Biologia

Sistema Circulatório Humano

Sistema Circulatório HumanoSistema Circulatório Humano
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Sistema Circulatório Humano, ou Sistema Cardiovascular, é o conjunto de órgãos que são responsáveis pela distribuição de oxigênio e nutrientes para todos os tecidos do corpo humano e coleta as sobras de atividades celulares para serem eliminadas. Os órgãos que fazem parte do sistema circulatório são o coração, o sangue e a rede de vasos condutores, por onde o sangue circula.

O ENEM sempre cobra, no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, questões relacionadas à fisiologia do corpo humano. Dentro dessa matéria, entender o Sistema Circulatório Humano é extremamente importante para responder questões que surgem sobre o tema.

Confira nossos Exercícios de Sistema Circulatório!

O que é Sistema Circulatório?

O Sistema Circulatório Humano, ou Sistema Cardiovascular, tem como principal função levar nutrientes e oxigênio às células de todo o corpo humano, através do sangue.

O sistema cardiovascular é constituído por vasos condutores, que podem ser veias, artérias ou capilares; e pelo coração, que é uma bomba com a função de impulsionar o sangue por toda a rede vascular. O sistema circulatório humano é fechado, ou seja, não possui comunicação com o exterior.

Órgãos do Sistema Circulatório

Sangue

O sangue é um tecido líquido produzido na medula óssea composto por plaquetas, hemácias e leucócitos que ficam dispersos no plasma. Ele possui um papel primordial no sistema circulatório humano: através da corrente sanguínea o oxigênio e nutrientes chegam até as células.

Funções do Sangue

  • Levar oxigênio e nutrientes para as células;
  • Retirar dos tecidos as excretas metabólicas resultante das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular);
  • Conduzir hormônios pelo organismo.

Coração

O coração é um órgão muscular que funciona como uma bomba, responsável por impulsionar o sangue para os pulmões e para todos os tecidos do corpo humano. Ele se localiza na caixa torácica, entre os pulmões.

As principais estruturas do coração são:

  • Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração;
  • Endocárdio: membrana que reveste o interior do coração;
  • Miocárdio: músculo situado entre o pericárdio e o endocárdio, responsável pelas contrações do coração;
  • Átrios: cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração;
  • Ventrículos: cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração;
  • Válvula tricúspide: impede o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito;
  • Válvula mitral: impede o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
anatomia coração

Vasos Sanguíneos

Os vasos sanguíneos são tubos condutores do sistema circulatório. Eles estão distribuídos por todo o corpo, por onde o sangue circula. São formados por uma rede de artérias e veias que se ramificam formando os capilares.

Artérias

As artérias são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e conduzem o sangue para o restante do corpo. Sua parede é espessa, formada por um tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue.

O sangue venoso, rico em gás carbônico, é impulsionado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Já o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta.

As artérias se ramificam por todo corpo, ficando cada vez mais finas, originando as arteríolas. Estas, por sua vez, se ramificam ainda mais, originando os capilares.

Veias

As veias são vasos do sistema cardiovascular que conduzem o sangue de volta dos tecidos do corpo para o coração. Suas paredes são mais finas que as artérias.

A maior parte das veias transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. No entanto, as veias pulmonares conduzem o sangue arterial, o sangue oxigenado, dos pulmões para o coração.

Capilares

Os capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias do sistema circulatório. Suas paredes apresentam apenas uma camada de células, que permitem a troca de substâncias entre o sangue e as células. Os capilares se ligam às veias, levando o sangue de volta para o coração.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
vasos

A Circulação Sanguínea

A circulação pode ser divida em duas etapas: pequena e grande circulação.

Pequena Circulação

A pequena circulação ou circulação pulmonar é o caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração.

Assim, o sangue venoso, que é rico em gás carbônico, é impulsionado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma vai para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo.

Nos pulmões, o sangue nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é conduzido dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se ligam ao átrio esquerdo.

Grande circulação

A grande circulação ou circulação sistêmica é o caminho do sangue que sai do coração até aos tecidos e células do restante do corpo humano e vice-versa.

Assim, quando o sangue arterial, o sangue oxigenado, chega às células dos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases, absorvendo o gás oxigênio e liberando o gás carbônico, tornando-se sangue venoso.

O sangue venoso então refaz o caminho de volta ao coração, chegando ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.

circulação

Sístole e Diástole

No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo, ele vai para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo.

A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento dos ventrículos é chamado de diástole, em que os ventrículos recebem sangue dos átrios.

sistole e diástole

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Você acabou de conferir um artigo sobre Sistema Circulatório Humano. Aproveite e confira outros assuntos que caem nos vestibulares. Veja nosso resumo de biologia para o enem, saiba qual a função do núcleo da célula e aprenda mais sobre a fisiologia do sistema digestivo.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.