Geografia

Você sabe quais são as principais consequências da Globalização? Descubra com esta lista que separamos

Consequênicas da GlobalizaçãoConsequênicas da Globalização
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Globalização é um fenômeno que faz parte da nossa vida. Com ela, temos acesso a coisas que nossos antepassados mais distantes jamais sonhariam em ter. Mas ela traz consigo, além de coisas boas, uma série de problemas. Conheça as principais consequências da Globalização, um dos assuntos que mais caem no Enem.

Neste texto trataremos das consequências da Globalização, se você quiser ir direto para alguma parte é só clicar em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Podemos te ajudar com isso. Faça o Simulado do Beduka. É gratuito!

O que é Globalização?

A globalização é o processo de integração econômica, cultural e política das diversas regiões do mundo. Esse processo é marcado pelos avanços nos transportes e na comunicação.

Até pouco tempo atrás, sair do Brasil para visitar países da Ásia era algo difícil. Porém, com o surgimento de aviões e o consequente barateamento das viagens isso se tornou acessível, unindo partes muito distantes da Terra.

Receber informações sobre os outros países também não era fácil.

Por muito tempo a comunicação internacional era escrita e viajava em navios. O sistema de telégrafo aumentou a velocidade da informação, que só fez crescer e chegou à instantaneidade com a internet.

Como tudo é muito novo, as consequências da Globalização ainda são analisadas, mas já se fazem sentir em todos os lugares. Vamos conhecer as principais delas.

Quais são as consequências da Globalização?

As consequências da Globalização podem ser negativas e positivas. Assim como tudo o que fazemos, ela traz coisas boas e ruins sendo excluída a possibilidade de perfeição.

Vamos ver alguns impactos que surgem dela.

Consequências culturais da Globalização

Com o aumento do contato e da circulação de informações, podemos conhecer mais facilmente a forma de viver de outros povos e eles a nossa. Assim, o fluxo de trocas culturais também se intensifica, fazendo com que adotemos práticas e hábitos que antes não eram nossos.

O sociólogo Gilberto Freyre apontou esse fenômeno quando escreveu sobre as trocas culturais dentro do império português do qual o Brasil fez parte até 1822. Os brasileiros tinham um contato indireto com os indianos e acabaram adotando modos de se comportar deles, com relação à vestimenta principalmente.

Na quarta fase, isso se ampliou e provocou a homogeneização da cultura. Ou seja, as pessoas abandonaram muitos aspectos que as diferenciavam e se tornaram mais iguais.

Isso pode se tornar problemático, pois muitas vezes o padrão é o ocidental.

Consequências econômicas da Globalização

A integração dos países contribui bastante para o desenvolvimento econômico. Com ela, as trocas se aceleraram e também o consumo aumenta, resultando em mais desenvolvimento na produção.

Além disso, houve o aumento de estudos que tornaram possíveis avanços tecnológicos e o acesso a eles por pessoas que não são dos países mais ricos.

Contudo, a Globalização também levou à imposição dos países ricos sobre os mais pobres, com o imperialismo.

Consequências ambientais da Globalização

Uma das causas da Globalização é o desenvolvimento dos meios de transporte. Ele tornou as viagens mais rápidas e baratas, mas tem efeitos negativos também, como a poluição.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A indústria também tem esse impacto, além de usar matéria-prima extraída da natureza e contribuir desta forma para o desmatamento e destruição de ecossistemas.

Qual é a origem da Globalização?

Agora que já entendemos as consequências da Globalização, vamos saber a sua origem.

O conceito de Globalização é da década de 1980, mas a integração entre povos é mais antiga.

Historiadores entendem que desde as conquistas do Império Romano a humanidade já passa por um processo de trocas culturais muito intensas. Porém, isso era reduzido à região do mar mediterrâneo e parte do norte da Europa.

Essa integração diminuiu com a queda do Império. Voltou a existir no fim da Idade Média, com o estabelecimento de rotas comerciais feitas com a expansão marítima iniciada nos últimos anos do século XV. Neste momento, todos os continentes se tornam interligados.

O comércio de especiarias e de escravos foi o principal motor desta integração, além da busca de expansão religiosa. Daqui já decorrem algumas consequências da Globalização, como modificações demográficas e mudanças culturais.

Mas é com a Revolução Industrial e os avanços tecnológicos que a integração do mundo se torna mais forte. Com o surgimento do navio a vapor, do trem, do telégrafo e das tipografias, a humanidade pôde viajar, comercializar e se informar com mais velocidade.

Quais são as fases da Globalização?

A globalização pode ser dividida em quatro fases:

  • 1ª fase da Globalização: vai do final do século XV até o século XVIII, contemplando as descobertas marítimas e a Revolução Industrial;
  • 2ª fase da Globalização: fica entre o século XVIII e o XX, até a Segunda Guerra Mundial. Marcada pela expansão colonial na África e na Ásia e a formação do capitalismo financeiro.
  • 3ª fase da Globalização: é a que se desenrola no período da Guerra Fria, entre o fim da Segunda Guerra e a queda do Muro de Berlim, marcada por avanços técnicos como a televisão.
  • 4ª fase da Globalização: de 1989 até os dias atuais. É a fase do avanço da internet, da expansão da democracia liberal e de uma sociedade mundial cada vez mais conectada pelas redes.

Cada fase teve seu impacto sobre o mundo, alguns se mantêm historicamente. Vamos conhecer quais são as principais consequências da Globalização.

O Beduka te conecta à faculdade!

E aí, gostou de saber quais são as consequências da Globalização? Ela também é responsável pela diversificação de carreiras e o acesso ao ensino superior.

E sabe quem quer te ajudar nisso? Nós do Beduka!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que estamos falando de gestão, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.