Faculdades

Melhores faculdades de Pedagogia do Brasil

MELHORES-FACULDADES-DE-PEDAGOGIA-DO-BRASILMelhores faculdades de Pedagogia no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de Pedagogia prepara as pessoas para cuidarem da educação de crianças. É nessa área que você quer atuar? Confira quais as melhores faculdades do Brasil para esse curso!

É apaixonado por crianças? Para fazer o curso de Pedagogia esse é o principal requisito, além de ser paciente com elas e ter vocação para ensinar. Se você deseja fazer esse curso, então esse artigo é pra você! Apresentamos as melhores faculdades de Pedagogia do Brasil!

Nesse artigo traremos as informações sobre o que faz um pedagogo e quais as melhores faculdades de Pedagogia de todo o país. Se a distância não for uma barreira para você e você estiver disposto a se mudar para estudar, esse artigo te ajudará ainda mais.

Por outro lado, se na sua cidade há uma universidade que oferece o curso, mas você não sabe o quão bem colocado ele está, confira isso no site do Beduka. Lá nós te informamos isso!

Está estudando para o ENEM? Revise os principais conteúdos com o nosso simulado. É grátis!

O que faz um Pedagogo?

O que faz um pedagogo

Pedagogo é o nome dado para o profissional formado em Pedagogia. É a profissão que se dedica a atuar em processos relacionados ao ensino e à aprendizagem de crianças e adolescentes.

Quem cursa a faculdade de Pedagogia está preparado para lecionar e conhece bem o sistema de ensino. Mas nem todos possuem vontade ou talento para ficar em sala de aula, em contato direto com os alunos.

O pedagogo pode optar por cargos de direção ou coordenação escolar. Uma outra possibilidade é trabalhar no ambiente governamental, ou seja, em órgãos públicos responsáveis por políticas ligadas à educação e seus planos de ação.

Quer saber tudo sobre o curso de Pedagogia e como os profissionais atuam depois de formados? Clique aqui e acesse nosso artigo completo sobre o tema.

Como saber quais as melhores faculdades de Pedagogia do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Pedagogia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

As melhores faculdades de Pedagogia do Brasil

1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

3. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

4. Universidade de São Paulo (USP)

5. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

6. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

7. Universidade Federal Fluminense (UFF)

8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

9. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

10. Universidade de Brasília (UnB)

Veja agora os detalhes das melhores faculdades de Pedagogia do Brasil:

1ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Pedagogia da UFMG tem o objetivo de formar profissionais da educação capazes de entender e contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a ação pedagógica, comprometidos com um projeto de transformação social. 

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

2ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, a UFRJ é considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Ela se encontra entre a a 251ª e 300ª posição na lista das mais prestigiadas instituições ao redor do mundo.

O curso de Pedagogia da UFRJ oferece as habilitações: Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal, e tem como objetivo e motivação o aperfeiçoamento profissional e o aprofundamento do compromisso político e técnico da UFRJ com a Educação Básica, ainda hoje um desafio educacional do Brasil.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A faculdade possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Pedagogia da Unesp forma profissionais para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens e adultos, assim como nas funções de suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional.

O curso de pedagogia é oferecido em Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. O ingresso na instituição é feita pelo seu próprio vestibular.

4ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, a USP é considerada uma das melhores faculdades do país e da América Latina. A faculdade teve um desempenho considerado excelente e conseguiu ficar entre a 51ª e 100ª posição das melhores universidades do mundo.

O curso de Pedagogia da USP tem como principal objetivo a formação de profissionais para atuar na área educacional, aptos a enfrentar os desafios de uma sociedade em rápida transformação e com demandas educacionais complexas. 

A principal forma de ingresso dessa faculdade ser pela FUVEST, parte de suas vagas são destinadas ao Sisu. O curso de pedagogia é oferecido nos campi de São Paulo e de Ribeirão Preto.

5ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada. Suas unidades de ensino estão distribuídas em cinco campi universitários, sendo quatro localizados na capital do estado de São Paulo e um em Sorocaba.

O curso de Pedagogia da PUC-SP promove o saber pensar e o saber fazer de forma interdisciplinar para o exercício da docência e da gestão de processos educativos, considerando a articulação entre teoria e prática.

O ingresso na instituição é feito pelo seu próprio vestibular, porém é possível conseguir uma bolsa pelo Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1962, é uma universidade pública considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A sede da instituição fica em Campinas, porém possui campus em Piracicaba e Limeira.

O curso de Pedagogia da Unicamp tem como objetivo promover proporcionar a formação necessária para intervir nas mais diversas realidades educacionais, sejam elas formais ou não. O objetivo é oferecer ao aluno sólida formação teórico-prática que lhe permita atuar na sociedade por meio da educação, seja na sala de aula, nos cargos de gestão ou outras áreas que requisitam um trabalho político-pedagógico.

A faculdade possui seu próprio vestibular como forma de seleção. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição pública com sede em Niterói. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 9º lugar no ranking da Center for World University Rankings das melhores universidades do país.

O curso de Pedagogia da UFF tem como objetivo formar profissionais da Educação dotados de visão crítica de seu mundo e da realidade que os cerca, preparando-os para atuarem nas habilitações de: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Magistério da Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental, Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Educacional.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso de Pedagogia é oferecido em Niterói, Angra dos Reis e Santo Antônio de Pádua.

8ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de pedagogia da UFRGS forma profissionais habilitados a investigar e acompanhar o processo de aprendizagem de crianças, jovens e adultos, através de uma atuação pedagógica específica.

A faculdade possui vestibular próprio, porém destina 30% de suas vagas para o ingresso pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

ão oferecidos cerca de 120 vagas para o curso de pedagogia. A faculdade possui vestibular próprio, porém destina 30% de suas vagas para o ingresso pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

9ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria instituição. O curso de Pedagogia da UERJ é oferecido no Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias.

10ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Brasília. A UnB, desde que foi criada, possui papel fundamental nacionalmente e regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Pedagogia da UnB procura articular as suas áreas de conhecimento e acontece em muitos espaços educacionais. Nas disciplinas são tratados os temas teóricos, nas oficinas a aprendizagem de conhecimentos práticos e nos projetos o aluno vai construindo, com a orientação de professores, o seu trabalho escrito e realiza o seu estágio, integrando essas três dimensões da formação.

O ingresso na faculdade ocorre pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) e pelo Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou da nossa lista de melhores faculdades de Pedagogia do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações. Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda se organizar com o plano de estudos gratuito que preparamos para você.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.