Fisiologia do Sistema Nervoso: órgãos, funções, neurônios e células da glia

Fisiologia do Sistema NervosoFisiologia do Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso é responsável por coordenar funcionalmente todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Ele pode ser dividido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. Neste resumo você vai entender todos os detalhes a respeito da fisiologia do sistema nervoso!

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é a traqueia. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Depois de ler este resumo sobre a fisiologia do sistema nervoso, teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

Como funciona o Sistema Nervoso?

O sistema nervoso atua diretamente na coordenação funcional dos órgãos e sistemas do organismo, através do armazenamento de informações, da captação de sensações e da efetuação de reações através de mecanismos hormonais e motores. O Sistema Nervoso pode ser dividido em dois:

• Sistema Nervoso Central (SNC)
  • Sistema Nervoso Periférico (SNP)

O principal componente do Sistema Nervoso é o neurônio, que são especializados na condução e recepção de impulsos elétricos, e são os responsáveis por transmitir toda a informação ao Sistema Nervoso.

O Sistema Nervoso também é responsável pela percepção das variações do ambiente pelo organismo, difusão das modificações que essas variações produzem e executam as respostas adequadas para manter o equilíbrio interno do corpo.

Descubra também o que é Bioquímica.

Funções do Sistema Nervoso

• Função Sensitiva: os nervos sensitivos são responsáveis por captar informações do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao Sistema Nervoso Central;
  • Função Integradora: a informação sensitiva trazida ao SNC é processada ou interpretada;
  • Função Motora: os nervos motores conduzem a informação do SNC para todo o organismo (músculos e às glândulas do corpo), levando as informações transmitidas pelo SNC.

Como é a estrutura do Neurônio?

neuronio

O neurônio é constituído por um corpo celular, denominado também de pericárdio, e também por prolongamentos. Em seu corpo celular estão presentes o núcleo e uma grande parte do citoplasma que o envolve.

Existem dois tipos de prolongamentos dos neurônios:

• Dendritos: são curtos, muito ramificados e sua espessura diminui ao passo que o dendrito se distancia do corpo celular;
  • Axônio: É geralmente único, tem espessura constante e se ramifica apenas na sua extremidade, que o é local onde realiza sinapses.

As sinapses são locais de muita proximidade entre o axônio e outra célula. Nelas ocorrem um grande potencial de ação pode desencadear a liberação de mediadores químicos e estimular a outra célula – uma outra célula nervosa ou uma célula de outro tecido.

Aprenda mais sobre tecidos no artigo completo de Histologia.

Tipos de neurônios

• Sensitivo: conduz a informação da periferia em direção ao SNC, sendo também chamado neurônio aferente;
  • Motor: conduz informação do SNC em direção à periferia, sendo conhecido como neurônio eferente. Os neurônios sensitivos motores são encontrados tanto no SNC quanto no SNP;
  • Interneurônios: estabelecem conexões entre outros neurônios formando circuitos complexos.

O que são as células da glia?

células da glia

Também fazem parte do Sistema Nervoso as células da Neuróglia, ou simplesmente células da glia. Existem vários tipos de células da glia com as mais diversas funções no tecido nervoso, tais como:

• Astroglia: é constituída por astrócitos e são responsáveis pela sustentação e nutrição dos neurônios. Existem dois tipos principais: os astrócitos protoplasmáticos e astrócitos fibrosos;
  • Oligodendroglia: suas células são os oligodendrócitos e sua função principal é envolver os axônios dos neurônios visando isolá-los dos microambiente do tecido nervoso;
  • Micróglia: é constituída por células que agem como macrófagos, participando, portanto, da defesa do tecido nervoso.

Aprenda mais também sobre o Sistema Reprodutor Humano.

Órgãos e funções do Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e medula espinhal, e são protegidos por partes ósseas. O encéfalo é protegido pelo crânio e a medula espinhal pela coluna vertebral.

Encéfalo

encéfalo

O encéfalo é constituído pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Está presente no crânio e, em conjunto com a medula e os nervos, constituem o Sistema Nervoso Central. O encéfalo é envolvido por membranas denominadas meninges, que tem por função proteger o encéfalo e a medula de choques mecânicos.

Cérebro

cerebro

O cérebro é o principal órgão do Sistema Nervoso, sendo responsável por controlar ações motoras, estímulos sensoriais e atividades neurológicas como a memória, o aprendizado, os pensamentos, a fala e etc.

O cérebro é formado por duas partes, os chamados hemisférios direito e esquerdo, que são separados por uma fissura longitudinal. O hemisfério direito é responsável por controlar o lado esquerdo do corpo, assim como o hemisfério esquerdo é responsável por comandar o lado direito.

Cerebelo

O cerebelo tem por função manter o equilíbrio corporal, controlar o tônus muscular e comandar a aprendizagem motora. Assim como no cérebro, o cerebelo possui dois hemisférios separados pelo vérmis, uma fissura longitudinal estreita.

Tronco Encefálico

O tronco encefálico é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. O mesencéfalo é a menor parte do tronco encefálico, e está localizada entre a ponte e o cérebro. A ponte está localizada entre o mesencéfalo e o bulbo. No bulbo, a parte inferior conecta a medula espinhal e a superior com a ponte.

Medula Espinhal

medula-espinhal

A medula espinhal é a parte mais extensa do Sistema Nervoso Central. Ela é determinada por um cordão cilíndrico, composto de células nervosas, localizado no canal interno das vértebras da coluna vertebral.

A função da medula é promover a comunicação entre o organismo e o Sistema Nervoso, sendo também responsável por coordenar os reflexos (respostas rápidas do corpo). A partir da medula espinhal se originam outros 31 pares de nervos espinhais, que conectam a medula espinhal às células sensoriais e aos vários músculos pelo corpo.

Estude para o ENEM com nossos exercícios de Biologia.

Meninges

O Sistema Nervoso Central é revestido por três membranas chamadas meninges, que são:

• Dura-máter: É a meninge mais externa, espessa e resistente, sendo constituída por tecido conjuntivo abundante em fibras colágenas. A sua parte mais externa fica em contato com os ossos;
  • Aracnoide: É a membrana intermediária, entre a dura-máter e a pia-máter. Seu nome se dá devido à sua estrutura, que lembra uma teia de aranha;
  • Pia-máter: É a meninge mais interna e frágil, estando em contato direto com o SNC.

Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Órgãos e funções do Sistema Nervoso Periférico

O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Ele tem como função ligar o Sistema Nervoso Central aos demais órgãos do organismo e, dessa forma, realizar a condução de informações.

Nervos

Os nervos são feixes de fibras nervosas que são envoltas por tecido conjuntivo. Eles fazem a união dos SNC aos demais órgãos periféricos, e também são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos.

Os nervos podem ser divididos em:

• Nervos Espinhais: compostos por 31 pares, fazem conexão com a medula espinhal. Estes nervos inervam o tronco, os membros e algumas partes intrínsecas da cabeça;
  • Nervos Cranianos: compostos por 12 pares, fazem conexão com o encéfalo. Estes nervos são responsáveis por inervar as estruturas da cabeça e do pescoço.

Eles também podem ser divididos em:

Nervos Aferentes (Sensitivos)

São responsáveis por enviar sinais da periferia do organismo para o sistema nervoso central. Este tipo de nervo consegue captar estímulos como o calor e a luz, por exemplo.

Nervos Eferentes (Motores)

São responsáveis por enviar sinais do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas.

Nervos Mistos

São constituídos por fibras sensoriais e fibras motoras, como por exemplo, os nervos raquidianos.

Confira também o artigo sobre o que são lipídios.

Gânglios

Os gânglios são acumulações de neurônios localizados fora do SNC e espalhados pelo corpo. Normalmente, eles formam uma estrutura esférica.

Divisões do Sistema Nervoso Periférico

Sistema Nervoso Somático

É responsável por regular as ações voluntárias, ou seja, que dependem da vontade do indivíduo. Ele age sob a musculatura esquelética de contração voluntária.

Sistema Nervoso Autônomo

Atua em conjunto com o SNC, exercendo o controle de atividades independentes da vontade do indivíduo, ou seja, as ações involuntárias, como as atividades realizadas pelos órgãos internos. Ele age sob a musculatura lisa e cardíaca.

O Sistema Nervoso Autônomo é responsável por regular as atividades orgânicas, garantindo o equilíbrio interno do organismo. Ele pode ser subdividido em:

• Sistema Nervoso Simpático: tem por função estimular o funcionamento dos órgãos. Ele é constituído por nervos espinhais da região do tórax e lombar da medula. Os principais neurotransmissores liberados são a noradrenalina e a adrenalina;
  • Sistema Nervoso Parassimpático: é responsável por inibir o funcionamento dos órgãos. Ele é constituído pelos nervos cranianos e espinhais das extremidades da medula. O principal neurotransmissor liberado é a acetilcolina.

Depois de conferir nosso resumo completo sobre a fisiologia do sistema nervoso, não deixe de conferir nossos exercícios sobre Sistema Nervoso!

Gostou do nosso resumo sobre a fisiologia do sistema nervoso? Não deixe de conferir outros artigos igualmente interessantes aqui do blog.

Está estudando para entrar na faculdade? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode conquistar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em uma de nossas 8 universidades parceiras.

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias.

Gostou de aprender sobre a Fisiologia do Sistema Nervoso? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

2 Comentários

• Gostaria de saber o autor principal de quem realizou essa publicação, pois até mesmo aqui neste site eu vi questões que para ser usado algum link de internet precisa do nome do autor completo, é contraditório voces nao relatarem quem o publicou.
    gostaria de esta complementando meu artigo com essas informações porem preciso da referencia correta, e pra isso o nome de quem publicou.

• Olá, Taynara! A ABNT tem normas diferentes para conteúdo retirado da internet e o do autor não é obrigatório. Basta você referenciar com o nosso link e a data de acesso em nosso blog. Os textos aqui publicados não possuem um único autor, pois passa por etapas de edição e revisão com pessoas diferentes. Nenhum dos textos é de propriedade individual.