Faculdades

O que mais cai na Unesp? Veja os assuntos mais frequentes da prova

O que mais cai na UnespO que mais cai na Unesp?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O vestibular da Unesp possui duas fases, com provas bem diferentes na maneira de cobrar os conteúdos e inclusive nos próprios temas. Na primeira, as questões são objetivas de múltipla escolha e cobram conhecimentos gerais do ensino médio.

A segunda fase conta com 36  questões discursivas e uma redação. Ou seja, é toda de produção textual e faz referências a conhecimentos específicos.

Somente os mais bem classificados na primeira fase avançam para a segunda, por isso é importante se preparar bem. Isso passa por saber o que mais cai na Unesp e otimizar o tempo de estudos se dedicando a estes assuntos mais frequentes.

A seguir, vamos te mostrar quais são as matérias de cada disciplina que mais apareceram nas provas anteriores e possuem mais chances de aparecer na próxima.

O que mais cai na Unesp?

As provas do vestibular da Unesp privilegiam o estudante que tem mais facilidade nas ciências humanas. As questões de exatas e ciências da natureza são menos de 1 ⁄ 3 da prova. Vamos ver os conteúdos que mais se repetem.

O que mais cai na Unesp de Linguagens?

A prova de Linguagens possui questões de Português, Literatura e Língua Estrangeira.

Os assuntos de Português que mais caem no vestibular da Unesp são:

Em Literatura, você precisará estudar:

A prova de Língua Estrangeira contém questões de Inglês. Os assuntos cobrados são:

  • Interpretação de texto;
  • Gramática;
  • Vocabulário;
  • Morfologia
  • Verbos;
  • Question words;
  • Pronomes.

O que mais cai na Unesp de Matemática?

Essa prova costuma ser bem conteudista, sem muitas questões que recorram à interdisciplinaridade. Cobram análise de gráficos, de áreas de figuras planas e interpretação de texto.

O que mais cai na Unesp de História?

Os conteúdos de História na Unesp podem estar mesclados com outras disciplinas, pois há certa interdisciplinaridade nessa parte da prova. Então pode ser exigido um conhecimento de conceitos da Sociologia e da Filosofia.

Mas o foco deve ser em:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O que mais cai na Unesp de Geografia?

As questões de Geografia no vestibular da Unesp cobram dos participantes conhecimentos sobre conceitos e estruturas geográficas, tanto físicas quanto humanas. Os assuntos que mais caem são:

O que mais cai na Unesp de Filosofia e de Sociologia?

Não há uma diferença muito clara entre os conteúdos de Filosofia e Sociologia. As questões são separadas em conceituais e interpretação de textos. Os principais tópicos presentes na prova são:

O que mais cai na Unesp de Física?

Os assuntos de Física são cobrados de maneira interdisciplinar na Unesp, mas em geral são os mais básicos. Foque em:

O que mais cai na Unesp de Química?

As questões de Química também são interdisciplinares e contam sobretudo com elementos de exatas e ciências biológicas. Dê uma maior atenção aos seguintes conteúdos:

O que mais cai na Unesp de Biologia?

As questões de Biologia podem cobrar dois assuntos da disciplina de uma vez só, então tenha bastante atenção nisso. Além do mais, pode haver conteúdo interdisciplinar também. Os mais frequentes são:

Como se preparar para a Unesp 2025?

Pronto! Você já sabe o que mais na Unesp e pode iniciar sua preparação para ela. A prova da primeira fase deve ocorrer no segundo domingo de novembro, então há uma longa jornada até lá.

Algumas dicas para você ficar preparadíssimo:

  • Crie um cronograma de estudos;
  • Resolva questões;
  • Faça redações de tipo dissertativo-argumentativo;
  • Produza resumos das matérias.

Inclusive, nós podemos te ajudar nisso. Possuímos um cronograma de estudos que vai te ajudar a organizar sua trajetória até a faculdade.

E também nosso Simulado Enem, que contém questões das edições antigas do exame e pode te ajudar a testar seus conhecimentos.

Você já sabe como fazer redações dissertativas? Descubra com nosso artigo explicando o que é texto dissertativo-argumentativo.

Além disso, veja nossos outros artigos sobre o vestibular da Unesp e fique por dentro dos aspectos mais importantes da prova:

Obrigado por ter lido nosso artigo sobre o que mais cai na Unesp. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.