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Os 8 melhores exercícios sobre rimas com Gabarito!

Os 8 melhores exercícios sobre tipos de rimas com GabaritoOs 8 melhores exercícios sobre rimas com Gabarito
Simulado Beduka

A rima pode ser definida como uma combinação sonora feita por meio do final das palavras. Ela dá um som agradável ao texto. Essa combinação ocorre de muitas formas, e é exatamente por isso que há vários tipos de rimas. Leia o resumo e descubra os tipos de rima, depois é só testar seus conhecimentos com os 8 melhores exercícios sobre rimas. Verifique o gabarito quando acabar! 

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre rimas, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é Rima?

Até dá pra falar sobre o que é rima sem mencionar fatores históricos, porém seria bem menos eficiente. O que queremos é um conhecimento que não nos abone daqui alguns meses, na bendita hora de resolver os exercícios sobre rimas, não é mesmo?

Você já deve ter percebido que quando investigamos a história de algo, acabamos encontrando o sentido da existência daquilo. Consequentemente, não esquecemos mais. 

A gente nunca lembra das listas que os professores mandam decorar, mas esquecemos a fofoca que a vizinha nos falou? É por isso que eu vou te contar alguns dos fatores históricos que envolvem a produção das rimas.

Na escola, você deve ter ouvido o professor mencionar, pelo menos uma vez, a importância do conhecimento grego para o mundo. Eram exímios estudiosos, mas isso faz muito tempo e, na época, nem tudo eram rosas. 

Os gregos tinham um poderoso opositor ao conhecimento, o fato de que a escrita não era um recurso acessível e amplamente utilizado como nos dias de hoje. Que barra, hein?

Por transmitir e ensinar o conhecimento no meio das praças públicas, eles precisavam de algo a mais para alcançar o indivíduo. Foi aí que surgiu a brilhante ideia de inserir nos textos combinações sonoras. 

Os textos passaram a ser feitos para serem declamados, e não lidos. Isso abriu caminho para que as frases começassem a ser pensadas com intuito de terem musicalidade, sonoridade e ritmo. 

São três definições bastante semelhantes, mas que apresentam sutis diferenças. Essas tais diferenças podem acabar te confundindo na hora de resolver os exercícios rimas, então vale a pena ficar ligado nas definições abaixo!

Musicalidade: Refere-se a algo que é musical, que tem características musicais. Portanto, em relação ao gênero textual poema, sinaliza seu caráter musical.

Sonoridade: Refere-se ao som, ou seja, as rimas são criadas para que um poema tenha um som agradável. 

Ritmo: É uma alternância desses sons, digamos que ele que dá gingado ao poema.

Esses recursos são empregados por meio dos versos e das estrofes. Por vezes, os exercícios sobre rimas podem inserir nas alternativas informações sobre estrofes e versos, por isso é bom ficar atento a esses assuntos.

Os versos são as famosas linhas do poema. Já as estrofes, são espécies de parágrafos do poema compostos por um conjunto desses versos.

Haverá uma combinação fonética (da pronúncia, som) do final das palavras e da devida posição que ocupam nas estrofes (conjunto de versos). 

Não poderíamos deixar de dizer que tem uma ressalva essencial que você precisa conhecer! É o seguinte: nem todos os versos possuem rimas.

Como isso também acaba aparecendo muito nos exercícios sobre rimas, fizemos questão de citar. Estamos nos referindo aos chamados versos brancos ou versos soltos, aqueles que não possuem rimas.

Veja a seguir, um exemplo de versos sem rima:

“Nunca conheci quem tivesse levado porrada.

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,

Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,

Indesculpavelmente sujo.”

Poema em Linha Reta, Fernando Pessoa

Talvez você não seja muito fã de regras, mas para responder os exercícios sobre rimas é preciso encará-las. Afinal, é um assunto comum nas provas de vestibulares. 

Antes de recapitularmos tudo que vimos até aqui, há mais um dado interessante para que você tome nota. Os gregos não tinham consciência das rimas como recurso cheio de regrinhas que conhecemos hoje.

Ela só começou a ser de fato estudada e receber definições a partir do século XX, quando os formalistas (escola crítica literária que existiu na Rússia) começaram a classificá-las. Então, vamos de resuminho?

Rima é um método criado para ser utilizado nas produções textuais. O intuito é dar um som agradável ao texto, ou seja, fazer com que esse texto tenha musicalidade, sonoridade e ritmo. As estrofes musicais são um importante exemplo disso.

Quais os tipos de Rima relacionadas à pronúncia?

O que é Rima Perfeita?

As rimas perfeitas são aquelas que apresentam a mesma fonética, ou seja, a pronúncia é idêntica. Elas também são chamadas de rimas soantes ou consonantes. Muitas vezes, a escrita também irá representar igualdade.

Veja a seguir, um trecho do poema “ Um Beijo”, de Olavo Bilac.

“Foste o beijo melhor da minha vida,

ou talvez o pior…Glória e tormento,

contigo à luz subi do firmamento,

contigo fui pela infernal descida!”

Você pode notar através deste exemplo, que as palavras que rimam são compostas pelas mesmas vogais e consoantes. Isso resulta na igualdade fonética, ou seja, sons idênticos. 

É uma rima bastante conhecida, portanto muito cobrada nos exercícios sobre tipos de estrofes.

O que é Rima Imperfeita?

As rimas imperfeitas são aquelas que possuem pequenas alterações de escrita e pronúncia, sem prejuízo ao ritmo. Elas também são chamadas de assonantes, toantes ou rimas vocálicas. 

Representam uma das mais importantes desse artigo de exercícios sobre rimas. Então, leia com atenção.

Veja no exemplo a seguir:

“Eu agora — que desfecho!

Já nem penso mais em ti

Mas será que nunca deixo

De lembrar que te esqueci?”

Trecho do poema “Do Amoroso Esquecimento”, de Mario Quintana.

Notou como há uma igualdade de escrita apenas relacionada às vogais? Já as consoantes diferem entre si. Porém, não esqueça que o mais importante é sempre se atentar para a pronúncia.

Quais os tipos de rimas relacionadas à posição que ocupam no verso?

O que é Rima Interna?

São rimas mais raras que ocorrem no meio dos versos. Veja o exemplo a seguir:

“O ar. A folha. A fuga.

No lago, um círculo vago.

No rosto, uma ruga.”

O Pensamento”, Guilherme de Almeida.

Apesar de serem menos frequentemente vistas, também são cobradas nos exercícios sobre rimas.

O que é Rima Externa?

As rimas externas são as mais empregadas pelos poetas. Elas ocorrem no final dos versos. Portanto, uma das que merecem destaque nesse artigo de exercícios sobre rimas. Veja o exemplo a seguir:

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

Soneto de Fidelidade, Vinícius de Moraes.

Quais Rimas ocorrem conforme à acentuação?

O que é Rima Aguda?

Essas rimas ocorrem em palavras monossílabas (que possuem uma só sílaba) e oxítonas (aquelas que possuem a última sílaba como tônica, ou seja, a última sílaba é a mais forte). Também podem ser chamadas de rima masculina. Observe o exemplo a seguir:

Estou junto de ti, e não me vês

Quantas vezes no livro que tu lês

Meu olhar se pousou e se perdeu!”

Trecho do poema “Silêncio”, de Florbela Espanca.

O que é Rima Grave?

É uma rima muito comum, provavelmente você a encontrará em muitos exercícios sobre rimas. 

Ela ocorre entre palavras paroxítonas (palavras que possuem a penúltima sílaba como sílaba tônica), e também podem ser chamadas de rimas femininas. Observe o exemplo a seguir:

“De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.”

Trecho do poema “Soneto de Fidelidade”,  de Vinícius de Moraes.

O que é Rima Esdrúxula?

Elas ocorrem entre palavras proparoxítonas ( aquelas que apresentam a antepenúltima sílaba como tônica). Veja no exemplo a seguir:

“Clame a saparia

Em críticas ticas:

Não há mais poesia,

Mas há artes poéticas…”

Trecho do poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira.

É muito importante sabermos reconhecer os diferentes tipos de rima para que possamos identificá-las nos exercícios sobre rimas. Lembrando que, é um assunto que cai bastante no Enem.

Quais os tipos de Rima conforme o valor?

O que é Rima pobre?

São rimas mais fáceis de serem empregadas no texto poético. Elas não possuem uma diversidade, sendo assim, são formadas por palavras de uma mesma classe gramatical. Observe os exemplos:

De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma

E das bocas unidas fez-se a espuma

E das mãos espalmadas fez-se o espanto

[…]

Trecho do poema “Soneto de Separação”, Vinicius de Moraes.

O exemplo acima possui rimas produzidas por meio de palavras com a mesma classe gramatical: substantivos.

É fundamental prestar atenção nesses detalhes, pois responder os exercícios sobre rimas está diretamente ligado ao modo como são utilizadas.

O que é Rima rica?

Uma rima rica surge quando o poeta consegue combinar o som de palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes. Devido ao grau de dificuldade na hora da criação poética ser maior, foi denominada de rica. Veja o exemplo a seguir:

Longe do estéril turbilhão da rua,

Beneditino escreve! No aconchego

Do claustro, na paciência e no sossego,

Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua!

Trecho do poema “A um poeta” , Olavo Bilac.

No exemplo acima, o autor conseguiu fazer a combinação sonora entre um pronome (sua) e um substantivo (rua). Lembrando que, Olavo Bilac foi o mestre do parnasianismo, período conhecido por valorizar essas regrinhas no texto poético.

Para responder os exercícios sobre rimas, vale a pena dar uma lida sobre os parnasianos. Eles eram especialistas no assunto!

O que é Rima preciosa?

São rimas criadas por meio de combinações incomuns. Por aparecerem pouquíssimas vezes em um poema e serem dificílimas de empregar, também recebem o nome de raras. Observe o exemplo a seguir:

É tanta a glória que nos encaminha

Em nosso amor de seleção, profundo,

Que (ouço ao longe o oráculo de Elêusis)

Se um dia eu fosse teu e fosses minha,

O nosso amor conceberia um mundo

E do teu ventre nasceriam deuses…

Nesse caso, a rima ocorre por meio da combinação das últimas palavras dos últimos versos de cada estrofe. Nada usual, não é mesmo?

Não podemos nos ater a simples definição que nos responde o que é rima. Os exercícios sobre rimas que serão encontrados nos vestibulares sempre tentam nos pregar peças, mas fazer o quê?

Quais são os tipos de rimas relacionadas à posição que ocupam na estrofe?

O que é Rima Alternada (ABAB)?

Elas também podem ser chamadas de rimas cruzadas e ocorrem entre versos pares e ímpares. Como o nome já diz, as combinações dos sons das palavras irão ocorrer entre o primeiro e o terceiro verso e, entre o segundo e quarto verso. Veja a seguir:

“Essa mulher que se arremessa, fria (A)

E lúbrica aos meus braços, e nos seios (B)

Me arrebata e me beija e balbucia (A)

Versos, votos de amor e nomes feios.” (B)

Trecho do “Soneto de Devoção”,  de Vinícius de Moraes.

O que é Rima Intercalada (ABBA)?

São rimas que ocorrem entre a combinação de palavras do primeiro e quarto versos e entre o segundo e terceiro versos. Também podem ser chamadas de rimas interpoladas ou opostas. Veja no exemplo a seguir?

“Hoje, voltas-me o rosto, se ao teu lado (A)

passo. E eu, baixo os meus olhos se te avisto. (B)

E assim fazemos, como se com isto, (B)

pudéssemos varrer nosso passado.” (A)

Trecho do Poema “Indiferença” de Guilherme de Almeida.

O que é Rima Emparelhada (AABB)?

Nas rimas emparelhadas, a rima é feita por meio da combinação das palavras do primeiro e segundo versos, e do terceiro e quarto versos. Veja no exemplo a seguir:

“Aos que me chamam de deputado (A)

Quando nem mesmo sou jurado, (A)

Aos que, de bons, se babam: mestre! (B)

Inda se escrevo o que não preste.” (B)

Trecho do poema “Obrigado”, de Carlos Drummond de Andrade.

Não esqueça que a posição que as rimas ocupam nas estrofes será muito relevante na hora de resolver os exercícios sobre rimas.

O que é Rima Misturada? 

Por fim, temos a rima misturada que irá variar a combinação das palavras em diversas posições no decorrer do texto. Portanto, não possui um esquema fixo. Veja no exemplo:

“Vou-me embora pra Pasárgada

 Vou-me embora pra Pasárgada

 Aqui eu não sou feliz

 Lá a existência é uma aventura

 De tal modo inconsequente

 Que Joana a Louca de Espanha

 Rainha e falsa demente

 Vem a ser contraparente 

 Da nora que nunca tive.”

Vou-me embora pra Pasárgada, Manuel Bandeira.

Não poderíamos encerrar esse artigo de exercícios sobre rimas, sem dar a você uma lista simplificada contendo todos os tipos. Está disponível para download, veja no próximo tópico.

Veja a imagem com uma lista dos tipos de rimas. 

  • rica: entre palavras de diferentes classes gramaticais;
  • pobre: entre palavras com a mesma classe gramatical;
  • externa: ocorre no final dos versos;
  • interna: rima entre a palavra final de um verso e outra do interior do verso seguinte;
  • emparelhada: AABB;
  • alternada ou cruzada: ABAB;
  • interpolada ou oposta: ABBA;
  • mista: variados tipos de combinação.
  • aguda: entre palavras oxítonas, ou monossílabas tônicas;
  • grave: entre palavras paroxítonas;
  • esdrúxula: entre proparoxítonas;
  • perfeita: igualdade total entre sons vocálicos e consonantais;
  • imperfeita: semelhança parcial de sons.

Os 8 exercícios sobre tipos de rimas com gabarito!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

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Questão 1- (Planejar

“Verso” é o nome que se dá a cada uma das linhas que constituem um poema. Ele apresenta quatro elementos principais: metro, ritmo, melodia e rima:

I – Metro: é o nome que se dá à extensão da linha poética. Pela contagem de sílabas de um verso, podemos estabelecer seu padrão métrico e suas unidades rítmicas.

II – Ritmo: é a sequência de notas (no caso da poesia, de sons) que, apresentando organização rítmica com sentido musical, se relacionam reciprocamente, de modo a formar um todo harmônico, uma linha melódica.

III – Melodia: é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. No verso, a melodia é formada pela sucessão de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas construídas por vogais longas e breves.

IV – Rima: é a igualdade ou semelhança de sons na terminação das palavras: asa, casa; asa, cada. Na rima asa, casa há paridade completa de sons a partir da vogal tônica; na rima asa, cada a paridade é só das vogais. As rimas do primeiro tipo se chamam consoantes; as do segundo, toantes.

Está CORRETO o que se afirma em:

a) Todas as afirmativas.

b) Apenas II, III e IV.

c) Apenas I e IV.

d) Nenhuma das alternativas.

Questão 2- (MS Concursos) Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.

( ) Ritmo é a cadência de sons produzida pela sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas átonas). 

( ) Estrofe é cada conjunto de versos. 

( ) Rimas ricas: ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical. 

( ) Rimas graves, ou femininas: rimam-se as palavras oxítonas, ou monossílabos tônicos. 

( ) Rimas esdrúxulas: rimam-se as palavras proparoxítonas.

a) V – V – F – F – V.

b) V – V – V – V – F.

c) V – V – V – F – V.

d) V – V – F – V – V. 

Questão 3-  (MS Concursos) 

ELOGIOS E BAJULAÇÕES

Elogios sinceros resistem a vendavais

Bajulações não resistem a uma brisa.

Quem tem paz sobrevive aos chacais.

O amor alimenta o poeta, a poetisa.

Elogio sincero é como sal em alimento,

Bajulação é como sujeira em ferida aberta

Ou não ter bálsamo após ferimento,

Ou como enfrentar o frio sem coberta.

Bajulações não resistem a uma brisa

Mesmo que se ouça a mais linda poetisa

Ou que se apoie em forte viga.

Elogios sinceros resistem aos vendavais

Por todos os lados a verdade impera

A falsidade não se pendura em varais.

DUARTE, Valdeci. Disponível em: <https://pagina20.net/ elogios- e-bajulacoes/>. Acesso em: 13 dez. 2018 (adaptado).

Do ponto de vista formal, pode-se dizer que o poema acima é:

a) um estribilho

b) uma balada

c) um soneto

d) uma quadra

e) uma sextilha

Questão 4 – (COSEAC

Banzo

Raimundo Correia

Visões que n‟alma o céu do exílio incuba,

Mortais visões! Fuzila o azul infando…

Coleia, basilisco de ouro, ondeando

O Níger… Bramem leões de fulva juba…

Uivam chacais… Ressoa a fera tuba

Dos cafres, pelas grotas retumbando,

E a estralada das árvores, que um bando

De paquidermes colossais derruba…

Como o guaraz nas rubras penas dorme,

Dorme em ninhos de sangue o sol oculto…

Fuma o saibro africano incandescente…

Vai co‟a sombra crescendo o vulto enorme

Do baobá… E cresce n‟alma o vulto

De uma tristeza, imensa, imensamente…

(In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Panorama da poesia brasileira. Rio, Civilização Brasileira, 1959, v. III, p. 90-1.)

Dentre os recursos formais a seguir, o poeta evita recorrer apenas ao que se lê em:

a) enjambements expressivos.

b) rimas soantes.

c) rimas entre palavras da mesma classe.

d) versos graves.

e) versos isométricos.

Questão 5- (IOBV)

Os poemas podem ser compostos por rimas que apresentam distintas classificações. Com base nessa assertiva explicativa, assinale a alternativa incorreta:

a) ‘Sereno’ e ‘moreno’ e ‘neve’ e ‘leve’, foneticamente falando, constituem rimas perfeitas.

b) ‘Prece’ e ‘adormece’ e ‘arde’ e ‘covarde’, segundo o seu valor, constituem rimas ricas.

c) ‘Mágico’ e ‘trágico’ e ‘lírico’ e ‘onírico’, conforme a posição de seu acento tônico, constituem rimas esdrúxulas.

d) ‘Deus’ e ‘céus’ e ‘estrela’ e ‘vela’, foneticamente falando, constituem rimas raras.

  • Nossa! Você já fez metade dos exercícios sobre rimas. Vamos lá!

Questão 6- (CONSULPAM)

“Leia o texto e responda a questão.

Até nas flores se vê

O destino e a sorte

Umas enfeitam a vida

Outras enfeitam a morte

Marque a opção verdadeira:

a) O texto é um poema de quatro versos.

b) O texto é uma estrofe onde os quatro versos rimam.

c) O texto é um verso onde as quatro estrofes rimam.

d) O texto é uma estrofe onde nenhum dos quatro versos rima.

  • Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios tipos de rimas.

Questão 7- (UERJ)

A***

Falo a ti – doce virgem dos meus sonhos,

Visão dourada dum cismar tão puro,

Que sorrias por noites de vigília

entre as rosas gentis do meu futuro.

Tu m’inspiraste, oh musa do silêncio,

Mimosa flor da lânguida saudade!

Por ti correu meu estro ardente e louco

Nos verdores febris da mocidade.

Tu, que foste a vestal dos sonhos d’ouro,

O anjo-tutelar dos meus anelos,

estende sobre mim as asas brancas…

Desenrola os anéis dos teus cabelos!

ABREU, Casimiro de. Obras.

Rio de Janeiro: MEC, 1955, p. 49-50.

Vocabulário:

estro = imaginação criadora

vestal = mulher casta ou virgem

anelo = desejo ardente

Analisando os aspectos estruturais do texto, é possível identificar as seguintes características formais:

a) A presença de versos brancos e de versos livres.

b) A simetria das estrofes e o ritmo de seus versos.

c) O uso da redondilha maior e a forma fixa de soneto.

d) O emprego de rimas emparelhadas e da ordem inversa.

Questão 8 –  (FMU)

“De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encanto mais meu pensamento”.

                     (Soneto da Felicidade – Vinícius de Morais)

 Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima:

a) é obrigatoriamente de quatro versos.

b) pode ser de três ou quatro versos.

c) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao número de versos.

d) necessita de outra estrofe de quatro versos para terminar a poesia.

e) necessita de outras estrofes de três versos para terminar a poesia.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios tipos de rimas. Confira agora o Gabarito:

Questões sobre os tipos de rimas com Gabarito.

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) Apenas I e IV.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) V – V – F – F – V.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) um soneto

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) enjambements expressivos.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) ‘Deus’ e ‘céus’ e ‘estrela’ e ‘vela’, foneticamente falando, constituem rimas raras.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: b)  O texto é um poema de quatro versos.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) A simetria das estrofes e o ritmo de seus versos.

 Exercício resolvido da questão 8 – 

Alternativa correta: a) é obrigatoriamente de quatro versos.

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