Biologia

Entenda como é dividido o Corpo Humano: sistemas, órgãos e funções

Como é dividido Corpo Humano?Como é dividido Corpo Humano?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Desde a Antiguidade as pessoas buscam compreender como funciona o corpo humano e quais são cada uma de suas partes. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais a respeito da Anatomia Humana: como é dividido o corpo humano, quais são os sistemas que o formam e suas funções.

Neste resumo sobre como é dividido o corpo humano, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Depois de ler este artigo, que tal testar o que aprendeu com o Simulado Enem do Beduka? Ele simula o método TRI de correção e é 100% gratuito, aproveite!

O que é Anatomia Humana?

A Biologia é dividida em diversas áreas de estudo e uma delas é a Anatomia Humana.

De maneira geral, a anatomia humana estuda a forma e a estrutura do corpo. Ela anda de mãos dadas com a fisiologia, que, por sua vez, busca compreender as funções de cada estrutura corporal e como elas operam nos sistemas.

Desde a Antiguidade os seres humanos estudam a anatomia com o objetivo de entender quais são as partes do corpo e como elas funcionam. 

O termo anatomia tem origem nas palavras gregas ana, que significa “partes” e tomei, que significa “cortar”. E essa etimologia nos diz muito a respeito da principal maneira de compreender a anatomia: através da dissecação de cadáveres.

Ao longo dos anos diversas técnicas de dissecação foram surgindo e sendo aprimoradas. As primeiras dissecações públicas de corpos humanos e animais foram realizadas em Alexandria, por volta de 300 a.C. Isso permitiu uma compreensão maior de como é dividido o corpo humano.

Alguns séculos mais tarde, por motivos éticos e religiosos, a dissecação humana chegou a ser proibida.

Os nomes mais importantes da história da anatomia humana são: Galeno (129-199 d.C), Andreas Vesalius (1514-1564) e Leonardo da Vinci (1452-1519). Eles trouxeram contribuições significativas para o entendimento do corpo humano.

Após compreender de maneira breve o que é a anatomia, continue lendo nosso artigo para descobrir como é dividido o corpo humano.

Como é dividido o Corpo Humano?

O corpo humano pode ser dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. 

A seguir vamos falar detalhadamente sobre cada uma dessas partes.

Cabeça

A cabeça é constituída pelo crânio e pela face. No interior do crânio localiza-se o cérebro e na face encontram-se os órgãos do sentido: olhos, nariz, boca e ouvidos.

O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso e um dos mais importantes no corpo humano. Por essa razão, é protegido pela caixa craniana. 

Entre suas funções estão o armazenamento e processamento de informações, como a memória, emoções, raciocínio, inteligência e sensações.

Além disso, o cérebro é responsável por controlar praticamente todas as funções que são importantes para a sobrevivência e o funcionamento do corpo humano.

Ele é constituído pelos hemisférios direito e esquerdo, pelo cerebelo e pelo tronco cerebral. Há também o córtex cerebral, onde estão localizados os neurônios. 

O córtex é formado por quatro partes, cada uma com funções específicas:

  • Lobo frontal: responsável pelos movimentos e pela capacidade de falar, pensar, aprender e memorizar.
  • Lobo parietal: controla as percepções de temperatura, dor e espaços.
  • Lobo occipital: percebe e processa as informações visuais.
  • Lobo temporal: capta e processa sons.

Os hemisférios têm o controle das funções motoras e da percepção de informações sensoriais. Além disso, é responsável pela capacidade de raciocínio e desenvolvimento da inteligência. 

Em geral, o hemisfério esquerdo comanda o raciocínio lógico e a articulação da linguagem, já o hemisfério direito controla as emoções, sensações e a criatividade.

O cerebelo está ligado à capacidade de equilíbrio do corpo e o tronco encefálico liga o cérebro à medula espinhal. Essa ligação é responsável por enviar informações como reflexo e contrações musculares.

Os órgãos do sentido estão ligados à percepção e à recepção dos estímulos. Eles recebem essas informações e enviam para as diferentes partes do cérebro que são responsáveis por controlá-los. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Veja as funções de cada um desses órgãos:

  • Olhos: são os órgãos da visão. São formados pelas pálpebras, cílios, canal lacrimal pupila, esclera, íris, córnea e retina.
  • Nariz: é o órgão do olfato e também responsável pela respiração. 
  • Boca: é o órgão do paladar. As principais partes da boca são a língua e os dentes. Além disso, é através dela que ocorre a fala.
  • Orelhas: são os órgãos da audição. São divididas em orelha externa, orelha média e orelha interna. 

Está gostando do resumo sobre como é dividido o corpo humano? Tenho certeza que você vai curtir nosso artigo a respeito da Fisiologia do Sistema Nervoso!

Tronco

O tronco é a região central do corpo humano, fazendo a união entre a cabeça e os membros superiores e inferiores.

Confira cada uma das partes que formam o tronco:

  • Pescoço: realiza a união da cabeça com o tronco e possibilita a movimentação da cabeça.
  • Nuca: localizada atrás do pescoço, permite a movimentação e sustentação da cabeça.
  • Tórax: é composto pela caixa torácica, um conjunto de 12 pares de costelas com suas cartilagens costais e o esterno. Sua principal função é proteger o coração e os pulmões.
  • Abdômen: protege a coluna vertebral e possibilita a sua movimentação.
  • Glúteos: são formados por músculos e permitem a movimentação das coxas.

Membros 

Os membros do corpo humano desempenham a função de mobilidade, sustentação e equilíbrio e são divididos em superiores e inferiores. Entenda cada um deles a seguir.

Membros superiores:

  • Ombros: fazem a ligação entre os braços e o tronco e são formados pela clavícula e a escápula.
  • Braços: o corpo humano apresenta dois braços (esquerdo e direito) e o úmero é o único osso que compõe esses membros.
  • Antebraços: estão localizados entre os cotovelos e os punhos e são formados pelos ossos rádio e ulna.
  • Punhos: possibilitam a articulação e a movimentação das mãos.
  • Mãos: o corpo humano possui duas mãos, que são responsáveis por pegar e manusear objetos e alimentos. Os ossos das mãos são: oito ossos do carpo, cinco ossos do metacarpo e três ossos em cada falange (dedos).

Membros inferiores:

  • Quadril: também chamado de pelve, bacia ou cintura pélvica, é o local entre a região do tronco e os membros inferiores. É formado pelo ílio, ísquio, sacro e púbis.
  • Coxas: localizadas acima dos joelhos, possuem a função de sustentação. São constituídas pelo fêmur, maior osso do corpo humano.
  • Pernas: o corpo humano apresenta duas pernas que têm a função de sustentar o corpo. Elas estão localizadas entre os joelhos e o tornozelo e são formadas pelos ossos tíbia e fíbula.
  • Pés: o corpo humano possui dois pés, que tem como função a sustentação e a locomoção. Os ossos dos pés são: sete tarsos, cinco metatarsos e quatorze falanges.

Quais são os sistemas do corpo humano?

Uma outra forma de compreender como é dividido o corpo humano é através da divisão dos sistemas. 

Cada sistema é formado por um conjunto de órgãos, que, juntos, realizam importantes funções como a captação de oxigênio, o aproveitamento de nutrientes, entre outras.

Veja os principais órgãos e funções de cada sistema:

  • Sistema Digestório: formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e glândulas anexas. É responsável por realizar a absorção dos nutrientes, transformar as macromoléculas em moléculas menores, transportar os nutrientes e eliminar os resíduos não digeridos e não absorvidos.
  • Sistema Respiratório: composto pelo nariz, faringe, laringe, traquéia e pulmões. Sua função é realizar o processo de troca de gases do organismo (respiração).
  • Sistema Cardiovascular: constituído pelo coração, artérias, veias e capilares. Leva os nutrientes e oxigênio às células de todo o corpo humano, através do sangue.
  • Sistema Nervoso: formado pelo cérebro, cerebelo, tronco encefálico, medula, nervos e gânglios nervosos. É dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Age na coordenação funcional dos órgãos e sistemas do organismo, por meio do armazenamento e processamento de informações.
  • Sistema Endócrino: composto por todas as glândulas endócrinas do organismo, que são responsáveis ​​pela produção de hormônios, que por sua vez regulam químicamente diversas atividades do organismo. 

Esses cinco primeiros sistemas são os principais e mais cobrados no Enem e demais vestibulares. Continue lendo nosso artigo sobre como é dividido o corpo humano para aprender sobre os outros sistemas do corpo humano!

  • Sistema Imunológico: formado pelo timo, baço, linfonodos, medula óssea e vasos linfáticos. Defende o corpo humano contra agentes patogênicos como fungos, bactérias e vírus.
  • Sistema Reprodutor: responsável pela nossa reprodução. O sistema reprodutor feminino garante a formação dos gametas femininos e a gestação. Já o sistema reprodutor masculino é responsável pela produção e transferência dos gametas masculinos.
  • Sistema Excretor: também chamado de sistema urinário, é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e é responsável pela produção e eliminação da urina.
  • Sistema Esquelético: composto principalmente por ossos, está associado a proteção de órgãos internos, movimentação, sustentação, armazenamento de cálcio e células sanguíneas.
  • Sistema Muscular: formado por músculos, está envolvido no movimento de nossos corpos e na contração de nossos órgãos.
  • Sistema Tegumentar: constituído pela pele, cabelos, unhas e glândulas. Desempenha diversas funções, como barreira à perda de água, entrada de microrganismos e regulação da temperatura corporal.

Esperamos que com esse resumo completo, sua dúvida sobre como é dividido o corpo humano tenha sido respondida. 

No mais, não deixe de conhecer a oportunidade perfeita que o Beduka tem para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre como é dividido o corpo humano!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.