Faculdades

Descubra quais são as 17 melhores faculdades de marketing do Brasil

melhores faculdades de marketingmelhores faculdades de marketing

Às vezes você tem um bom produto ou serviço, mas não tem uma boa relação de troca com o cliente. É aí que entra o profissional de marketing, ele alcançará o público de forma estratégica e eficiente. Se identificou? Então, descubra quais são as melhores faculdades de marketing do Brasil. 

Preparamos este artigo incrível para você que deseja saber quais são as melhores faculdades de marketing. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é marketing?
  2. Como funciona a faculdade de marketing?
  3. Você já ouviu falar sobre a graduação em marketing digital?
  4. As 17 melhores faculdades de marketing do Brasil (públicas e particulares)
  5. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Talvez você se identifique com o curso de marketing, mas não tenha certeza se quer fazer isso pelo resto da sua vida. Então, faça  O Raio X do Beduka. Ele é mais que um teste vocacional, pois seu método te permite conhecer suas habilidades naturais também!

O que é marketing?

Marketing é um mundo de estratégias que visam mostrar as qualidades de determinado produto ou serviço aos clientes

Quem projeta tudo relacionado a esse universo é o profissional de marketing. Na prática, funciona assim:

Existem incontáveis empresas ao redor do mundo, cada uma com determinada particularidade, oferecendo produtos e serviços diferentes. 

Umas são multinacionais, outras funcionam apenas em determinado país, outras em determinado estado. Ainda há aquelas que se propagam no meio digital.

Para cada uma dessas empresas, há um tipo de cliente. É preciso identificá-los, conhecer seus gostos, anseios, faixa etária etc. Tudo isso para estabelecer a comunicação desejada.

Sendo assim, o marketing deve intervir promovendo uma interação entre o desejo de ambos, empresa e cliente, resultando em uma boa competitividade e aumento de faturamento.

Como funciona a faculdade de marketing?

Muitas pessoas optam por fazer cursos oferecidos na internet, sem vínculo acadêmico. É uma boa, mas caso você se depare com uma vaga que exija nível superior, vai acabar perdendo a oportunidade.

Nesse artigo, além de quais são as melhores faculdades de marketing, também vamos te mostrar como você pode se formar na área e as diferenças entre bacharelado e tecnólogo

Afinal, são informações fundamentais para que você saiba por onde deve começar.

O que é o Bacharelado?

O bacharelado é um nível de formação acadêmica (adquirido em uma graduação), tem uma duração média de 4 anos, possui estágio obrigatório e exige um trabalho de conclusão de curso (TCC).

No primeiro ano de estudo para se tornar bacharel em marketing, os alunos terão contato com disciplinas básicas, como economia, sociologia, logística e matemática. 

Após isso, eles vão se deparar com matérias mais específicas e fundamentais para seu futuro profissional como: comunicação e estratégias mercadológicas.

Essa graduação também possui conhecimentos teóricos e práticos relacionados a cursos semelhantes; publicidade e propaganda é um deles. Fora isso, leis que regulamentam o comércio e que envolvem os direitos do consumidor também deverão ser estudadas. 

O que é o Tecnólogo?

Antes de tudo, é preciso que você saiba que ser tecnólogo é diferente de ser técnico em alguma coisa. 

Um técnico é alguém com certificação adquirida em um curso técnico, ou seja, sem vínculo acadêmico.Já um tecnólogo, assim como um bacharel, também enfrenta uma faculdade. 

Então, qual seria a diferença entre um bacharel e um tecnólogo?

Um tecnólogo precisa de metade do tempo para se formar, cerca de 2 anos. Além disso, não precisa fazer estágio obrigatório e nem TCC. 

Fora isso, a grade curricular também é um pouco diferente. Não há tantas disciplinas básicas e teóricas, pelo contrário, os estudantes já iniciam aprendendo o que vão usar na prática.

Faculdade de marketing em Ead

Hoje em dia, é possível encontrar quase todos os cursos de graduação na modalidade Ead. Não seria diferente com a faculdade de marketing. E tem mais…

Para estar entre as melhores faculdades de marketing, não necessariamente é preciso ter apenas aulas presenciais. Afinal, os diplomas não especificam se o curso foi presencial ou Ead, justamente para não ocorrer distinções. 

Certo, mas você ainda precisa de alguma coisa que sinalize para o mercado que você estudou em uma das melhores faculdades de marketing, mas como saber se a faculdade de marketing em Ead é segura? 

Basta acessar o portal do Ministério da Educação (MEC) e verificar se ela está regularizada. Depois, é só fazer a matrícula e começar a estudar. 

Você conhece a faculdade de marketing digital? 

Desculpa, mas eu preciso te fazer outra pergunta. Quanto tempo do seu dia você passa acessando a internet? Nem preciso te conhecer pessoalmente para saber a resposta: muito, muito tempo! 

O mundo digital, a gente querendo ou não, já tomou conta de boa parte das nossas vidas. Estudamos, trabalhamos, assistimos filmes, jogamos, compramos etc. Eu poderia passar horas listando o que fazemos online e ainda assim faltaria algo.

Pois bem, se há pessoas, há consumo. E é exatamente isso que justifica o “boom” do mercado digital e a crescente demanda por profissionais da área. 

Nesse caso, o estudo também será voltado a assuntos como redes sociais e algoritmos. 

Infelizmente, ainda não tem uma faculdade, a nível de bacharelado, exclusiva de marketing digital. Mas já existe graduação tecnológica para quem quer lidar apenas com esse ramo. 

Além disso, é possível se tornar bacharel e depois fazer uma especialização somente em marketing digital.  

As 17 melhores faculdades de marketing do Brasil

Há centenas de faculdades de marketing espalhadas pelo país, por isso selecionamos as 17 melhores para você! Entre elas, há universidades federais, estaduais e particulares.

Melhores faculdades de marketing: estaduais e federais

1- USP – Universidade de São Paulo;

2 – UNB – Universidade de Brasília;

3- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;

4- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais; 

5- UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

6 – UFPR — Universidade Federal do Paraná;

7 – UFPE – Universidade Federal de Pernambuco;

Melhores faculdades de marketing: particulares

8 – FAAP — Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado;

9 –  ESPM SP – Escola Superior de Propaganda e Marketing;

10 – UNINASSAU

11 – MACKENZIE — Universidade Presbiteriana Mackenzie;

12 – UNIVERITAS

13 – UniNorte – Centro Universitário do Norte

14 – PUC SP — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;

15 – ESPM RS — Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre;

16 – UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense

17 – PUC Minas — Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;

Faça faculdade com o Beduka

Você já sabe quais são as melhores faculdades de marketing do Brasil. Agora é o momento de entrar em uma delas!

E se eu te disser que é possível fazer isso sem participar do Enem e nem de qualquer outro tipo de vestibular?

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você pode  conseguir bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador