Biologia

Qual a função do núcleo da célula?

função do núcleo da célulaFunção do núcleo da célula
Sala do Saber - melhor cursinho online

O núcleo é a parte da célula onde o material genético (DNA) se encontra, tanto nos organismos unicelulares quanto multicelulares. O núcleo celular é o que caracteriza os organismos eucariontes e os diferencia dos procariontes que não possuem núcleo. Aprenda qual é a função do núcleo da célula lendo o texto. 

Ao estudar para os vestibulares, muitos assuntos aparecem com frequência. Dentro da área de biologia, entender qual a função do núcleo da célula é extremamente importante para responder questões que surgem sobre o tema.

Um dos nossos objetivos é apresentar informações sobre os mais diversos assuntos para que você chegue bem preparado para o dia da prova no processo seletivo escolhido. Abordaremos aqui o núcleo da célula e suas funções, vamos lá?!

Você sabe o que é uma célula?

Primeiramente precisamos entender o que é a célula: trata-se da unidade mínima de que é feito um ser vivo. Para ficar mais fácil de compreender, se um ser vivo for esmiuçado ao máximo, sobrariam apenas as células.

Cada célula têm as suas partes, ainda que sejam unidades estruturais mínimas. Além disso, a composição de células animais ou vegetais varia em alguns aspectos.

Nem todas as células têm um núcleo definido. Aquelas que o têm são denominadas eucariontes. Por outro lado, são chamadas células procariontes aquelas que não têm núcleo definido.

Neste post, falaremos especialmente sobre as células que têm núcleo, por um motivo óbvio. Assim, continue lendo para conhecer mais o que é e qual a função do núcleo celular.

O que é o Núcleo da Célula?

O núcleo celular é uma estrutura, normalmente redonda e de certa cinco µm de diâmetro.

Eles se apresentam nas células eucariontes e a maioria das células possuem apenas um. Contudo, algumas células como de tecido muscular, por exemplo, podem apresentar mais de um.

O que compõe o núcleo celular?

Envoltório Nuclear

É uma dupla membrana que envolve o núcleo, também chamado de carioteca. O envoltório contém poros e suas bordas são formadas pelas membranas internas e externas.

Os poros são o que permite o núcleo da célula se comunicar com o exterior e também filtram o que entra e sai do núcleo.

Nucleoplasma

Uma espécie de citoplasma, porém, interno ao núcleo. Essa é a região em que podemos encontrar a heterocromatina com DNA bastante condensado e a eucromatina com DNA pouco condensado.

Nucléolo

Estrutura interna do núcleo onde pode-se encontrara DNA e RNA, proteínas e cromossomos.

É nele que as subunidades dos ribossomos são criadas e depois mandadas para fora do núcleo por poros para, então, formar os ribossomos no citoplasma.

Também é no nucléolo que ficam os cromossomos e onde ocorrem as funções organizadoras do núcleo.

Matriz Nuclear

Gera debate entre os estudiosos se ela realmente existe ou não, mas é uma estrutura que se espalha pelo núcleo.

Qual a função do núcleo da célula?

As células animais e vegetais têm em comum a existência de um núcleo. Este componente é responsável pelo que chamamos de função celular, isto é, aquilo que elas fazem em cada organismo. São elas:

Armazenar o código genético

A célula contém o DNA e o RNA de um organismo e, por essa razão, as informações genéticas do mesmo ficam armazenadas em seu núcleo. Além disso, essas informações genéticas são responsáveis por características hereditárias e controlam as outras funções nucleares.

Regular reações químicas

As reações químicas de destaque nesse contexto têm a ver com as informações genéticas que apresentamos mais acima. Uma vez que o núcleo da célula armazena essas informações, muitos processos relacionados a elas acontecem lá dentro.

Por exemplo, a duplicação do DNA e a transcrição do RNA ganham destaque como principais reações químicas que ocorrem no núcleo celular.

Bom, mas se você está aqui querendo saber quais são as funções do núcleo da célula, talvez nem entenda direito o que significa RNA e DNA, certo?

Eles são dois tipos de ácidos nucleicos que ficam no núcleo: o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA). Eles contam com a presença de açúcares distintos:  o RNA contém o açúcar ribose e o DNA contém o açúcar desoxirribose.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Dentre as diferenças principais está a estruturação das cadeias. O DNA tem cadeia dupla, enquanto que o RNA tem a simples.

A transcrição do RNA nada mais é do que a formação do RNA a partir do próprio DNA. Este é um processo importantíssimo que, por sua vez, é uma etapa fundamental da formação dos genes de um organismo.

No caso da duplicação do DNA, o conceito de divisão celular também precisa ser compreendido. Para não desviarmos o foco do núcleo celular, vamos apenas dizer que as células podem se dividir. Quando ocorre a divisão, a mesma informação genética que mencionamos antes precisa ser transmitida.

Assim, dizemos que as funções do núcleo da célula são:

  • Controle sobre a produção de proteínas.
  • Armazenar informação genética.
  • Duplicação do DNA.
  • Síntese e processamento dos 3 RNAs.

Nessa etapa ocorre uma reação química. Isso porque várias enzimas que estão envolvidas no processo promovem a ligação de substâncias.

Faça exercícios sobre células e teste os seus conhecimentos sobre o assunto. Clique aqui!

Tipos de células

Por fim, falaremos um pouco sobre tipos de célula que têm núcleo, mas que não necessariamente têm um núcleo, apenas. Além das células anucleadas, ou procariontes, que não têm núcleo, e das mononucleadas, que têm um só, temos outras duas variações.

Algumas podem ter dois (binucleadas) ou até mais núcleos (multinucleadas).

A quantidade de núcleos interfere nas funções celulares. Como mencionamos anteriormente, o núcleo celular é responsável pela transmissão das informações genéticas quando há divisão celular.

No caso de células anucleadas, a divisão não ocorre, justamente pela falta de um núcleo.

Conclusão: é importante entender que a principal função do núcleo da célula é o controle de todas as reações químicas celulares. É também o núcleo o responsável pela transmissão das características hereditárias.

Estude com as dicas do Beduka

Além de detalhar qual é a função do núcleo da célula, já explicamos aqui outros assuntos mais complexos e que são exigidos nos vestibulares. Por exemplo, saiba aqui o que é cinemática, o que é crônica ou ainda a aplicações das leis de Newton no cotidiano.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Depois de entender qual é a função do núcleo da célula, temos aqui vários textos que ajudam a se preparar para o vestibular e conseguir uma boa nota para ser aprovado no curso escolhido. Por exemplo:

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre qual é a função do núcleo da célula, aproveite para ver também uma relação com as melhores faculdades de Pernambuco, entender o que se estuda em jornalismo ou ficar por dentro de como conseguir isenção da taxa do ENEM.

Gostou do nosso texto sobre a função do núcleo da célula? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.