Biologia

Entenda o que é Biodiversidade e o que ela pode ensinar sobre você!

O que é Biodiversidade?O que é Biodiversidade?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Biodiversidade refere-se a variedade de espécies vivas no planeta Terra, incluindo plantas, animais, fungos e microrganismos. Embora a diversidade biológica seja rica, há muitas espécies em extinção e outras que sequer foram descobertas! Entenda tudo sobre o que é Biodiversidade com nosso resumo completo.

Preparamos este resumo incrível (e completo) para você entender de uma vez por todas o que é biodiversidade. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Teste seus conhecimentos sobre Biologia e outras matérias com nosso Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e personalizável, acesse agora!

O que é Biodiversidade?

A biodiversidade, também chamada de diversidade biológica, pode ser entendida como o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera. Todas as plantas, animais, fungos e microrganismos fazem parte dessa diversidade.

O termo biodiversidade foi criado na década de 1980 e sua popularização ocorreu depois da publicação do livro Biodiversity, escrito pelo biólogo E. O. Wilson, em 1986.

Para entender o que é biodiversidade de forma ampla, podemos enxergá-la a partir de três perspectivas:

  • genes
  • espécies
  • ecossistemas

Tudo começa nos genes, que são os segmentos da molécula de DNA responsáveis pelas características herdadas geneticamente.

Cada gene é formado por uma sequência específica de DNA que contém um código com “instruções” para a produção de proteínas que, por sua vez, desempenham funções específicas nos organismos.

Portanto, partindo do princípio sobre o que é biodiversidade, pode-se dizer que ela se dá início nos genes, pois quando ocorre uma mutação, e esta confere alguma característica determinante no sucesso reprodutivo da espécie, ela é passada adiante ao longo das gerações 

E aqui nos deparamos com a premissa da Teoria da Seleção Natural, proposta por Charles Darwin em seu livro A Origem das Espécies:

Indivíduos e espécies mais bem adaptados ao ambiente, conseguem maior sucesso reprodutivo, e consequentemente, suas características hereditárias são passadas para as próximas gerações.

Dessa forma, ao longo de gerações, todas as espécies que estão vivas hoje desenvolveram características únicas que as tornam distintas de outras espécies. Essas diferenças são o que os cientistas usam para diferenciar as várias espécies existentes. 

Organismos que evoluíram para serem tão diferentes uns dos outros não podem mais se reproduzir uns com os outros, e portanto, são considerados de espécies diferentes.

Os ecossistemas são constituídos por diferentes espécies de seres vivos que interagem entre si e com o meio em que vivem.

Assim, concluímos que o princípio da biodiversidade são os genes, que colaboram com a diversidade de espécies.

O conjunto de diferentes espécies que interagem entre si, associadas às características físico-químicas compõem a biodiversidade dos ecossistemas.

Você já parou para pensar quantas espécies existem no mundo? Esse número pode nos dar uma boa noção sobre o que é biodiversidade. Veja a seguir!

Quantas espécies existem no mundo?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, mas de acordo com estimativas, existem 8,7 milhões de espécies no planeta Terra.

A grande maioria das espécies são animais, seguidos pelos fungos, plantas, protozoários (organismos unicelulares) e cromistas (algas e outros microrganismos). Tudo dividido em 5 reinos.

Apesar disso, apenas cerca de 1,5 milhão de espécies foram descobertas e catalogadas, em sua maioria criaturas terrestres. 

Atualmente, a maior preocupação dos pesquisadores é de que muitas espécies sejam extintas antes mesmo de serem descobertas! Isso seria catastrófico, afinal se estamos explicando o que é biodiversidade hoje, é porque tem que se estudar sobre essa vasta variedade.

Tenho certeza que você já ouviu falar que o Brasil tem a maior biodiversidade do mundo, mas será que essa afirmação é verdadeira? Entenda a seguir.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo?

Sim! Segundo especialistas, o Brasil é considerado o país da megadiversidade, abrigando aproximadamente 20% das espécies de seres vivos conhecidas no mundo.

Isso ocorre pois o país de território continental abriga biomas ricos em espécies animais e vegetais como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal.

Entretanto, embora apresente números significativos a respeito da vasta diversidade biológica, o Brasil também lidera o ranking de países com mais desmatamento.

Há cada vez mais espécies vulneráveis e em risco de extinção devido a perda de habitat, sendo os animais da Mata Atlântica os mais afetados.

Continue lendo nosso artigo sobre o que é biodiversidade para compreender quais são as principais ameaças à diversidade de seres vivos.

Quais as principais ameaças à Biodiversidade?

Apesar da grande diversidade biológica, um grande problema que enfrentamos é o aumento das atividades humanas e as consequências danosas ao ambiente, perturbando e até mesmo destruindo ecossistemas inteiros.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Veja a lista das principais ameaças à biodiversidade:

  • Poluição;
  • Desmatamento;
  • Exploração de Recursos Naturais;
  • Mudanças Climáticas;
  • Expansão Urbana, Agrícola e Industrial;
  • Aumento da Temperatura dos Oceanos;
  • Tráfico de Animais e Plantas Silvestres;
  • Introdução de Espécies Exóticas.

Essas ameaças causam um aumento sem precedentes na taxa de extinção de espécies. De acordo com estimativas, cerca de metade de todas as espécies da Terra poderão ser extintas no próximo século. 

Assim, esforços de conservação são necessários para preservar a biodiversidade e proteger as espécies ameaçadas e seus habitats.

Viu quantas ameaças existem à biodiversidade? Não basta somente entender o que é biodiversidade, precisamos compreender a importância e os meios para sua preservação.

Por que é importante preservar a Biodiversidade?

Talvez muitas pessoas não tenham noção disso, mas a biodiversidade é a maior responsável pela nossa existência e sobrevivência no planeta Terra.

Isso acontece, porque todos os organismos dependem uns dos outros para sobreviver, direta ou indiretamente. Nós fazemos parte de um grande ciclo. Basta lembrarmos da cadeia alimentar:

A cadeia alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre com os seres produtores e termina nos decompositores. Ela corresponde à relação de absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos.

Porém, a cada dia as ações humanas vêm interferindo de forma negativa nesse equilíbrio

Como vimos, existem diversas ameaças à biodiversidade e elas contribuem para a extinção de espécies e transmissão de doenças, causando as epidemias e pandemias que vivemos nos últimos anos.

Desse modo, além de compreender o que é biodiversidade em seus diferentes níveis, é importante assegurar sua proteção. A convenção da biodiversidade possui este objetivo. Entenda o que é ela e quais são seus objetivos a seguir.

O que é a convenção da Biodiversidade?

A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) é um tratado criado pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de estabelecer acordos ambientais a fim de assegurar a proteção da biodiversidade.

Essa convenção foi desenvolvida durante a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992.

O acordo entrou em vigor em dezembro de 1993, com a assinatura de mais de 160 países.

A CDB apresenta três principais eixos:

  • conservação da diversidade biológica;
  • o uso sustentável da biodiversidade;
  • repartição justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos.

Esperamos ter contribuído com seus estudos para o Enem com este resumo sobre o que é biodiversidade. 

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

Gostou de saber o que é biodiversidade? O Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável. 

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma ferramenta completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler até o final!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.