Biologia

Resumo do Sistema Muscular: aprenda seus tipos, classificações e funções!

Resumo do Sistema MuscularResumo do Sistema Muscular
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Sistema Muscular é o conjunto de músculos possibilita a movimentação do esqueleto, produção de calor, postura e sustentação do corpo. Os tipos de tecidos musculares são: o liso, o estriado cardíaco e o estriado esquelético. Leia este resumo do sistema muscular humano e aprenda tudo sobre o assunto!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Você sabia que a fisiologia humana é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

Resumo do Sistema Muscular

O sistema muscular é composto por um conjunto de diversos músculos que estão presentes por todo corpo humano. Existem aproximadamente 600 músculos em todo o organismo, representando cerca de 40 a 50% do peso de um ser humano.

Os músculos são responsáveis pela movimentação dos seres humanos, em conjunto com o sistema nervoso. Esses movimentos acontecem por causa da capacidade que os músculos têm de se contrair e relaxar, possibilitando vários movimentos como saltar, correr, andar, nadar, escrever e diversas outras atividades. 

Além das ditas atividades externas, os músculos também são responsáveis pela movimentação dos órgãos internos, pela circulação do sangue e pelas tarefas que podem parecer automáticas, como piscar os olhos e respirar, por exemplo.

Tipos de Músculos

Lisos ou viscerais

músculos lisos

Os músculos lisos são formados através de células fusiformes, isto é, que possuem somente um núcleo. A contração desse músculo é completamente involuntária, podendo ser encontrado na bexiga, nos vasos sanguíneos, no útero e no intestino.

O músculos lisos têm a função principal de impulsionar os líquidos do organismo humano, como o sangue, bile, urina, esperma, e etc. As células dos músculos lisos respondem facilmente a sinais de outras células e hormônios. Os músculos lisos também são responsáveis pela compressão em diversos casos, por esse motivo eles são fundamentais no controle da pressão arterial, e da própria digestão.

Músculos estriados cardíacos

musculo estriado cardiaco

Os músculos estriados cardíacos são aqueles formados por uma rede de fibras ramificadas e conjugadas umas às outras. Esses músculos constituem o miocárdio, o revestimento muscular do coração, sendo responsável pelas contrações involuntárias do coração, que são controladas pelo sistema nervoso.

Confira também como é o Sistema Circulatório Humano.

Músculos estriados esqueléticos

musculo estriado esqueletico

Os músculos estriados esqueléticos também são formados por fibras musculares e carregados de terminações nervosas. Esses músculos estão relacionados com os movimentos do corpo e com a sustentação da postura corporal.

Como os músculos são classificados?

Classificação quanto à localização

Superficiais ou Cutâneos: Estão abaixo da pele e apresentam incorporações na camada profunda da derme. Podem ser encontrados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão. 

Profundos ou Subaponeuróticos: Não apresentam incorporações na camada mais profunda da derme, geralmente se inserem nos ossos. Podem ser encontrados abaixo da fáscia superficial.

Classificação quanto à função

Agonistas: São os músculos principais que estimulam um movimento específico do corpo, eles se contraem para produzir um movimento desejado. Ex: No caso de pegar um copo na mesa, os agonistas são os flexores dos dedos.

Antagonistas: São músculos que se opõem à ação dos agonistas. À medida em que um músculo agonista se contrai, o antagonista relaxa, produzindo um movimento suave. Ex: No caso de pegar um copo na mesa, os antagonistas são os extensores dos dedos.

Sinergistas: São aqueles que participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. Ex: No mesmo exemplo de pegar um copo na mesa, os sinergistas são estabilizadores do punho, cotovelo e ombro.

Fixadores: Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal.

Classificação quanto à sua ação

  • Extensores: estiram um membro;
  • Flexores: são responsáveis pela flexão;
  • Adutores: levam um membro em direção à linha mediana do corpo;
  • Abdutores: movem o membro para fora dessa linha.
  • Rotadores: giram os membros;
  • Supinadores: viram a palma da mão para cima;
  • Pronadores: colocam a palma da mão para baixo.

Quais são as funções do Sistema Muscular?

funçoes sistema muscular

Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos controlam a intensidade do fluxo de sangue, mover nutrientes, urina e gametas do sistema reprodutivo.

Produção de Calor: A contração muscular gera calor e a maior parte desse calor, é utilizado no controle da temperatura corporal.

  • Agora que você já sabe quais são as funções do sistema muscular, aproveite para testar os seus conhecimentos sobre o assunto com as questões sobre Tecido Muscular!

Além de conferir um resumo do sistema muscular humano, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Esperamos que este resumo do sistema muscular tenha despertado em você a vontade de estudar mais sobre o incrível mundo da Biologia!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Gostou de conferir o resumo do Sistema Muscular? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários