidade. Uma das formas de atingi-la é a concessão de bolsa para deficientes na faculdade, pois este é um dos grupos que mais sofrem diversas formas de exclusão.

Elas podem ser tanto para obter descontos nas mensalidades quanto para evitar a evasão de estudantes do ensino. Algumas universidades públicas já têm avançado nisso e o governo federal tem um programa para realizar esse objetivo nas faculdades particulares.

Conheça as principais formas de conquistar sua bolsa e poder realizar seu sonho de ingressar no ensino superior em 2024!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Fique atualizado sobre os principais programas do governo para estudantes. Acesse o perfil do Beduka no Instagram e não perca nenhuma informação!

Existem bolsas de estudo para deficientes na faculdade?

Apesar de nem todas as universidades do país terem programas de permanência para pessoas com necessidades especiais, algumas instituições mantêm bolsa para deficientes na faculdade.

O interesse por trás deste tipo de programa é auxiliar os alunos que possuem alguma deficiência, seja física, sensorial ou múltipla.

A maior parte das instituições do Brasil não possuem adaptação para essas pessoas. Assim, a bolsa para deficientes na faculdade ajuda-os a fazer um curso superior em condições e qualidade semelhantes às dos demais alunos.

Com a ajuda financeira o estudante pode arcar com despesas criadas a partir do curso. Por exemplo, com transporte e compra de materiais necessários para o seu desenvolvimento, como livros, aparelhos eletrônicos, até mesmo alimentação.

Se você está pensando em bolsas de estudos, deve estar pensando também na carreira a seguir. Faça o Raio-X do Beduka e veja qual profissão se encaixa com sua personalidade!

Como conseguir uma bolsa para deficientes na faculdade?

Infelizmente, não existe um programa governamental que conceda bolsa para deficientes em faculdades públicas de todo o Brasil.

Cada universidade precisa ver meios de promover o auxílio por si mesma. No âmbito federal, existem três grandes instituições que concedem bolsa para deficientes na faculdade: a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade Federal do Piauí.

Vamos ver como conseguir uma bolsa em cada uma delas.

Universidade Federal Fluminense

A UFF oferece bolsa para deficientes na faculdade que estejam matriculados nos seus cursos presenciais.

Os critérios para solicitar a bolsa são:

  • apresentar laudo médico;
  • estar matriculado em pelo menos quatro disciplinas da graduação;
  • não ter vínculo empregatício;
  • ter situação socioeconômica avaliada pelo DAC (Departamento de Assuntos Comunitários) da universidade.

Universidade Federal da Bahia

Na UFBA quem cuida do apoio para que seja ofertada bolsa para deficientes na faculdade é a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.

As condições para solicitar a bolsa são parecidas com as da UFF. Assim, o aluno deve:

  • estar matriculado em um dos cursos de graduação;
  • não ter concluído outra faculdade;
  • comprovação de renda familiar, pois a prioridade é dos estudantes em situação financeira menos confortável.

Universidade Federal do Piauí

A UFPI oferta bolsa para deficientes na faculdade por meio da Coordenadoria de Assistência Comunitária.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Os requisitos para receber a bolsa são:

  • estar matriculado num mínimo de três disciplinas do semestre letivo;
  • ter disponibilidade para estar na universidade por três horas além dos horários de aula;
  • indicar um colega da universidade para ser o seu acompanhante.

O acompanhante também precisa ter três horas solicitadas disponíveis e recebe uma ajuda de custo.

Vale lembrar que, apesar de nem todas as universidades terem programas de bolsa para deficientes, elas precisam participar da reserva de vagas para PCD. Isso facilita a entrada deles no ensino superior e ajuda no seu desenvolvimento.

Deficientes podem conseguir bolsas pelo Prouni 2024?

O Prouni é um programa governamental que concede bolsas de estudo em faculdades particulares. As bolsas variam entre 50% e 100%. E não existe nada que impeça a participação de pessoas portadoras de deficiência.

Muito pelo contrário. Os deficientes podem se inscrever sem precisar comprovar renda para concorrer a bolsa numa universidade particular cadastrada no programa. Isso significa uma barreira a menos para que se consiga bolsa para deficientes na faculdade.

Existem também reservas de vagas (cotas) para deficientes no Prouni. Portanto, o programa abre, sim, oportunidades de bolsa  para deficientes na faculdade.

Para conseguir o Prouni você precisará da nota do Enem. Que tal se preparar com o Simulado Enem do Beduka? Ele é grátis, personalizável e contém questões de edições antigas do exame que vão te ajudar a ficar pronto para a prova.

Tem como ganhar bolsa para deficientes em faculdades fora do Brasil?

Para os deficientes que desejam estudar fora, existem instituições filantrópicas e faculdades que oferecem bolsas destinadas a eles. Vamos ver algumas delas.

  • University College London: concede auxílio financeiro para alunos com deficiência de fora do Reino Unido. É preciso ser aceito na universidade, comprovar as deficiências e efetuar registro junto ao Student Disability Services.
  • Alexander Graham Bell Association: concede bolsa a pessoas com surdez grave, que queiram estudar no país de origem da instituição, os Estados Unidos, por meio do mérito.
  • Microsoft disAbility Scholarship: concede bolsas na área de tecnologia de 2 a 4 anos. As deficiências a serem comprovadas são diversas, como na fala ou cognitiva. O candidato deve estar em vias de se candidatar em cursos de graduação norteamericanas.
  • Google Lime Scholarship Program: concede bolsas para apaixonados por ciências da computação nos Estados Unidos e no Canadá. São considerados elegíveis os que possuem problemas de longo prazo ou recorrente que afetam atividades importantes consideradas diárias.
  • Wadham College: direciona-se a estudantes de pós-graduação em cursos de tempo integral ou meio período na Universidade de Oxford.

Com o Beduka você conquista sua vaga na faculdade em 2024!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Acesse o Beduka Bolsas agora e saiba mais!

Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler até aqui nosso texto sobre bolsa para deficientes na faculdade.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.