Biologia

Como funciona a Seleção Natural? Entenda o mecanismo evolutivo e veja exemplos!

Como funciona a Seleção Natural?Como funciona a Seleção Natural?
Instagram do Beduka

A Seleção Natural é um dos principais mecanismos da evolução biológica e foi proposta por Charles Darwin no livro ‘A Origem das Espécies” no ano de 1859. Neste artigo vamos te explicar quem foi Darwin, como funciona a seleção natural, além de diferentes tipos e exemplos de seleção!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Você sabia que a evolução biológica é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

Quem foi Charles Darwin?

Charles Darwin (1809 – 1882) foi um cientista britânico que atuou como naturalista, biólogo e geólogo. Ele é o nome principal por trás da teoria da evolução das espécies.

Para entender como funciona a Seleção Natural, primeiramente, devemos voltar em dezembro de 1831, quando Darwin iniciou sua viagem ao redor do mundo, a bordo do navio H.M.S. Beagle.

A viagem durou cinco anos e percorreu praticamente toda a costa da América do Sul, passando por Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Equador. 

Além disso, antes de retornar ao Reino Unido, a expedição ainda passou pela África do Sul, atravessou o Oceano Índico e chegou à Austrália e à Nova Zelândia.

Durante a viagem, Darwin coletou diversos animais, plantas e fósseis de diferentes lugares por onde o navio passou. O naturalista também realizou observações da natureza, que foram bastante significativas para a teoria que ele viria a formular anos mais tarde.

Após voltar da viagem, Darwin trabalhou em diversos outros projetos de pesquisa e suas ideias sobre evolução foram amadurecendo. 

O interessante é que nesse mesmo período, Alfred Russel Wallace, outro naturalista britânico, desenvolveu ideias semelhantes às de Darwin a respeito da seleção natural. 

Ambos eram colegas, trocavam correspondência e chegaram a publicar juntos seus estudos em 1858. No ano seguinte, em 1859, Charles Darwin publicou o livro mais importante da história da Biologia: A Origem das Espécies.

Neste livro, Charles Darwin propôs duas ideias centrais:

Todos os organismos descendem com modificações, de ancestrais comuns;

A seleção natural atua sobre as mudanças individuais, favorecendo as mais aptas.

Agora que você já sabe quem foi Charles Darwin e como foi sua expedição ao redor do mundo, entenda como funciona a seleção natural.

Como funciona a Seleção Natural?

De maneira geral, a seleção natural é definida como um mecanismo evolutivo, em que o meio seleciona as características dos organismos mais aptos a sobreviver.

Esses organismos melhor adaptados conseguem sobreviver, e dessa maneira suas características são passadas a seus descendentes.

Por outro lado, os organismos menos adaptados apresentam uma menor chance de sobrevivência e, consequentemente, não conseguem se reproduzir. 

Assim, ao longo de várias gerações, as características mais vantajosas daquela espécie vão aumentando em uma população.

Vale ressaltar que, ao contrário das ideias lamarckistas, não há tendência de melhoria com base nas necessidades individuais. A seleção natural só funciona em características existentes na população e não leva a “melhores” características.

Para entender como funciona a seleção natural de maneira prática,  imagine que, em um lugar onde neva, são observados roedores de pelo branco e roedores de pelo marrom. 

Os brancos são capazes de se esconder facilmente na neve através da camuflagem. Os marrons, por outro lado, não podem ser escondidos e são facilmente vistos por predadores.

Como os brancos são menos capturados, eles têm maior chance de sobrevivência e reprodução

Resultado: as características da pelagem branca são passadas para a próxima geração e aumentam na população, enquanto a pelagem marrom é reduzida porque esses animais têm menor chance de sobrevivência e reprodução.

Abaixo listamos outros exemplos de como funciona a seleção natural:

  • Resistência a antibióticos ou inseticidas;
  • Coloração de Advertência;
  • Camuflagem;
  • Mimetismo.

Tipos de Seleção Natural

Para compreender como funciona a seleção natural por completo, é importante que você saiba que ela pode ser classificada em três tipos. Entenda cada um deles a seguir.

Beduka Bolsas Direito

Seleção Direcional

Neste tipo de seleção apenas um fenótipo extremo é favorecido e tem sua frequência aumentada em uma população.

Um exemplo de seleção direcional é a resistência bacteriana, que nada mais é do que a capacidade que determinada espécie de bactéria desenvolve de adaptação frente a alguns antibióticos.

Seleção Estabilizadora

Este é o tipo de seleção mais comum, nela o fenótipo intermediário é favorecido. Dessa forma, os fenótipos extremos são eliminados da população.

Podemos observar como funciona a seleção natural estabilizadora em pesquisas feitas em maternidades. 

De acordo com os dados coletados, as crianças nascidas com peso de 3 a 4,5 kg, portanto, dentro da média, têm maiores chances de sobrevivência do que crianças que nascem com o peso abaixo ou acima da média.

Seleção Disruptiva

E por fim, neste último tipo de seleção, os fenótipos extremos são favorecidos e os organismos com fenótipo intermediário são eliminados da população. 

Para exemplificar como funciona a seleção natural disruptiva, vamos utilizar os tentilhões observados por Darwin em Galápagos.

Esses pássaros alimentam-se de sementes e apresentam diferentes tamanhos de bico podendo ser grandes, médios ou pequenos.

No entanto, os tentilhões com bicos médios raramente são observados. Isso porque os tentilhões de bicos maiores alimentam-se de sementes mais duras e os tentilhões de bicos menores ficam com as macias.

Dessa forma, os tentilhões de bico intermediário não apresentam bico tão eficiente. Portanto, têm mais dificuldade na ingestão dos alimentos.

Esperamos que este resumo sobre como funciona a seleção natural tenha despertado em você a vontade de estudar mais sobre o incrível mundo da Biologia!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Obrigada por ler nosso resumo sobre como funciona a seleção natural.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador