Química

Os 10 melhores exercícios de Química Orgânica com gabarito!

Os 10 melhores exercícios de Química Orgânica com gabarito!Os 10 melhores exercícios de Química Orgânica com gabarito!
Simulado Beduka

A química orgânica é um ramo da Química que estuda os compostos carbônicos. O estudo desta matéria é importante para entendermos as reações químicas que acontecem no mundo e nos seres vivos. Leia nosso resumo para entender melhor e treine com os melhores exercícios de Química Orgânica! (tem gabarito)

Neste artigo, você encontrará todos os temas abaixo. Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao conteúdo da sua escolha:

Quando você terminar as atividades de Química Orgânica, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

O que é Química Orgânica?

A química orgânica é o ramo responsável por estudar os compostos orgânicos, cuja principal característica é ter a presença do átomo de carbono (C). 

Contudo, nem todo composto que possuir carbono será orgânico, exemplo disso é o gás carbônico (CO2). 

Os orgânicos são os que constituem os seres vivos. Proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e enzimas são exemplos de moléculas orgânicas.

Por isso, a definição mais completa é que uma molécula será orgânica se possuir carbono conjugado com alguns dos elementos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).

O átomo de Carbono (C)

Quando dizemos “conjugações”, referimos às ligas que se formam entre o átomo de carbono e os demais elementos.

Ao olhar a tabela periódica, sabemos que o C possui 4 elétrons (e-) de valência (na sua última camada atômica). Isso significa que estes 4 e- são os responsáveis por fazer 4 ligações covalentes e unir o carbono com outros elementos, formando cadeias.

Assim como o C precisa fazer 4 ligações para ficar estável, cada elemento possui seu número. O H só faz 1, o O costuma fazer 2 e assim por diante. 

Como são os e- de valência que definem o número de ligações que o elemento pode fazer, você precisará consultar a tabela periódica e olhar a qual família (grupo) o elemento pertence.

Se não tiver tabela, você deve saber de cór esses 3 elementos principais ou a questão te dará os dados.

As ligações podem ser simples (chamada de sigma), duplas (uma sigma e uma pi) ou triplas ( 2 sigmas e uma pi). Apesar de o Carbono poder fazer até 4 ligações, não existe ligação quádrupla, pois seria instável demais.

Segundo a tabela periódica, ele ainda tem as seguintes características:

  • É localizado no grupo 14 (família IVA);
  • Possui 6 elétrons e 4 estão na camada de valência;
  • Realiza quatro ligações covalentes, por ser tetravalente;
  • Pode ser ligado com outros átomos de carbono outros elementos, como o oxigênio (O);
  • A massa atômica (A) é igual a 12;
  • O seu número atômico (Z) é igual a 6;
  • A configuração eletrônica é K = 2 e L = 4;
  • Tem a capacidade de formar cadeias curtas ou longas e com disposições;
  • Possui alta capacidade de se ligar a outros átomos.

O que são as Funções Orgânicas?

Os compostos orgânicos possuem diferentes utilidades, por isso separamos eles em funções orgânicas para facilitar a busca por algum específico.

Cada função possui um Grupo Funcional que a identifica, ou seja, uma característica na estrutura que é responsável por dizer se a substância X entra ou não naquela classificação. 

São as 12  principais funções orgânicas:

Hidrocarboneto, Álcool, Fenol, Aldeído, Cetona, Ácido Carboxílico, Éster, Éter, Amina, Amida, Nitrocomposto e Haleto Orgânico!

A IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), determina uma regra geral de nomenclatura de acordo com cada função orgânica apresentada.

O que é Isomeria?

A isomeria é o fenômeno que ocorre quando temos duas substâncias diferentes feitas pelos mesmos elementos e nas mesmas quantidades. Assim, só podemos diferenciá-los pelas fórmulas estruturais.

Há dois tipos de Isomerias principais que se subdividem:

  • Isomeria Plana: basta olhar a estrutura plana para ver as diferenças. Há 5 subtipos!
  • Isomeria Espacial: precisamos olhar a estrutura tridimensional. Se divide em ótica e geométrica.

As Reações Orgânicas

As reações acontecem quando um número de substâncias orgânicas podem se originar por meio da utilização de outra substância orgânica como reagente.

As reações orgânicas são separadas em:

  • Eliminação: Os compostos orgânicos originam outras substâncias a partir da perda de elementos químicos que faziam parte da sua composição;
  • Adição: Essa reação ocorre quando dois ou mais reagentes se unem para formar um só produto;
  • Substituição: É uma reação de troca, no qual um átomo (ou mais) é substituído.

Exercícios de Química Orgânica

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UERJ)

Na fabricação de tecidos de algodão, a adição de compostos do tipo N-haloamina confere a eles propriedades biocidas, matando até bactérias que produzem mau cheiro. O grande responsável por tal efeito é o cloro presente nesses compostos.

N-haloamina Exercícios de Química Orgânica

A cadeia carbônica da N-haloamina acima representada pode ser classificada como:

a) homogênea, saturada, normal.

b) heterogênea, insaturada, normal.

c) heterogênea, saturada, ramificada.

d) homogênea, insaturada, ramificada.

Questão 2 – (ENEM)

No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação.

Revista Química Nova na Escola. V. 32, no 1, 2010 (adaptado).

A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a:

a) lipofilia.

b) hidrofilia.

c) hipocromia.

d) cromatofilia.

e) hiperpolarização.

  • Você já fez 20% das questões sobre Química Orgânica. Continue assim!

Questão 3 – (ENEM)

Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem. A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a):

a) baixa polaridade.

b) baixa massa molecular.

c) ocorrência de halogênios.

d) tamanho pequeno das moléculas.

e) presença de hidroxilas nas cadeias.

Questão 4 – (ENEM)

Um método para determinação do teor de etanol na gasolina consiste em misturar volumes conhecidos de água e de gasolina em um frasco específico. Após agitar o frasco e aguardar um período de tempo, medem-se os volumes das duas fases imiscíveis que são obtidas: uma orgânica e outra aquosa. O etanol, antes miscível com a gasolina, encontra-se agora miscível com a água. Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer

a) a densidade dos líquidos.

b) o tamanho das moléculas.

c) o ponto de ebulição dos líquidos.

d) os átomos presentes nas moléculas.

e) o tipo de interação entre as moléculas.

Questão 5 – (ENEM)

Alguns materiais poliméricos não podem ser utilizados para a produção de certos tipos de artefatos, seja por limitações das propriedades mecânicas, seja pela facilidade com que sofrem degradação, gerando subprodutos indesejáveis para aquela aplicação. Torna-se importante, então, a fiscalização, para determinar a natureza do polímero utilizado na fabricação do artefato. Um dos métodos possíveis baseia-se na decomposição do polímero para a geração dos monômeros que lhe deram origem. A decomposição controlada de um artefato gerou a diamina H2N(CH2 )6NH2 e o diácido HO2C(CH2 )4CO2H. Logo, o artefato era feito de

a) poliéster.

b) poliamida.

c) polietileno.

d) poliacrilato.

e) polipropileno.

  • Muito bem! Você está na metade das questões de Química Orgânica!

Questão 6 – (ENEM)

Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa à temperatura ambiente. Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de para-dodecil-benzenossulfonato de sódio, um agente tensoativo sintético, para diminuir os impactos desse acidente. Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque

a) promove uma reação de substituição no hidrocarboneto, tornando-o menos letal ao ambiente.

Beduka Bolsas Direito

b) a hidrólise do para-dodecil-benzenossulfonato de sódio produz energia térmica suficiente para vaporizar o hidrocarboneto.

c) a mistura desses reagentes provoca a combustão do hidrocarboneto, o que diminui a quantidade dessa substância na natureza.

d) a solução de para-dodecil-benzenossulfonato possibilita a solubilização do hidrocarboneto.

e) o reagente adicionado provoca uma solidificação do hidrocarboneto, o que facilita sua retirada do ambiente.

Questão 7 – (ENEM)

Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno, alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de plástico ecológico, que apresenta em sua composição amido de milho e uma resina polimérica termoplástica, obtida a partir de uma fonte petroquímica.

ERENO, D. Plásticos de vegetais. Pesquisa Fapesp, n. 179, jan. 2011 (adaptado).

Nesses plásticos, a fragmentação da resina polimérica é facilitada porque os carboidratos presentes

a) dissolvem-se na água.

b) absorvem água com facilidade.

c) caramelizam por aquecimento e quebram.

d) são digeridos por organismos decompositores.

e) decompõem-se espontaneamente em contato com água e gás carbônico.

Questão 8 – (ENEM)

O estudo de compostos orgânicos permite aos analistas definir propriedades físicas e químicas responsáveis pelas características de cada substância descoberta. Um laboratório investiga moléculas quirais cuja cadeia carbônica seja insaturada, heterogênea e ramificada. A fórmula que se enquadra nas características da molécula investigada é

a) CH3–(CH)2–CH(OH)–CO–NH–CH3.

b) CH3–(CH)2–CH(CH3 )–CO–NH–CH3.

c) CH3–(CH)2–CH(CH3 )–CO–NH2.

d) CH3–CH2–CH(CH3 )–CO–NH–CH3.

e) C6H5–CH2–CO–NH–CH3.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça os dois últimos exercícios sobre Química Orgânica!

Questão 9 – (UESPI)

Os representantes dos compostos dessa função orgânica são oxigenados. Têm caráter relativamente ácido, porém, menos ácido que os ácidos carboxílicos. Em geral, eles são pouco solúveis ou insolúveis em água, mas os seus sais são bem mais solúveis. Alguns são utilizados como desinfetantes e na produção de resinas. As características apontadas anteriormente estão associadas à função:

a) álcool.

b) aldeído.

c) cetona.

d) éter.

e) fenol.

Questão 10 – (USJT-SP)

Alguns compostos são muito utilizados para intensificar o sabor de carnes enlatadas, frangos, carnes congeladas e alimentos ricos em proteínas. Por exemplo:

composto-organico Exercícios de Química Orgânica

Composto orgânico em exercício sobre funções

Esse composto não contribui, por si só, com o sabor. Sua função é explicada por duas teorias:

  • Estimula a atividade das papilas do gosto;
  • Aumenta a secreção celular.

Quais as funções orgânicas existentes no composto acima?

a) Amida, amina e ácido.

b) Anidrido de ácido e sal orgânico.

c) Amina, ácido carboxílico e sal orgânico.

d) Amida, ácido carboxílico e sal orgânico.

e) Amido, ácido orgânico e éster de ácido.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios de Química Orgânica!

Gabarito dos exercícios sobre Química Orgânica

Exercício resolvido da questão 1

Alternativa correta: c) heterogênea, saturada, ramificada.

Exercício resolvido da questão 2

Alternativa correta: b) hidrofilia.

Exercício resolvido da questão 3

Alternativa correta: a) baixa polaridade.

Exercício resolvido da questão 4

Alternativa correta: e) o tipo de interação entre as moléculas.

Exercício resolvido da questão 5

Alternativa correta: b) poliamida.

Exercício resolvido da questão 6

Alternativa correta: d) a solução de para-dodecil-benzenossulfonato possibilita a solubilização do hidrocarboneto.

Exercício resolvido da questão 7

Alternativa correta: d) são digeridos por organismos decompositores.

Exercício resolvido da questão 8

Alternativa correta: b) CH3–(CH)2–CH(CH3 )–CO–NH–CH3.

Exercício resolvido da questão 9

Alternativa correta: e) fenol.

Exercício resolvido da questão 10

Alternativa correta: c) Amina, ácido carboxílico e sal orgânico.

Gostou dos nossos exercícios de Química Orgânica? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, mensalidade e muito mais.

Experimente agora!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador