Cursos

Como é o curso de pedagogia? Conheça as principais características da arte de tornar-se um educador

Como é o curso de pedagogiaComo é o curso de Pedagogia?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Pedagogia é a ciência responsável pela educação dos jovens e estuda os problemas relacionados ao seu desenvolvimento como um todo. Deseja fazer esse curso? Confira mais sobre ele.

Essa é uma das graduações mais procuradas por estudantes em todo o Brasil. A possibilidade de estudar e se tornar um educador é um dos atrativos dessa área, além de  um mercado de trabalho abrangente. Entenda como é o curso de pedagogia e se ele combina com você.

Para saber mais sobre esse curso, listamos abaixo algumas informações importantes que você deve saber antes de escolher essa profissão.

Pedagogia não é um curso básico

Para ensinar é preciso aprender. O estudante do curso de pedagogia deve ter uma grande bagagem de conhecimento antes de ensinar seus alunos ou ainda participar de programas que trabalhem com educação.

A grade curricular de pedagogia contempla matérias que vão desde filosofia, sociologia, psicologia até aquelas mais específicas como linguística, alfabetização e gestão de ensino. Além dos conhecimentos da área, o estudante ainda vai aprender sobre a estrutura e a organização do sistema educacional do país.

Ao longo do tempo,o aluno ainda aprende sobre didática e técnicas de avaliação, educação básica e literatura infantil. Na pedagogia, o profissional estará apto também a contribuir com o sistema de ensino e colaborar com sua melhoria.

O estudante de pedagogia deve gostar do convívio com crianças e adolescentes

Parece óbvio, mas é bom lembrar que o pedagogo, mesmo que não atue diretamente em sala de aula, terá que trabalhar em prol do público infanto-juvenil. Portanto, a empatia por crianças deve estar entre as aptidões do candidato.

O  aluno é o principal beneficiado do ensino do professor e da atividade pedagógica, porém, todo o contexto onde ele está inserido se beneficia do tema. O curso também ensina e prepara o profissional para lidar com a família e a comunidade. Aulas de sociologia e psicologia são as mais importantes nesse sentido.

O que faz o pedagogo?

O que um pedagogo faz

Quem cursa a faculdade de pedagogia está preparado para lecionar e conhece bem o sistema de ensino. Mas nem todos possuem vontade ou talento para ficar em sala de aula, em contato direto com os alunos.

Você que quer entender como é o curso de pedagogia precisa também avaliar as atividades que serão realizadas por este profissional, justamente para saber se combina com o seu perfil.

A função mais conhecida do profissional de pedagogia é a de professor. O educador tem a missão de transmitir o conhecimento aos seus alunos, de forma didática, e com o comprometimento da aprendizagem.

Também é possível, dentro do contexto de sala de aula, que o profissional formado em pedagogia seja especializado em educação especial e fique responsável pela inclusão de alunos com dificuldades ou deficiências dentro do ambiente escolar.

O pedagogo pode optar por cargos de direção ou coordenação escolar. Uma outra possibilidade é trabalhar no ambiente governamental, ou seja, em órgãos públicos responsáveis por políticas ligadas à educação e seus planos de ação.

Uma modalidade pouco conhecida, mas muito utilizada nos últimos anos e, que parece tendência, é a função do pedagogo empresarial. O profissional tem como principal atividade implementar a execução, avaliar e coordenar a construção do projeto pedagógico da organização no desenvolvimento das atividades empresariais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Assim como o pedagogo empresarial, existem novas atuações que vem ganhando espaço no mercado profissional. São elas: pedagogo hospitalar, social, esportivo, vocacional, entre outras.

Todas essas funções requerem do estudante do curso de Pedagogia especialização e estudos direcionados, para atuar na área desejada.

Vale ainda destacar que a área de atuação do formado no curso de pedagogia é bem amplo e pode trabalhar em diversos setores como ONGs, igrejas, escolas públicas, empresas e consultorias, por exemplo.

Se você se identificou com alguma das oportunidades de carreira acima e compreendeu como é o curso de pedagogia, aproveite o nosso buscador para descobrir qual a faculdade que oferece a melhor formação em sua cidade.

Seja aprovado com as dicas Beduka

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Além de entender como é o curso de pedagogia, nós já explicamos aqui quais são as melhores faculdades do Rio de Janeiro, como fazer um mapa mental e revelamos os segredos da redação perfeita do ENEM.

Para ajudar estudantes que estão se preparando para os vestibulares, nós desenvolvemos um simulador de questões do ENEM. Aqui você pode treinar e testar os seus conhecimentos de forma gratuita, 24 horas por dia. Conheça!

Temos aqui vários textos que ajudam a se preparar para o vestibular e conseguir uma boa nota para ser aprovado no curso de pedagogia. Por exemplo:

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre como é o curso de pedagogia, aproveite para ver também uma relação com as melhores faculdades de Santa Catarina, entender o que foi o iluminismo ou ficar por dentro de quando abrem as inscrições para o FIES 2019.1.

Gostou do nosso texto com os detalhes de como é o curso de pedagogia? Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.