Biologia

Aprenda tudo sobre o que são Lipídios

O que são lipídiosO que são Lipídios

Os lipídios são biomoléculas orgânicas, compostas por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Outros elementos como o fósforo por exemplo, também podem fazer parte da composição dos lipídios.

Os lipídios são fundamentais para o organismo do ser humano. Além disso, as perguntas sobre esse tema são bastante recorrentes na prova do ENEM e de outros vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo que vai te ajudar a aprender o que são lipídios.

Confira nossa lista de exercícios sobre Lipídios.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que são Lipídios;
  • Funções dos Lipídios;
  • Tipos de Lipídios.

O que são Lipídios?

Os lipídios são moléculas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. Elas apresentam estrutura molecular variada e possuem diversas funções orgânicas, principalmente o armazenamento de energia e o isolamento térmico, além de fazerem parte da composição da membrana plasmática das células.

A principal característica dos lipídios é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes apolares, ou seja, NÃO são solúveis em água (natureza hidrofóbica). Essa característica é essencial, pois a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.

Para entender o que são lipídios é fácil de lembrar da insolubilidade, já que você já sabe que óleo e água não se misturam. Lembre-se disso caso se esqueça se os lipídios são ou não solúveis em água.

Funções dos Lipídios

  • Reserva de energia: utilizada pelo organismo em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais;
  • Isolante térmico: nos animais as células do tecido adiposo formam uma camada que atua na manutenção na temperatura corporal, sendo essencial para animais que vivem em climas frios;
  • Ácidos graxos: estão presentes nos óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho, que são utilizado na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares.
  • Absorção de vitaminas: auxiliam a absorção das vitaminas A, D, E e K que são lipossolúveis e se dissolvem nos óleos. Como essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.

Tipos de Lipídios

Glicerídeos  

Os glicerídeos podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) em temperatura ambiente. São encontrados na gordura de origem animal, no queijo, leite, ovos e nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol, e outros.

Cerídeos

Os cerídeos são classificados como lipídios simples, formados por ácidos graxos e álcoois de cadeia longa e são insolúveis em água. São representados pelas ceras, que possuem a função de impermeabilização e proteção. Os cerídeos são encontrados na cera do ouvido humano, responsável por protegê-lo contra microorganismos.  

Esteróides

Os esteróides são substâncias associadas aos lipídios, que formam um grupo de lipídios complexos. A função que exercem no corpo humano depende da substância à qual está se referindo, já que o grupo de esteróides inclui os hormônios sexuais, os corticosteróides, o colesterol, os sais biliares do fígado e a vitamina D.

O colesterol é o mais conhecido dos esteróides. As gorduras animais são ricas em colesterol, porém o excesso de consumo pode desencadear doenças do coração.

Triglicérides

São provenientes da união de moléculas de glicerol e de duas ou três moléculas de ácidos graxos. A principal função dos triglicérides é o armazenamento de energia, que são estocadas nas células do tecido adiposo.  

Quando as moléculas de ácidos graxos se unem a moléculas de glicerol, no interior das células, são formados os glicerídeos. Quando eles estão ligados a três moléculas de ácidos graxos, são conhecidos como triglicerídeos ou triglicérides.

Fosfolipídios

São lipídios ligados a um grupo de fosfato, sendo formados por álcool, ácido graxo e uma molécula de ácido fosfórico. São encontrados nas membranas celulares e são anfipáticos, ou seja, um lado da molécula possui uma região polar e outra região apolar.

LDL e HDL

hdl e ldl

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado, presente em todas as células do corpo e que exerce importantes funções no organismo. As lipoproteínas HDL e LDL se ligam ao colesterol para transportá-lo pela corrente sanguínea, uma vez que sua consistência gordurosa não permite que ele se dissolva no sangue.

LDL – Colesterol Ruim

LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de baixa densidade, que também pode ser chamado de “mau colesterol”. Ele transporta o colesterol do fígado até às células dos tecidos e favorece o seu acúmulo nas paredes internas das artérias, fazendo com que o fluxo sanguíneo diminua, estando diretamente relacionado a doenças cardíacas.

HDL – Colesterol Bom

HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de alta densidade, também conhecido como “bom colesterol”. O HDL é capaz de absorver os cristais de colesterol que são acumulados nas paredes das artérias, fazendo com que eles saiam das artérias e sejam transportados de volta ao fígado para ser eliminado.

O HDL pode ser chamado de “bom colesterol” pois, se os níveis dele forem elevados, ele pode se tornar benéfico, diminuindo o risco de doenças do coração.

Tipos de Ácidos Graxos

estrutura do acido graxo

Os ácidos graxos são componentes orgânicos que são compostos por carbono e hidrogênio. Estes ácidos são produzidos quando as gorduras são quebradas, e são utilizados como energia pelas células, pois esses ácidos são solúveis em água.

Ácidos Graxos Monoinsaturados

Os ácidos graxos monoinsaturados são constituídos por gorduras boas, que ajudam a reduzir o colesterol total e o LDL do sangue, ajudando a diminuir o risco de doenças cardíacas.

Ácidos Graxos Polinsaturados (gordura insaturada)

Esse tipo de gordura ajuda a aumentar a taxa do HDL, o colesterol bom, e a diminuir a taxa do LDL, o colesterol ruim. Os ácidos graxos polinsaturados também ajudam no combate a inflamações.

Ácidos Graxos Saturados (gordura saturada)

Os ácidos graxos saturados são constituídos pelas chamadas gorduras ruins, por esse motivo, devem ser evitados ou ingeridos em poucas quantidades. O consumo em excesso de ácidos graxos saturados aumenta o nível do colesterol total e do LDL, aumentando o risco de doenças cardíacas.

Ácidos Graxos Trans (gordura trans)

São constituídos pelas gorduras ruins, que também podem ser chamadas de gorduras hidrogenadas. Os ácidos graxos trans provocam o aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL). Esses ácidos também podem ser mais maléficos que os ácidos graxos saturados.

Gostou de aprender o que são lipídios? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador