FilosofiaHistóriaRedação

Alusões históricas e citações filosóficas para redação do Enem – Vale qualquer tema!

Alusões históricas e citações de filósofos para redação do Enem para qualquer tema!Alusões históricas e citações de filósofos para qualquer redação do Enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

Alusões históricas e as citações filosóficas são dois recursos que podem ser utilizados na redação do Enem e que valorizam o texto. Saiba como utilizá-los e, dessa forma, chegar mais perto de tirar a nota máxima na dissertação.

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Quer aumentar suas chances de conseguir a redação nota 1000 no ENEM deste ano? Aprenda a usar alusões históricas e citações filosóficas para demonstrar pleno domínio do tema proposto.

Neste artigo abordaremos não só o que é uma alusão histórica e uma citação filosófica para redação, mas também apresentaremos algumas delas que podem ser consideradas “coringas” porque podem se encaixar em praticamente qualquer tema. Assim você não será pego(a) de surpresa.

O blog do Beduka tem muitas dicas sobre redação e esta é mais uma delas, não deixe de conferir as palavras que mais enriquecem uma redação dissertativa argumentativa, saiba como fazer o correto uso da vírgula e também o uso da crase.

Tanto as questões em geral do Enem, como as redações, envolvem alguns tipos de intertextualidade com outras áreas do conhecimento, pois trata-se de uma prova interdisciplinar. Se ao escrever você demonstrar que um tema se relaciona a outras áreas do conhecimento de forma coerente, suas chances de ter uma nota alta na redação do Enem são muito maiores.

Estude para o Enem com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

  1. Alusões históricas no Enem- tipos de intertextualidade
  2. Alusões históricas para qualquer tema – exemplos
  3. Citações de filósofos para Redação – outro tipo de intertextualidade
  4. Citações filosóficas coringas para qualquer redação

Alusões históricas no Enem- tipos de Intertextualidade:

O que é uma alusão histórica?

Aludir é fazer referência, como se estivesse apontando, lembrando. Pode-se fazer alusões a pessoas, a fatos, períodos históricos, a outros textos, etc.

As alusões históricas são muito bem vindas nas redações do ENEM. Você se depara com um tema, normalmente atual, e percebe que houve um período histórico do Brasil ou do mundo que se relaciona com ele e pode enriquecer sua redação. Tendo percebido isso, o que você faz? A alusão histórica.

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.

Alusões históricas para qualquer tema – Exemplos

Estas alusões poderão ser usadas em muitos temas diferentes, use sua criatividade e mande muito bem.

1 – Alusão à Grécia Antiga

A Grécia é o berço da mitologia mais conhecida no ocidente e lar dos primeiros filósofos (Confira aqui os filósofos que mais caem no Enem). Mencionar os mitos gregos, algum personagem famoso da literatura grega, etc, demonstrará domínio do tema proposto e habilidade com tipos de intertextualidade.

Facilmente essa alusão histórica pode ser feita em relação à:

  • Política
  • Arte
  • Literatura
  • Mitos
  • Cultura, etc…

2 – Alusão histórica à Revolução industrial

Você se lembra da revolução Industrial que começou na Inglaterra e se espalhou pelo mundo? As fábricas tomaram conta do cenário, transformaram o ambiente, os produtos eram feitos em série e em maior quantidade, os trabalhadores eram explorados, e outros importantes marcos aconteceram nessa época.

Pois bem, este fato pode ser usado para se fazer alusão histórica à:

  • Direitos trabalhistas
  • Dignidade do ser humano
  • Consumismo
  • Poluição
  • Meio ambiente
  • Êxodo Rural, etc…

3 – Referência à II Guerra Mundial

O mundo dividido em guerra, bombas atômicas explodindo, holocausto, fascismo, nazismo, comunismo, liberalismo…Tudo isso e muito mais envolvido neste período da história.

Mais Alusões possíveis:

  • Respeito ao diferente
  • Negociações Internacionais
  • Tratados de Paz
  • Conflitos internacionais
  • Alianças de mesmo interesse econômico, etc…

Essas três são bem famosas e as possibilidades de seus usos são muitas.

Lembre-se, ao fazer alusão histórica você estará ligando um evento da humanidade de forma comparativa a outro tema. Use também, novelas filmes e quadrinhos (Também é possível contrapor a ficção à realidade).

Veja também um exemplo de uma redação com uma alusão feita a um poema de Drummond, aqui!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Citações de filósofos para redação- outro tipo de intertextualidade

O que é uma citação?

Qual a diferença entre alusão e citação?

Por meio da citação você faz referência ao pensamento, frase, texto, livro de um autor e o identifica. A diferença entre alusão e citação é que a alusão faz uma referência explícita ou implícita ao tema referenciado, enquanto a citação está diretamente ligada à propriedade intelectual do autor, fazendo referência explícita. A citação trás as palavras do próprio autor!

Tem sido muito comum os alunos fazerem referências aos filósofos, usando a citação filosófica. Elas são frases dos filósofos que podem ser interpretadas e encaixadas no tema para ajudar a desenvolver o assunto e demonstrar domínio e conhecimento.

Exemplos de citações filosóficas coringas para qualquer redação!

Sobre educação

  • Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.Pitágoras

Sobre Política

  • A base da sociedade é a justiçaAristóteles

Sobre a sociedade

  • “Ter o direito de fazer uma coisa não é, em absoluto, estar certo em fazê-la.” Chesterton

Sobre globalização

  • “A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais as distâncias afetivas.” Jaak Bosmans

Sobre Economia

  • “O preço é uma coisa maluca e incalculável, enquanto o Valor é uma coisa intrínseca e indestrutível.” Chesterton

Sobre Arte

“A arte deve propender ao bom e ao verdadeiro mediante o belo e afastar do mau e falso mediante o horrendo” Carlos Nougué

Sobre a mudança

  • Nada é permanente, salvo a mudança.Heráclito

Sobre o saber

  • Só sei que nada seiSócrates

Sobre a história

  • Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-loGeorge Santayana

Ufa! Já é um número bom de citações filosóficas. Mais do que isso não é necessário e elas podem ser usadas de formas variadas.

ATENÇÃO: Ao fazer citações de filósofos para redação tenha cuidado para não escolher uma muito longa. Elas são boas mas o que os corretores mais querem ver são as suas palavras, então nada de encher o texto de citações filosóficas para ocupar espaço.

Isso será entendido como “encheção de linguiça.

Entendeu esses tipos de intertextualidade que podem ser usados no Exame Nacional do Ensino Médio?

Comente e compartilhe!

Ajude seus amigos a entender como fazer alusão histórica e citação filosófica para redação ENEM.

Beduka é um buscador de faculdades. Você busca por um curso e encontra as todas as faculdades da sua região e do Brasil, descobre os seus diferenciais, os valores das mensalidades, os salários dos profissionais e muito mais. ENCONTRE SUA FACULDADE AQUI!

Você também pode se interessar por essas outras dicas:

Acompanhe o Beduka no Facebook e no Instagram. Nos ajude a crescer e ajudar cada vez mais pessoas com essas dicas.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Seria interessante exemplificar as alusões com textos das redações nota 1000, assim, aproximaríamos a gramática em consonância com a prática de escrita. Encontro explicações maravilhosas, mas percebo lacunas na exemplificação da gramática em textos dissertativos, onde não haja narrativas nem descrições, e sim situações de escrita acadêmica.