Literatura

Resumos de livros para vestibular e ENEM – Análise das principais obras

Resumos de livros para vestibularResumos de livros para vestibular
Sala do Saber - melhor cursinho online

Há muitos livros que são cobrados no ENEM e em outros diversos vestibulares. Nesse artigo você encontra o resumos de livros para vestibular, além de análises das principais obras cobradas nas provas.

Leia os resumos de livros para vestibular. Resumimos e analisamos as obras literárias e fizemos sínteses diferenciadas, exercícios de literatura e muito mais.

Você já conhece a lista de leituras obrigatórias dos vestibulares do país? A Fuvest, Unicamp, UFRGS e outras faculdades pedem livros de literatura em seus editais.

Essas são leituras obrigatórias e costumam ser muitas. Por isso os alunos buscam por resumos de livros para vestibular. Nem todos conseguem ter tempo para fazer as leituras completas de cada uma das obras literárias.

E não basta somente ler. Além de resumir é preciso fazer uma leitura aprofundada, com análise da obra, do período em que se encontra, do estilo literário, do autor e sua intenção, etc

Nossos resumos de livros para vestibular contam com a descrição das personagens, da época, do narrador, das referências e muito mais.

Por isso, reunimos nossos resumos e análises das obras do vestibular para te ajudar.

Até mesmo no Enem é comum aparecerem certos autores com mais recorrência. Mesmo não havendo uma lista com leituras obrigatórias, há livros que se repetem quase sempre nas questões de Linguagens e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio.

Nossos resumos de livros para vestibular já estão nas listas da Fuvest e da Unicamp, outros nos mais cotados para cair no Enem 2019.

Vejas as listas:

Logo abaixo neste artigo, você pode ver quais livros já estão resumidos e analisados.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Quais livros caem no vestibular?

Além das leituras obrigatórias Fuvest, Unicamp e UFRGS, por exemplo, os livros que caem no vestibular são os escolhidos por cada instituição que realiza o próprio vestibular.

Se a forma de ingresso for o ENEM, os livros que caem no vestibular não são listados, mas presumidos por causa do número de questões de literatura que trataram de um mesmo autor ou de um mesmo livro.

Isso é pensamento estratégico!

A lista com os mais prováveis do Enem pode ser conferida no link acima. E mais! Além desses, temos diversos resumos de livros para vestibular. Eles são obras de autores consagrados, principalmente no Brasil. São obras com importância histórica, que são marcos em seus gêneros, seja no romantismo, no realismo, no classicismo e assim por diante.

O que é um resumo de um livro?

O resumo de um livro é a sua síntese, a condensação dos fatos principais. Um bom resumo te apresenta de forma curta quais são os personagens principais, como se deu o início da narrativa, como surgiu o problema central do enredo e como ele foi resolvido.

Além disso, na nossa lista de resumos de livros para vestibular e demais leituras obrigatórias, seja Fuvest, Unicamp, UFGRS, Enem e outros, também incluímos a análise da obra.

Diferentemente do resumo de um livro, a análise busca compreender a crítica que o autor pretende fazer com sua obra literária. Revelamos o estilo usado na narração e o movimento a que pertence o autor e seu livro.

Em cada um você descobre não só o resumo do livro, mas também as características principais do movimento literário, sendo ele modernista, romântico, realista, futurista, histórico ou fictício, se virou filme ou adaptação em minissérie ou novela e muito mais.

Quais são as obras literárias?

No blog do Beduka você encontra as principais obras literárias cobradas por todo o Brasil, desde a escola até o Ensino Superior.

Temos as seguintes categorias que podem te ajudar:

Se você procura resumos de livros para a escola ou resumos de livros para vestibular, podemos ajudar. Se quer ver a análise dos livros de literatura dos editais, também podemos ajudar.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Confira a nossa lista completa, veja os nossos resumos, análises e algumas questões de vestibular sobre as obras. E se não achar o livro que você quer resumido nessa lista, não se preocupe, sempre temos atualização com resumos de novos livros.

Você pode nos dizer qual você precisa, basta comentar. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

Resumo de livros para vestibular e Enem:

1 – O Bem Amado – Dias Gomes (Resumo e Análise)

2 – Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio (Resumo e Análise)

3 – O Tempo e o Vento – Érico Veríssimo (Resumo e Análise)

4- Os Lusíadas – Camões (Resumo e Análise)

5 – Senhora – José de Alencar (Resumo e Análise)

6 – A Hora da Estrela – Clarice Lispector (Resumo e Análise)

7 – Os Sertões – Euclides da Cunha (Resumo e Análise)

8 – O Ateneu – Raul Pompeia (Resumo e Análise)

9 – Grande Sertão Veredas – Guimarães Rosa (Resumo e Análise)

10 – A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo (Resumo e Análise)

11 – Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade (Resumo e Análise)

12 – Estrela da Vida Inteira – Manuel Bandeira (Resumo e Análise)

13 – Capitães da Areia – Jorge Amado (Resumo e Análise)

14 – Macunaíma – Mário de Andrade (Resumo e Análise)

15 – A Cidade e as Serras – Eça de Queiroz (Resumo e Análise)

16 – A Relíquia – Eça de Queiroz (Resumo e Análise)

17 – Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade (Resumo e Análise)

18 – Minha Vida de Menina – Helena Morley (Resumo e Análise)

19 – Sagarana – Guimarães Rosa (Resumo e Análise)

20 – Dom Casmurro – Machado de Assis (Resumo e Análise)

21 – Mayombe – Pepetela (Resumo e Análise)

22 – Vidas Secas – Graciliano Ramos (Resumo e Análise)

23 – O Cortiço – Aluísio Azevedo (Resumo e Análise)

24 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis (Resumo e Análise)

25 – Iracema – José de Alencar (Resumo e Análise)

Ler os resumos dos livros de vestibular é suficiente?

Ler os resumos de livros para vestibular é o principal ponto de partida, pois te ajuda a compreender a obra como um todo. Porém não é suficiente, mesmo sendo muito útil, principalmente para quem não tem tempo ou deixou para última hora.

Se você já leu o resumo dos livros para vestibular e já está por dentro das análises críticas, já conseguirá perceber na primeira leitura, o que não perceberia ou entender o que demoraria mais para compreender.

Porém, é só com a leitura das obras de literatura que você realmente consegue melhorar as habilidades de interpretação e gramática. O contato com a forma de escrever de cada autor faz com que você cresça, amadureça, fique mais esperto, com leitura mais fluida e ágil e muito mais.

Além disso, você aproveita, afinal é um prazer adentrar outro universo e participar das histórias. Os apaixonados por livros sabem do que estou falando.

Então, leia os resumos de livros para vestibular como introdução e depois leia as obras mesmas. Você não vai se arrepender!

Lendo mais você melhora a sua redação.

Com as leituras obrigatórias dos vestibulares, que resumimos, você aprende novas palavras e se acostuma a escrever de acordo com a norma padrão culta do Português. Esse inclusive é um dos requisitos observados nas redações.

Normalmente, as questões dos vestibulares são extensas e demandam muita atenção. Se você já for habituado a ler, não perderá o foco na hora da prova.

Sua leitura será mais dinâmica e você entenderá rapidamente do que se trata, afinal elas costumam ser escritas de forma mais clara, e você já terá treinado lendo autores mais complicados.

As construções frasais de quem está acostumado com obras de literatura são fantásticas. E por fim, você também aumenta a sua capacidade de fazer referências geniais usando temas da atualidade e os ligando às obras consagradas.

A literatura brasileira é riquíssima, somos muito privilegiados por termos grandes gênios das letras em nosso país.

Você gosta de vídeos com as análises e resumos de livros para vestibular?

Já temos alguns vídeos com os resumos das principais obras de leitura obrigatória nos vestibulares. O foco foi no Enem. Confira:

Aprenda muito mais com o Beduka!

Faça simulados para o ENEM e leia muitas matérias com dicas para os vestibulares no nosso blog. Também falamos sobre as profissões, sobre os cursos universitários e muito mais. Além do resumo de livros para vestibular, temos também os temas mais cobrados de cada matéria do ENEM.

Saiba no nosso site a nota de corte do SISU e do PROUNI para cada curso em cada faculdade de uma forma super fácil! Acesse Beduka.com

Temos um canal no YouTube com vários profissionais explicando como é viver a profissão escolhida no dia a dia e ainda dizendo como está o mercado.

O Beduka é um buscador de faculdades e cursos totalmente online e gratuito. Faça sua busca já! Encontre o melhor lugar para você estudar, com as melhores avaliações do MEC e dos alunos.

Veja também os valores das mensalidades das instituições, seja presencialmente ou EAD.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários