Biologia

Resumo do Sistema Muscular

Resumo do Sistema MuscularResumo do Sistema Muscular

O Sistema Muscular é o conjunto de músculos possibilita a movimentação do esqueleto, produção de calor, postura e sustentação do corpo. Os tipos de tecidos musculares são: o liso, o estriado cardíaco e o estriado esquelético.

O ENEM sempre cobra, no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, questões relacionadas à fisiologia do corpo humano. Dentro dessa matéria, o Beduka preparou um Resumo do Sistema Muscular para você preparar para as questões que surgem sobre o tema.

Confiram também o artigo completo sobre o Sistema Digestivo Humano.

Nesse artigo vamos trazer:

  • Resumo do Sistema Muscular;
  • Classificação dos músculos;
  • Funções do Sistema Muscular.

Aproveite para testar os seus conhecimentos sobre o assunto com as Questões sobre Tecido Muscular!

Resumo do Sistema Muscular

O sistema muscular é composto por um conjunto de diversos músculos que estão presentes por todo corpo humano. Existem aproximadamente 600 músculos em todo o organismo, representando cerca de 40 a 50% do peso de um ser humano.

Os músculos são responsáveis pela movimentação dos seres humanos, em conjunto com o sistema nervoso. Esses movimentos acontecem por causa da capacidade que os músculos têm de se contrair e relaxar, possibilitando vários movimentos como saltar, correr, andar, nadar, escrever e diversas outras atividades. 

Aprenda mais sobre o Sistema Nervoso Humano.

Além das ditas atividades externas, os músculos também são responsáveis pela movimentação dos órgãos internos, pela circulação do sangue e pelas tarefas que podem parecer automáticas, como piscar os olhos e respirar, por exemplo.

Tipos de Músculos

Lisos ou viscerais

músculos lisos

Os músculos lisos são formados através de células fusiformes, isto é, que possuem somente um núcleo. A contração desse músculo é completamente involuntária, podendo ser encontrado na bexiga, nos vasos sanguíneos, no útero e no intestino.

O músculos lisos têm a função principal de impulsionar os líquidos do organismo humano, como o sangue, bile, urina, esperma, e etc. As células dos músculos lisos respondem facilmente a sinais de outras células e hormônios. Os músculos lisos também são responsáveis pela compressão em diversos casos, por esse motivo eles são fundamentais no controle da pressão arterial, e da própria digestão.

Músculos estriados cardíacos

musculo estriado cardiaco

Os músculos estriados cardíacos são aqueles formados por uma rede de fibras ramificadas e conjugadas umas às outras. Esses músculos constituem o miocárdio, o revestimento muscular do coração, sendo responsável pelas contrações involuntárias do coração, que são controladas pelo sistema nervoso.

Confira também como é o Sistema Circulatório Humano.

Músculos estriados esqueléticos

musculo estriado esqueletico

Os músculos estriados esqueléticos também são formados por fibras musculares e carregados de terminações nervosas. Esses músculos estão relacionados com os movimentos do corpo e com a sustentação da postura corporal.

Classificação dos Músculos

Classificação quanto à localização

Superficiais ou Cutâneos: Estão abaixo da pele e apresentam incorporações na camada profunda da derme. Podem ser encontrados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão. 

Profundos ou Subaponeuróticos: Não apresentam incorporações na camada mais profunda da derme, geralmente se inserem nos ossos. Podem ser encontrados abaixo da fáscia superficial.

Classificação quanto à função

Agonistas: São os músculos principais que estimulam um movimento específico do corpo, eles se contraem para produzir um movimento desejado. Ex: No caso de pegar um copo na mesa, os agonistas são os flexores dos dedos.

Antagonistas: São músculos que se opõem à ação dos agonistas. À medida em que um músculo agonista se contrai, o antagonista relaxa, produzindo um movimento suave. Ex: No caso de pegar um copo na mesa, os antagonistas são os extensores dos dedos.

Sinergistas: São aqueles que participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. Ex: No mesmo exemplo de pegar um copo na mesa, os sinergistas são estabilizadores do punho, cotovelo e ombro.

Fixadores: Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal.

Classificação quanto à sua ação

  • Extensores: estiram um membro;
  • Flexores: são responsáveis pela flexão;
  • Adutores: levam um membro em direção à linha mediana do corpo;
  • Abdutores: movem o membro para fora dessa linha.
  • Rotadores: giram os membros;
  • Supinadores: viram a palma da mão para cima;
  • Pronadores: colocam a palma da mão para baixo.

Funções do Sistema Muscular

funçoes sistema muscular

Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos controlam a intensidade do fluxo de sangue, mover nutrientes, urina e gametas do sistema reprodutivo.

Produção de Calor: A contração muscular gera calor e a maior parte desse calor, é utilizado no controle da temperatura corporal.

Além de conferir um Resumo do Sistema Muscular, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de conferir um Resumo do Sistema Muscular? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador