Sociologia

A Sociologia no Brasil – Tudo o que você precisa saber sobre a Sociologia Brasileira

A sociologia no BrasilA Sociologia no Brasil

A Sociologia é a ciência que se preocupa em estudar a sociedade e todos os fenômenos e aspectos relacionados à ela. A Sociologia no Brasil procura explicar os vários fatores que diferenciam o comportamento humano ou porque grupos sociais tendem a comportar-se de maneira semelhante.

Para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou outros vestibulares é importante que você estude os diversos temas de Sociologia. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo que vai te ajudar a aprender mais sobre a Sociologia no Brasil.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Início da Sociologia no Brasil;
  • Principais temas abordados;
  • Sociologia na educação brasileira.

Início da Sociologia no Brasil?

A Sociologia no Brasil, ou Sociologia Brasileira, se iniciou nas décadas de 1920 e 1930. Os intelectuais da área estabeleceram que iriam se dedicar a realizar pesquisas que procuravam construir uma compreensão a respeito da formação da sociedade brasileira. Inúmeros aspectos fundamentais para essa compreensão estavam em pauta para que fossem analisados. Tais como:

  • A escravatura e abolição;
  • Índios e negros, bem como o êxodo dessas populações;
  • O processo de colonização.

A análise desses temas foi fundamental para que os estudiosos compreendessem a formação da sociedade brasileira. Para entender as relações de trabalho, a consciência, a cidadania e a formação da população brasileira, precisamos necessariamente compreender os três pontos mencionados acima.

Principais temas abordados pela Sociologia no Brasil

Os principais temas abordados pela Sociologia brasileira nas décadas seguintes estavam majoritariamente relacionados às classes trabalhadoras. Inúmeros assuntos ganharam a atenção dos estudiosos, tais como:

  • Salário;
  • Jornadas de trabalho;
  • Ambientes de trabalho urbano e rurais;
  • Relações entre empregados e empregadores;
  • Organizações e condições dos ambientes de trabalho.

A partir da década de 1960, os estudiosos começaram a se preocupar com o processo de industrialização que se instalava no Brasil. Inúmeros debates sociológicos abordavam temas dos novos problemas políticos e sociais que a industrialização ocasionava.

Por volta de 1964, os sociólogos que estudavam a sociedade brasileira começaram a se dedicar a estudar os problemas econômicos e políticos do país. Tais problemas surgiram no mesmo período do regime militar, que ocorreu de 1964 a 1985 no Brasil.  

Aprenda mais como foi a Ditadura Militar no Brasil.

Sociologia na Educação Brasileira

Durante o regime militar, a disciplina de Sociologia havia sido banida do Ensino Médio brasileiro. Somente na década de 80, após o fim da ditadura, foi que a Sociologia foi reimplantada nas salas de aula como disciplina do ensino médio, porém de forma facultativa. Naquela mesma época, a Sociologia também foi profissionalizada no Brasil.

Isso aconteceu porque a sociologia brasileira estava instrumentalizada pela ótica marxista comunista de ler a sociedade, o que levava à distorção dos fatos sociais. Sendo assim, os militares ficaram atentos a esta disciplina.

Mesmo assim, não sendo obrigatória no Ensino Médio e depois sendo facultativa, nas universidades seu estudo não foi impedido.

Inúmeros temas foram abordados durante esse período, tais como:

  • Política;
  • Economia;
  • Alterações sociais decorrentes da nova república de 1985;

No entanto, além dessas temáticas, os sociólogos começaram a analisar também a mulher e o trabalhador do campo. A partir do ano de 2009 a Sociologia foi definida como disciplina obrigatória no ensino médio no Brasil.

Sociologia no Brasil – Principais Sociólogos

Florestan Fernandes

Florestan Fernandes sociologia brasileira

Florestan Fernandes foi extremamente importante para o desenvolvimento do estudo sociológico no Brasil. Ele sempre se manteve muito comprometido com os estudos de perspectivas teórico-metodológicas, se empenhando na fundamentação da Sociologia enquanto ciência.

Florestan foi fundamental na atuação no desenvolvimento e orientação de pesquisas do processo de industrialização e mudanças sociais no Brasil.

“Afirmo que iniciei a minha aprendizagem sociológica aos seis anos, quando precisei ganhar a vida como se fosse um adulto e penetrei, pelas vias da experiência concreta, no conhecimento do que é a convivência humana e a sociedade“ —  Florestan Fernandes

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro sociologia brasileira

Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro que desenvolveu trabalhos fundamentalmente nas áreas de educação, sociologia e antropologia. Sua principal obra “O Povo Brasileiro” traz as características da população brasileira, dando ênfase em sua formação e organização social.

Darcy RIbeiro também é conhecido pelas pesquisas desenvolvidas a partir dos aspectos relacionados aos indígenas, com grandes e ricas observações e relatos antropológicos.

“A estratificação social separa e opõe, assim, os brasileiros ricos e remediados dos pobres, e todos eles dos miseráveis, mais do que corresponde habitualmente a esses antagonismos. Nesse plano, as relações de classes chegam a ser tão infranqueáveis que obliteram toda comunicação propriamente humana entre a massa do povo e a minoria privilegiada, que a vê e a ignora, a trata e a maltrata, a explora e a deplora, como se esta fosse uma conduta natural.” —  Darcy Ribeiro

Gilberto Freyre

Gilberto Freyre sociologia no brasil

Gilberto Freyre é reconhecido como um dos maiores nomes da Sociologia no Brasil. Suas pesquisas trazem temas como Portugal, o mundo ibérico e a presença portuguesa nos trópicos.

Seu objetivo com tais escritos era demonstrar o papel dos portugueses na formação de civilizações modernas através da colonização.

“Matavam-se bois, porcos, perus. Faziam-se bolos, doces e pudins de todas as qualidades. A galinha, aliás, figura em várias cerimônias religiosas e tisanas afrodisíacas dos africanos no Brasil. O açúcar – que fez acompanhar sempre do negro – adoçou tantos aspectos da vida brasileira que não se pode separar dele a civilização nacional.” – Gilberto Freyre

Sérgio Buarque de Holanda

Sergio Buarque de Holanda sociologia no brasil

Sérgio Buarque de Holanda foi um dos historiadores brasileiros mais relevantes, porém ele também exerce um papel importantíssimo de influência e participação na área da Sociologia.

Um de seus principais trabalhos, “Raízes do Brasil” traz algumas temáticas centrais da formação da cultura brasileira e do processo de formação da sociedade.

Para estudar o passado de um povo, de uma instituição, de uma classe, não basta aceitar ao pé da letra tudo quanto nos deixou a simples tradição escrita. É preciso fazer falar a multidão imensa dos figurantes mudos que enchem o panorama da história e são muitas vezes mais interessantes e mais importantes do que os outros, os que apenas escrevem a história. — Sérgio Buarque de Holanda

Caio Prado Junior

Caio Prado Junior sociologia no brasil

Caio Prado Junior foi outro intelectual importante para a Sociologia no Brasil. Ele publicou “Formação do Brasil Contemporâneo” que teve como temática principal a formação da sociedade e do povo brasileiro desde a chegada dos portugueses. A ênfase dessa obra foi o processo de colonização e sua influência na formação da sociedade brasileira.

“O grande problema brasileiro é levantar o nível dessa massa da população, porque cultura é um fato coletivo, e não individual. É preciso usar o máximo dos recursos do país para dar saúde e educação para essa massa.“ —  Caio Prado Júnior

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Você acabou aprender sobre a Sociologia no Brasil. Aproveite e confira outros assuntos que caem no ENEM e em outros vestibulares. Confira nosso resumo de conjuntos numéricos, aprenda o que foi a reforma protestante e descubra quais são os pronomes interrogativos.

O Beduka é um buscador de universidades que surgiu em 2017 e tem como compromisso colaborar para que estudantes e futuros profissionais consigam informações de qualidade e aprimorem seus conhecimentos em diversos assuntos.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador