Como funcionaFies

Como funciona o Fies 2024? Respostas para as 18 dúvidas mais comuns!

Como funciona o FiesComo funciona o Fies?
Instagram Beduka

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo que facilita a vida de milhões de estudantes que não podem pagar uma universidade particular. É bem simples, ele arca com parte ou 100% das suas mensalidades e você só precisa devolver o dinheiro depois de formado.

Mas há uma série de pré-requisitos para participar e é preciso conhecê-los, um deles é ter feito o Enem e não ter tirado menos de 450 pontos. Os outros estão relacionados principalmente a renda familiar.

Só que não para por aí, ainda tem períodos de inscrições e diversos outros detalhes que podem te fazer conseguir ou perder esse apoio para entrar na universidade. Por isso, leia o artigo até o final, confira como funciona o Fies 2024 e esclareça suas principais dúvidas.

Ficou interessado? Então esse artigo é para você! Nele você verá todos os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao assunto:

  1. O que é o Fies?
  2. Como funciona o Fies 2024/1 e quem pode participar?
  3. Quais são os tipos de financiamento e como funcionam os juros do Fies?
  4. Cronograma do Fies primeira edição!
  5. Como se inscrever (pré-seleção e seleção)?
  6. Quanto custa para se inscrever no Fies?
  7. O Fies tem cotas?
  8. Como funciona a nota de corte do Fies?
  9. Quantas chamadas tem o Fies 2024?
  10. Quais são os documentos que eu preciso para ter acesso ao Fies?
  11. Como funciona a lista de espera do Fies?
  12. Como ver o resultado?
  13. Como funciona o pagamento do FIES?
  14. Como funciona o aditamento do Fies?
  15. E a política de cancelamento?
  16. Eu preciso ter fiador para participar do Fies 2024?
  17. Posso usar o Prouni e o Fies ao mesmo tempo?
  18. É possível participar do Fies mais de uma vez?
  19. Entre na faculdade sem precisar do Enem!

Você sabia que o Fies exige uma nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio? Isso pode ser super fácil! Basta fazer o Simulado Enem do Beduka para alcançar uma excelente pontuação. Quem sabe tão boa que nem precise de financiamento, né? Aproveite, ele utiliza questões do próprio exame, correção TRI e é 100% gratuito!

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que oferece uma oportunidade aqueles que não têm condições de arcar com a mensalidade de uma faculdade no exato momento.

Ele foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1999. Seu objetivo é facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior, oferecendo financiamentos para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas.

Assim, o dinheiro é “emprestado” para o estudante que terá de quitar sua dívida depois de concluir o curso.

O programa passou por algumas mudanças em 2018. Elas criaram um sistema diferente de inscrições, alteraram a maneira com que a cobrança dos juros acontece e muito mais.

Além disso, desde o segundo semestre de 2020, o Fies (financiamento sem juros para renda familiar de até 3 salários mínimos) e o P-Fies (financiamento com juros para renda familiar até 5 salários mínimos) possuem regras independentes.

O Fies inclui todos os cursos?

O financiamento oferecido pelo Fies contempla apenas os cursos presenciais que tenham conceito igual ou superior a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A lista de cursos e a distribuição de vagas sofre alteração a cada edição do programa. E geralmente a preferência é para os cursos da área da saúde.

Apesar disso, durante o período de inscrições, a lista contendo todas as instituições e cursos participantes do programa fica disponível no portal oficial do MEC.

Como será o Fies 2024/1?

Por enquanto, as informações disponibilizadas pelo MEC são as dos segundo semestre de 2023. Novas datas e mudanças devem ser oficialmente divulgadas somente no início de 2024, quando acontecerá a primeira edição do ano.

Faremos uma atualização nesse post assim que obtivermos mais informações!

Quem poderá participar do Fies 2024/1? (Primeira Edição)

Para poder conseguir um financiamento através do Fies a regra tem sido sempre a mesma, igual a dos últimos anos. Isso significa que o estudante deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter média igual ou superior a 450 no Enem;
  • Ter nota acima de 0 na redação do Enem;
  • Possuir renda familiar bruta per capita mensal de até três salários mínimos.
  • Não ter sido beneficiado pelo programa anteriormente.

Sua renda é maior do que a permitida? Calma que tem jeito. Os candidatos que tiverem renda superior a três salários mínimos podem participar do P-Fies, a gente fala sobre ele logo, logo.

Afinal, é parte fundamental de como funciona o Fies e informação básica para quem deseja uma vaga por meio do programa.

Quais são os tipos de financiamento do Novo Fies? Critérios e juros

O Fundo de Financiamento Estudantil passou por uma reforma no ano de 2018, então a versão atualizada passou a ser chamada de “o Novo Fies”.

O funcionamento do programa para quem quer participar continuou quase o mesmo. O que mais interfere na vida do estudante são as mudanças nas modalidades e formas de pagamento. Vamos ver quais foram para entender como funciona o Fies.

Modalidade I

Essa modalidade oferece juros zero e é destinada para candidatos que possuam renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

O estudante que conseguir um financiamento através dessa modalidade começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda. Dessa forma, os encargos a serem pagos diminuem de maneira considerável.

O custo dessa modalidade é mais baixo, pois o financiamento estudantil é oferecido diretamente pelo governo federal!

Modalidade II e III: O que é o P-Fies?

Com essa atualização do Fies, a modalidade II e III tornaram-se o P-Fies. 

Ele era uma nova modalidade criada pelo MEC para conceder financiamento sem precisar de dinheiro público, mas acabou virando um programa à parte. 

Atualmente, ele pertence às instituições privadas. Esse tipo de financiamento passou a ser 100% das Faculdades e bancos, assim, cada lugar tem suas condições de juros. De modo geral, é para alunos com renda familiar de até 5 salários mínimos.

A diferença que restou da modalidade 2 para a 3 é que a segunda é para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Já a terceira é para todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES.

Cronograma do Fies 2024/1 (primeiro semestre)

Além de saber como funciona o Fies, é importante estar ciente das datas mais importantes relacionadas a primeira edição do programa em 2024. Porém, elas só serão divulgadas no início do próximo ano!

Continue nos acompanhando por aqui. Pois, informaremos a você imediatamente após o MEC fazer a publicação do novo calendário.

Inscrição regular

  • Inscrições: novas datas ainda não foram divulgadas;
  • Resultado em chamada única: novas datas ainda não foram divulgadas;
  • Período para complementar a inscrição: novas datas ainda não foram divulgadas;
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: novas datas ainda não foram divulgadas;

Quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera.

Como participar do Fies? (inscrição)

Se quiser se inscrever com sucesso no Fies e estar participando, o candidato precisa ser aprovado nas duas fases: pré-seleção e seleção.

Explicaremos o que são eles logo após o passo a passo da inscrição:

  • O estudante deve acessar o Site do Programa;
  • Faça o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gere uma senha;
  • Após esse primeiro contato, o sistema deve enviar um e-mail de validação;
  • Após a validação, o candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e fazer de fato a sua inscrição;
  • O sistema do FIES 2024 deve permitir a escolha de até 3 cursos,  em ordem de prioridade;
  • Quem for pré-selecionado precisará acessar o sistema do SisFies em até 5 dias após a divulgação da lista para confirmar as informações.
  • Após a conclusão dos passos no SisFies, o estudante tem o prazo de 10 dias para se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para fazer a validação das informações. Cada instituição de ensino superior que adere ao Fies tem uma CPSA própria.
  • O último passo da inscrição é a oficialização do financiamento, feita diretamente na unidade bancária escolhida, dentro do prazo de 10 dias.

O que é a Pré-seleção do Fies?

A pré-seleção é a primeira etapa para quem deseja participar do Fies. É necessário que o estudante manifeste interesse no financiamento no portal oficial do programa.

A partir disso, ele será encaminhado para a etapa de pré-seleção. Nela, um agente financeiro avaliará o perfil do candidato, vendo se ele pode ou não ser posteriormente selecionado.

Para conferir se foi aprovado, o candidato deverá acessar seu cadastro no site oficial.

Seleção do Fies

Se o perfil do candidato for pré-selecionado, ele passará para a fase de seleção.

Essa fase tem como critério a nota do Enem, levando em consideração as opções de curso selecionadas pelo estudante. Caso o candidato tenha feito a prova do Enem mais de uma vez desde 2010, a nota mais alta entre as edições prevalecerá na sua inscrição do Fies.

É aqui que a coisa, de fato, começa a acontecer, Você vai vendo como está colocado em relação aos demais concorrentes e todo aquele friozinho na barriga semelhante ao do Sisu mesmo!

Quanto custa para se inscrever no Fies 2024?

Nadica de nada! Vale lembrar que a inscrição do Fies é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação.

A única coisa que você gasta é lá no início quando vai se inscrever no Enem. Depois que fez a prova, o cadastramento no site do Fies é totalmente gratuito!

Então, fique tranquilo! Porque como funciona o Fies não depende de pagamentos.

O Fies tem cotas?

Tem sim! Há vagas específicas para as ações afirmativas. É justamente no momento da inscrição que você precisa selecionar qual o tipo de cota que está concorrendo (pretos, pardos, indígenas).

Quem optar por concorrer nessa modalidade, vai disputar somente com outros candidatos que também escolheram essa mesma modalidade. Mas isso não significa que vai ser mais fácil!

Como funciona a Nota de Corte do Fies 2024?

A nota de corte é a pontuação do último candidato selecionado. Isso quer dizer que, na hora do processo seletivo, as pessoas que tiveram pontuações maiores do que a nota de corte têm chances de conseguirem o financiamento.

Ainda assim, isso não é uma garantia. Afinal, ela é atualizada diariamente durante o período de inscrição. Ou seja, a cada dia, novas pessoas colocam suas notas e o sistema recalcula tudo. Então é possível aumentar de um dia para o outro. 

Por isso, somente a divulgação final daquela edição é que nos mostrará algo concreto.

Cronograma de estudos

Quantas chamadas tem o Fies 2024?

O Fies realiza duas chamadas. Isso significa que, em cada edição de cada semestre, há duas chances de ser chamado para a próxima etapa após a inscrição.

Após a primeira chamada do Fies (a primeira vez que chamam os selecionados), os estudantes devem levar os documentos para comprovar os pré-requisitos. Depois, devem fazer a matrícula.

Caso os candidatos selecionados não compareçam no prazo ou algo dê errado na comprovação de informações, a vaga vai para a segunda chamada. 

Ela é uma repetição do primeiro processo, só que com as vagas que sobraram. É um reaproveitamento que oferece mais uma chance para os alunos, sem que eles tenham que fazer nada.

Quais são os documentos que eu preciso levar no Fies?

Como funciona o Fies está diretamente ligado a apresentação de documentos. Afinal, desde a pré-seleção, o candidato deve informar valores e dados pessoais. Mas o pedido desses documentos para confirmar só vem após a seleção e na hora de confirmar o financiamento com o banco. Por isso, é importante não mentir nunca.

O candidato receberá as instruções com quais documentos apresentar, mas de modo geral são eles:

Documentos do contratante

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA.
  • Também podem ser requisitados;
  • Documentos do representante legal, para menores de 18 anos;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, quando for o caso;
  • Termo de concessão de bolsa parcial do Prouni, quando for o caso.

Documentos do fiador

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, somente em caso de fiança convencional;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, quando for o caso.

Como funciona a Lista de Espera do Fies?

Após o período de inscrições, o sistema classifica os estudantes e realiza a primeira chamada e a segunda chamada com os candidatos.

Mesmo após as duas chamadas, pode acontecer de algumas vagas não serem preenchidas. Isso porque algumas pessoas perdem o prazo ou não se matriculam a tempo.

Dessa forma, o Fies abre a lista de espera. Ela é utilizada pelas instituições de ensino participantes do programa com o objetivo de preencher todas as vagas, até o final!

É importante saber que os candidatos que tiverem interesse em participar da lista precisam se inscrever nela ao final da segunda chamada. E isso deve ser feito dentro de um prazo!

Como ver o resultado do Fies 2024?

No site Fies Seleção o aluno pode conferir se foi selecionado ou as modalidades disponíveis. Além disso, é possível conferir diretamente junto à instituição de ensino em que você se inscreveu.

O candidato que não foi aprovado na primeira etapa será, automaticamente, incluído na lista de espera.

Então, essa é uma parte importante de como funciona o Fies. Pois, o processo não depende de uma nova inscrição.

Como funciona o pagamento do Fies?

Existem algumas fases que é preciso cumprir e ir gerenciando para conseguir quitar o pagamento. Vamos entendê-las:

1° – Utilização

O Fies é uma modalidade de financiamento que exige o pagamento da dívida após a conclusão da graduação escolhida. Contudo, é necessário pagar algumas taxas durante a realização do curso.

Um desses valores é definido por contrato, chamado de encargo operacional. O outro diz respeito à contratação obrigatória de um seguro de vida. Esses serão os dois gastos iniciais e já durante o curso que o aluno vai ter!

2° – Carência

O Novo Fies não conta mais com o período de carência. Isso significa que anteriormente o estudante poderia esperar até 18 meses para iniciar o pagamento.

Agora, a fase de amortização começa logo após a conclusão do curso. Por isso, é bom ir se preparando durante o curso e não deixar pra depois!

3° – Amortização

Assim que o estudante termina a graduação, ele pode abrir seu próprio negócio ou ser contratado por uma empresa. Caso isso realmente aconteça, o desconto será realizado diretamente na fonte de renda, baseado em um cálculo feito pelo Governo Federal.

Se o aluno não conseguir um emprego, nem iniciar a carreira como proprietário de uma empresa, deverá quitar o financiamento em prestações mensais.

Seja qual for a forma de amortização, ela sempre será realizada diretamente para a instituição que financiou o curso e o seguro de vida! Tudo isso deve ser feito, no máximo, em um prazo de 14 anos.

Como funciona o aditamento do Fies?

O Aditamento do Fies é, simplesmente, a renovação do benefício. Através do aditamento, o governo consegue saber se o aluno continua matriculado na instituição de ensino e se tem interesse em continuar participando do programa.

Cancelamento do Fies

Se você já passou da etapa de como funciona o Fies e deseja cancelar o seu, leia, neste tópico, quais são as suas opções:

Suspensão temporária

O candidato pode solicitar a suspensão temporária por até dois semestres consecutivos. Para isso, basta acessar o SisFies.

Dessa forma, o candidato não precisará pagar pelo financiamento durante o período em que o contrato estiver suspenso e poderá retomar aos estudos normalmente depois desse período.

Quer ganhar bolsas de até 65% de desconto na faculdade? Isso é fácil! Acesse o site do Beduka.

Cancelamento definitivo

Ao decidir por essa opção, ocorre a quebra do contrato e o estudante precisará arcar com o pagamento do período já utilizado e não poderá solicitar o Fies novamente em outra ocasião.

Há dois períodos em que o estudante pode solicitar o cancelamento definitivo:

  • Até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para financiamentos relativos ao primeiro semestre;
  • Até o 15º dia dos meses de julho a novembro, para os contratos do segundo semestre.

Eu preciso ter fiador para participar do Fies 2024?

De modo geral, sim! E essa é uma posição de grande responsabilidade. 

O fiador é o como um “responsável financeiro”. Mesmo que você pague sozinho, é preciso ter alguém legalmente reconhecido para cobrir o gasto se um dia você não puder pagar por qualquer motivo.

Por isso, existem algumas regras sobre quem pode ou não ser fiador. Não pode ser o cônjuge do candidato (marido/mulher), nem alguém que já use o Fies. Além disso, somente cidadão brasileiro ou português, poderá atuar como fiador.

Existem poucos casos em que não é preciso um fiador:

  • Bolsistas parciais do ProUni;
  • Alunos matriculados em cursos de licenciatura;
  • Alunos com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa.

Posso usar o Prouni e o Fies ao mesmo tempo?

Sim, mas depende do caso! Muita gente busca fazer a complementação do Prouni usando o Fies, caso tenha conseguido uma bolsa de 50% no primeiro programa.

O Fies pode sim ser solicitado por bolsistas parciais do ProUni, desde que obedeça três regras:

  • A utilização do FIES tem que ser no mesmo curso e na mesma instituição que o estudante tem a bolsa do ProUni;
  • A soma dos benefícios não pode exceder o valor das mensalidades;
  • A faculdade tem que ser participante tanto do Fies quanto do Prouni.

O Fies e o Prouni usam a nota do Enem! Então, o Beduka até já disponibilizou um Simulado Enem Gratuito para te ajudar a se preparar para a prova!

Continue lendo os próximos tópicos para não restar dúvidas de como funciona o Fies.

É possível participar do Fies mais de uma vez?

O candidato pode tentar participar do Fies quantas vezes quiser, desde que siga aquelas exigências que falamos lá em cima.

Só não pode quem:

  • Já participou uma vez e cancelou o contrato.
  • Já concluiu uma graduação com o Fies.

É importante saber que mesmo quem tem diploma pode usar o Fies, mas a preferência é de quem ainda não tem.

Esperamos ter ajudado você com este artigo sobre como funciona o Fies.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós te conectamos à faculdade

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Acesse o Beduka Bolsas agora e consiga um desconto de 65% no curso dos seus sonhos!

Obrigado por ter lido nosso artigo sobre como funciona o Fies. Bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.