Biologia

Entenda tudo sobre a Teoria da Evolução de Darwin

Teoria da Evolução DarwinTeoria da Evolução de Darwin
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Teoria da Evolução de Darwin foi publicada em 1859 em seu famoso livro “A Origem das Espécies”. Desde então, a teoria vem revolucionando nosso entendimento a respeito da evolução biológica das espécies. Neste artigo vamos explicar todos os detalhes sobre essa teoria!

Se você está estudando as matérias do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, provavelmente já ouviu falar sobre a Teoria da Evolução de Darwin. Por isso, confira o texto do Beduka sobre essa matéria tão importante!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Você sabia que a evolução biológica é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

Quem foi Charles Darwin?

Charles Robert Darwin (1809-1882) foi um naturalista geólogo e biólogo inglês. É conhecido por seus avanços no campo das ciências biológicas, no que diz respeito à evolução.

Darwin estabeleceu a ideia de que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum. Atualmente, esse argumento é amplamente aceito e considerado um conceito científico fundamental. 

Além disso, Darwin propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural, em que a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial.

Em 1859, Darwin publicou o livro “A Origem das Espécies” causando grande controvérsia na sociedade e na comunidade científica da época. 

Nas décadas seguintes, Darwin conseguiu grande aceitação e, inclusive, superou a rejeição que os cientistas da época tinham pela transmutação das espécies. Em 1870, a teoria da evolução de Darwin tinha apoio da maioria dos intelectuais. 

Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução.

O que é a Teoria da Evolução de Darwin?

A teoria da evolução das espécies de Darwin diz que os ambientes “selecionam” os organismos considerados mais adequados para habitar determinado lugar. Esse conceito é chamado por Darwin de seleção natural.

As espécies que forem consideradas aptas ou que demonstrem mais facilidade em sobreviver em determinados ambientes conseguem evoluir, multiplicar e seus descendentes dominarão aquela região. Os organismos que não tiverem essa capacidade, consequentemente serão extintos. 

Além disso, Darwin afirmou que os seres vivos tem como antecedente um ancestral comum. Dessa forma, as espécies existentes foram evoluindo de espécies mais simples que viveram antigamente e foram modificadas ao longo do tempo.

Princípios básicos da teoria da evolução de Darwin

Os princípios básicos da teoria de Darwin podem ser resumidas da seguinte maneira:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Indivíduos de uma mesma espécie não são idênticos e apresentam variações entre as suas características;
  • Organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente em que vivem têm mais chances de sobreviverem em relação aos indivíduos que não possuem essas características;
  • Os indivíduos com características mais vantajosas também têm mais chances de deixar descendentes;
  • Todo organismo tem capacidade de reprodução. Apesar disso, apenas alguns de seus descendentes chegam à idade adulta;
  • Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação deles ao meio em que vivem.

O que é a Teoria Sintética da Evolução?

A Teoria Sintética da Evolução, também chamada de Neodarwinismo, é uma teoria que alia os estudos de Darwin – principalmente a seleção natural – às descobertas no campo da genética.

Essa teoria surgiu no século XX e é considerada uma adaptação da teoria darwinista, já que na época dos primeiros estudos evolucionistas, ainda não se conhecia como funcionava o mecanismo de hereditariedade e mutação – desvendados posteriormente por Gregor Mendel.

A influência atual dos estudos sobre a evolução pode ser vista em todas as áreas da biologia, principalmente da citologia (que estuda as células) e a sistemática (que é responsável pela classificação biológica.)

Esperamos que este resumo sobre a teoria da evolução de Darwin tenha despertado em você a vontade de estudar mais sobre o incrível mundo da Biologia!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.