Biologia

Exercícios sobre Lipídios

Exercícios sobre LipídiosExercícios sobre Lipídios
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os lipídios, popularmente conhecidos como gorduras, são moléculas constituídas por hidrogênio, oxigênio, carbono e até mesmo fósforo. Eles são importantes para o desenvolvimento do organismo pois possuem funções que facilitam algumas reações químicas, entre outros. Leia o nosso resumo e faça alguns exercícios sobre lipídios.

Muitas pessoas podem achar que os lipídios não possuem nenhuma função em nosso corpo, porém, com esse artigo você vai ver as principais funções e o que são os lipídios.

Na prova do ENEM, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, podem aparecer questões envolvendo essa matéria. Por isso leia o nosso resumo e pratique com os exercícios sobre lipídios.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

O que são lipídios?

Os lipídios, conhecidos também como gorduras são formados por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio insolúveis em água. Em sua composição também há outros compostos, como o fósforo.

Os principais alimentos que são fontes ricas em lipídios são:

  • Óleos vegetais;
  • Oleaginosas, como castanhas, macadâmia e amêndoas;
  • Coco;
  • Margarina e manteiga;
  • Gordura presente nas carnes e leites.

Qual a função do lipídio?

gordura Exercícios sobre Lipídios

Principais funções dos lipídios:

  1. Fornecer energia celular;
  2. Compor as membranas celulares;
  3. Facilitar algumas reações químicas;
  4. Agir como isolante térmico;
  5. Proteger os órgãos de choques;
  6. Proporcionar saciedade;
  7. Facilitar a absorção da vitamina A, D, E e K.

Está gostando do nosso artigo sobre lipídios? O Beduka deseja a sua aprovação na faculdade, então desenvolvemos um simulado online 100% gratuito para te ajudar a se preparar para o ENEM.

Exercícios sobre Lipídios

1 – (UFU-MG) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:

a) Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.

b) O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).

c) O colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (como por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.

d) Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.

2 – (Unicamp-SP-adaptada)Os lipídios são:

a) Os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo;

b) Mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais;

c) Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno);

d) Presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura da membrana plasmática;

3 – (UFRN)Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele é

a) precursor da síntese de testosterona e progesterona.

b) agente oxidante dos carboidratos.

c) responsável pela resistência de cartilagens e tendões.

d) cofator das reações biológicas.

4 – (UFPI) A hidrólise de moléculas de lipídios produz:

a) aminoácidos e água.

b) ácidos graxos e glicerol.

c) glucose e glicerol.

d) glicerol e água.

e) ácidos graxos e água.

5 – (PUC RS/2014) A doença de Gaucher, autossômica recessiva, afeta o metabolismo dos lipídios. O afetado, se não tratado, tem aumento do fígado e do baço, anemia, diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, desgaste ósseo, fadiga, cansaço e atraso de crescimento.

É correto afirmar que um paciente com esta doença transmite o gene defeituoso para

a) 25% de sua descendência, apenas.

b) 50% de sua descendência, apenas.

c) suas filhas mulheres, apenas.

d) 100% de sua descendência.

e) seus filhos homens, apenas.

6 – (UERJ/2014)Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso.

Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão:

a) jejuno

b) fígado

c) pâncreas

d) estômago

7 – (UPE/2009)“Dentre os tipos de esteróides, grupo particular de lipídios, é o mais abundante nos tecidos animais. Está na composição da membrana plasmática das células animais. É produzido em nosso próprio corpo, principalmente no fígado. Trata-se de composto químico, precursor da vitamina D e dos hormônios estrógeno e testosterona.”

O texto refere-se a

a) Triglicerídeo.

b) Colesterol.

c) Caroteno.

d) Glicerol.

e) Glicogênio.

8 – (IFGO/2013) Os lipídios mais comuns nas células são os triglicerídios (triacilgliceróis), fosfolipídios, glicolipídios e esteroides.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Em relação aos lipídios, analise as seguintes afirmações:

I. Trata-se de um grupo de moléculas caracterizadas por sua insolubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos;

II. Os triacilgliceróis servem como reserva energética para o organismo, e seus ácidos graxos, quando oxidados, liberam pequena quantidade de energia em comparação aos carboidratos;

III. Um dos esteroides mais importantes é o colesterol, presente nas membranas de células animais.

Está(ão) correta(s):

a) Somente a afirmação II.

b) Somente as afirmações I e III.

c) Somente a afirmação I.

d) Somente as afirmações II e III.

e) Somente as afirmações I e II.

9 – (UFT/2015) Os lipídios são biomoléculas orgânicas compostas principalmente por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios, outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Possuem funçõesn básicas nos organismos tais como: fornecimento de energia para as células; alguns tipos participam da composição das membranas celulares; atuam como isolantes térmicos nos animais endotérmicos e facilitam determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos.

Sobre lipídios, marque a alternativa INCORRETA.

a) A bainha de mielina, responsável pela condução saltatória do impulso nervoso, possui em sua composição esfingolipídios.

b) Glicerídeos, cerídeos e fosfolipídeos são classes de lipídios com características pouco solúveis em água.

c) Grande parte do colesterol é transportada no sangue através da LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade). Uma parte dela é excretada no fígado e a outra serve para síntese de membranas celulares.

d) O colesterol é precursor das vitaminas do complexo B, sendo estas lipossolúveis, importantes no metabolismo celular.

e) Hormônios sexuais como a progesterona e a testosterona têm como precursores de sua síntese endógena os lipídios esteroides.

10 – (UNINORTE AC/2017) As membranas são formadas por lipídios e também por proteínas. Se por um lado os lipídios das membranas biológicas têm ação de simples barreira para as substâncias hidrofílicas, as proteínas que se encontram associadas a eles têm uma ação ativa ao definir, entre outras funções, quais e quando certas substâncias polares poderão passar mais facilmente através das membranas.

Considerando-se a importante propriedade de permeabilidade seletiva presente nas membranas celulares, é correto afirmar:

a) A membrana plasmática exerce um rígido controle na passagem de água através dos lipídios e das proteínas presentes na sua estrutura.

b) A atividade das moléculas presentes nas membranas plasmáticas favorece a manutenção de uma estabilidade química interna fomentadora do metabolismo celular.

c) As proteínas são responsáveis pela capacidade de autorregeneração presente nas membranas durante o deslocamento de macromoléculas através de sua estrutura.

d) O transporte ativo é responsável pelo deslocamento de soluto e solvente contra um gradiente de concentração e com gasto de energia pela célula.

e) As bicamadas lipídicas exercem uma função de controladores de fluxo ao barrar a passagem do componente hidrofóbico e favorecer a passagem das moléculas polares através da membrana.

Confira as respostas dos exercícios sobre lipídios no gabarito abaixo.

Respostas dos Exercícios sobre Lipídios

Exercício resolvido da questão 1

b) O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).

Exercício resolvido da questão 2

c) Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno);

Exercício resolvido da questão 3

a) precursor da síntese de testosterona e progesterona.

Exercício resolvido da questão 4

b) ácidos graxos e glicerol.

Exercício resolvido da questão 5

d) 100% de sua descendência.

Exercício resolvido da questão 6

c) pâncreas

Exercício resolvido da questão 7

b) Colesterol.

Exercício resolvido da questão 8

b) Somente as afirmações I e III.

Exercício resolvido da questão 9

d) O colesterol é precursor das vitaminas do complexo B, sendo estas lipossolúveis, importantes no metabolismo celular.

Exercício resolvido da questão 10

b) A atividade das moléculas presentes nas membranas plasmáticas favorece a manutenção de uma estabilidade química interna fomentadora do metabolismo celular.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.