BiologiaExercícios

Os 10 Melhores Exercícios sobre Ecossistemas com Gabarito

Os 10 melhores exercícios sobre Ecossistemasquestões sobre ecossistemas
Instagram do Beduka

Você sabe que a Biologia estuda os seres vivos e a relação deles com a natureza, não é? Estas relações são dadas naquilo que a biologia chama de Ecossistema, um dos conceitos mais importantes para a disciplina. Leia nosso resumo e teste seus conhecimentos com os melhores exercícios sobre Ecossistemas, o gabarito está ao final do texto para você conferir suas respostas!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Problemas para descobrir a profissão ideal para você? Conheça o Raio-X do Beduka! Ele é um teste vocacional que te ajuda a nortear a escolha da sua carreira!

O que é um ecossistema?

Ecossistema é o conjunto de fatores e interações entre componentes bióticos e abióticos. De fato é um conceito simples e curto, mas como este tema é muito importante para a ecologia (tema de biologia mais cobrado no Enem ), vamos explicar um pouco melhor para não restar dúvidas!

A primeira coisa que temos de fazer é entender o que são componentes bióticos e abióticos.

 Os elementos bióticos são todos aqueles organismos que possuem vida: animais, plantas, microorganismos… Por outro lado, os elementos abióticos são o ar, as águas, o solo, além de fatores físico-químicos.

É muito importante que você entenda que os componentes bióticos não só interagem entre si, como interagem com os recursos que os cercam. É justamente esta rede de interações que define a existência de um ecossistema.

Por isso, é difícil delimitar qual é necessariamente o tamanho/extensão de um ecossistema. A partir disso, um grande erro ocorre: colocar biomas e ecossistemas como sinônimos. Vamos entender a diferença entre os dois?

  • Já pensou em usar o Instagram para estudar um pouquinho? Acesse o perfil do Beduka e tenha acesso as melhores dicas de estudo. Aproveite!

Qual a diferença entre biomas e ecossistemas?

Para diferenciar biomas de ecossistemas é necessário ter em mente o conceito destes dois termos. Como já vimos anteriormente o que significa ecossistema, está na hora de entender o que realmente é um bioma.

Pelo IBGE, “Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional…” Ou seja, existe uma preocupação geográfica em relação aos biomas.

Deste modo, a principal diferença entre biomas e ecossistemas é que os biomas se delimitam pelo meio físico territorial e os ecossistemas se relacionam com o entendimento e interpretação das relações e interações existentes.

Sendo assim, embora não sejam sinônimos, biomas e ecossistemas possuem uma certa relação complementar. Por isso, podemosfazer conexões e exemplos com os dois termos. Mas qual relação seria essa?

Nós podemos afirmar que dentro de um bioma existe mais de um ecossistema. Por exemplo, os biomas brasileiros são o Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, o Pantanal e os Pampas, e conseguimos encontrar mais de um ecossistema em todos estes.

Contudo, para que essa distinção ocorra bem, é crucial entender os dois principais tipos de ecossistemas.

  • Depois de responder os exercícios sobre ecossistema, acesse o Pinterest do Beduka, e veja esquemas e resumos ilustrados!

Quais são os principais tipos de ecossistema?

Os dois grandes grupos de ecossistemas são os ecossistemas aquáticos e os ecossistemas terrestres. Como essa divisão acaba sendo muito generalista, em ambos os casos encontramos subdivisões mais específicas.

Em relação aos ecossistemas aquáticos, é interessante destacar a subdivisão existente entre cursos de água doce e de água salgada. Essa alteração na concentração de sais da água faz toda diferença para os organismos que vivem nestes ambientes.

Isso se dá não só na relação entre os seres vivos aquáticos, mas também entre aqueles seres vivos que cercam estes ambientes. Um rio, por exemplo, possui uma relação muito íntima com a vegetação do seu leito, assim como o mar se relaciona com as regiões de manguezais. 

Por outro lado, ecossistemas terrestres também podem se subdividir. Pense na região de transição entre o deserto do Saara e as margens da foz do rio Nilo. Será que estes dois ambientes terrestres são tão parecidos assim?

Neste caso, por mais que exista uma proximidade geográfica, as interações dos seres vivos com os fatores abióticos são muito diferentes. Até porque, os próprios fatores abióticos disponibilizam contextos diferentes para os organismos ali presentes. 

  • Esperamos que o resumo tenha te ajudado! Teste agora seus conhecimentos e confira as respostas no Gabarito. Lembre-se: o Beduka está aqui para te ajudar a alcançar o sonho da vaga no Ensino Superior!

Exercícios sobre ecossistemas

Questão 1- (Unicentro) O Manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre entre os ambientes terrestre e marítimo, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito à inundação das marés. O manguezal se enquadra no conceito de ecossistema por:

a) Possuir fluxo de energia bidirecional.

b) Ser um sistema fechado e autossuficiente.

c) Reunir os organismos em um único nível trófico.

d) Impedir movimentos de imigração e emigração de organismos.

e) Compreender ciclos de materiais entre os componentes bióticos e abióticos.

Questão 2- (UFPB) Acerca dos ecossistemas aquáticos, foram feitas as afirmativas abaixo. Identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s):

( ) Nos rios, a riqueza de organismos planctônicos é maior do que nos lagos.

( ) Nos mares, a maior diversidade de espécies de vida livre, como os peixes, encontra-se no domínio bentônico.

( ) Nos mares, a zona hadal, com biodiversidade pouco conhecida, é também a mais profunda.

( ) Nos lagos e lagoas, o zooplâncton é formado, principalmente, por protozoários, microcrustáceos e larvas de diversos organismos.

( ) Nos mares, a maior biomassa de fitoplâncton ocorre na zona litoral.

A sequência correta é:

a) FVFVV.

b) VFVFF.

c) VFVFV.

d) FFVVV.

e) FVFVF.

Questão 3- (UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente,

a) Nicho ecológico e habitat.

b) Habitat e nicho ecológico.

c) Habitat e biótopo.

d) Nicho ecológico e ecossistema.

e) Habitat e ecossistema.

Questão 4- (Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:

a) Produtor.

b) Consumidor primário.

c) Consumidor secundário.

d) Consumidor terciário.

e) Decompositor

Questão 5- (Univali-SC) No cerrado brasileiro, há árvores, que nos meses de chuva, ficam rodeadas por vegetação rasteira. Uma dessas árvores é o barbatimão; uma das plantas rasteiras é o capim flechinha. O barbatimão tem raízes longas e ramificações, que penetram no solo, absorvendo água dos lençóis subterrâneos. O capim tem raízes curtas, muito ramificadas, que não alcançam a água subterrânea e absorvem apenas a água da chuva, à medida que esta se infiltra no solo. Os animais que se alimentam e encontram abrigo no capim são diferentes dos que se alimentam e se abrigam no barbatimão.

O texto acima exemplifica:

a) hábitat 

b) nicho ecológico 

c) sucessão ecológica 

d) relação intra-específica 

e) bioma 

Questão 6- (FGV – 2015 – TJ-RO) O uso da floresta úmida para agricultura, normalmente envolvendo desmatamento, altera radicalmente as características ecológicas, tais como a vegetação, solos, ciclos de nutrientes e diversidade de espécies. Padrões míopes de uso da floresta úmida têm levantado preocupações amplamente compartilhadas. É importante examinar algumas dessas preocupações, incluindo alguns desses equívocos populares a respeito das consequências ambientais, para que se possa avaliar a agricultura pioneira em termos de seu custo ambiental e chances de sustentabilidade a longo prazo.” 

Um dos problemas ambientais decorrentes das alterações sobre o ambiente natural em destaque é:

a) a perda de fertilidade do solo em razão da redução da serapilheira; 

Beduka Bolsas Direito

b) maior formação dos rios voadores, responsáveis por chuvas no centro-sul brasileiro;

c) o aumento da erosão superficial decorrente da redução do processo de lixiviação do solo;

d) a maior atuação da massa tropical continental sobre a região, aumentando as estiagens;

e) a redução da amplitude térmica anual, com maior ocorrência do fenômeno da friagem.

Questão 7- (UEFS) Em Salvador e na região metropolitana, são descartados, por ano, cerca de dois milhões de toneladas de resíduos sólidos. Se não forem tomadas providências, em pouco tempo, os aterros sanitários não serão suficientes para manter tanto lixo.

Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir

a) a incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.

b) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.

c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

d) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.

e) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.

Questão 8- (UFPB-2010) A chuva ácida é um fenômeno causado, sobretudo, pelas emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. O dióxido de enxofre, lançado no ar por algumas indústrias, e o óxido de nitrogênio, provenientes de diversos combustíveis fósseis e dos veículos motorizados, combinam-se com o hidrogênio na atmosfera e transformam-se em ácido sulfúrico e em ácido nítrico.

Considerando as informações, é correto afirmar que, no Brasil, o fenômeno das chuvas ácidas é

a) inexistente, pois a matriz energética brasileira é proveniente da energia hidráulica, considerada limpa por não causar danos ambientais.

b) irrelevante, pois a maior parte da frota automobilística brasileira é movida a álcool, combustível livre de gases que causam as chuvas ácidas.

c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

d) inexistente, pois o carvão mineral utilizado para a geração de energia elétrica é pouco poluente por apresentar baixo teor de gases que provocam as chuvas ácidas.

e) intenso nos grandes centros urbanos, devido ao aumento expressivo da frota de carros bicombustíveis.

Questão 9- (UNESP) Os animais da Amazônia estão sofrendo com o desmatamento e com as queimadas, provocados pela ação humana. A derrubada das árvores pode fazer com que a fina camada de matéria orgânica em decomposição (húmus) seja lavada pelas águas das constantes chuvas que caem na região.

O contido no texto justifica-se, uma vez que:

a) a reciclagem da matéria orgânica no solo amazônico é muito lenta e necessita do 

sombreamento da floresta para ocorrer.

b) o solo da Amazônia é pobre, sendo que a maior parte dos nutrientes que sustenta a floresta é trazida pela água da chuva.

c) as queimadas, além de destruírem os animais e as plantas, destroem, também, a fertilidade do solo amazônico, originalmente rico em nutrientes e minerais.

d) mesmo com a elevada fertilidade do solo amazônico, próprio para a prática agrícola, as queimadas destroem a maior riqueza da Amazônia, sua biodiversidade.

e) o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.

Questão 10- (Enem) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.

Um exemplo de reciclagem é a utilização de

a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.

b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.

d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

Gabarito dos exercícios sobre ecossistemas

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) Compreender ciclos de materiais entre os componentes bióticos e abióticos.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) FFVVV.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: b) Habitat e nicho ecológico.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) Consumidor secundário.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) nicho ecológico 

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: a) a perda de fertilidade do solo em razão da redução da serapilheira; 

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: c) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: c) intenso em algumas áreas, principalmente nos polos siderúrgicos, devido à utilização maciça de carvão mineral.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: e) o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

Gostou dos nossos exercícios sobre Ecossistemas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.


Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador