ExercíciosQuímica

Os 5 melhores exercícios sobre Propriedades Coligativas [com Gabarito]

Os 5 melhores exercícios sobre Propriedades ColigativasOs 5 melhores exercícios sobre Propriedades Coligativas
Sala do Saber - melhor cursinho online

Talvez você não saiba, mas as Propriedades Coligativas estão no seu dia-a-dia de diversas maneiras. Quer saber como? Leia nosso resumo e teste seus conhecimentos com os melhores exercícios sobre Propriedades Coligativas! O gabarito está no final para você conferir suas respostas!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Você precisa de ajuda para organizar seus estudos? Baixe nosso Plano de Estudos para o Enem! 

Qual a diferença entre soluto, solvente e solução?

Antes de falar diretamente sobre as propriedades coligativas é necessário que você relembre o significado dos conceitos soluto, solvente e solução. 

Soluto é a substância que será dissolvida em outro composto que esteja em estado líquido. O soluto irá se dispersar em pequenas partículas, como se estivesse sendo distribuído por todo o solvente. 

Solvente é o líquido que dissolve o soluto, simples assim. Mas talvez você esteja se perguntando: “o que define se o soluto irá se dissolver ou não no solvente?” 

A resposta para essa questão é simples: a polaridade.

Um soluto polar irá se dissolver em um solvente que também seja polar. Por outro lado, um soluto apolar só irá se dissolver em um solvente que seja apolar. 

Viu como é fácil? Agora só falta saber a definição de solução!

Solução é a união de um soluto com um solvente. Embora isso seja muito tranquilo de entender, você precisa ficar atento à forma como as soluções são classificadas de acordo com o soluto que está dissolvido.

Quais são os principais tipos de solução? 

Existem as soluções eletrolíticas que são aquelas capazes de conduzir corrente elétrica. Elas também são chamadas de soluções iônicas, pois o soluto utilizado é uma substância iônica que se dissocia (divide em cátions e ânions) ao entrar em contato com a água. 

Quer um exemplo?

A solução que possui o NaCl dissolvido em água. Nesse caso, o NaCl se dissocia liberando íons Na+ e Cl- na água, o que permite a passagem de corrente elétrica.

Também existem as Soluções Não Eletrolíticas, que são aquelas incapazes de conduzir corrente elétrica. 

Um exemplo é a solução de glicose dissolvida na água. Por mais que a glicose realmente consiga se dissolver, ela não irá liberar íons capazes de permitir a passagem da corrente elétrica.

O que são propriedades coligativas?

As propriedades coligativas são características que uma solução (soluto + solvente) adquire devido a presença do próprio soluto. 

Essas características adquiridas são propriedades físicas. Ou seja, estão relacionadas com o ponto de ebulição, pressão de vapor e etc.

Essas propriedades NÃO dependem da natureza do soluto. Isso quer dizer que a ocorrência de uma propriedade coligativa está relacionada com o número de partículas do soluto presentes nessa solução.

Desse modo, não importa se o soluto é um composto iônico (como o sal de cozinha) ou um composto molecular (como o açúcar). Nesses casos, o importante é a quantidade de soluto. 

Sabe no churrasco de família, quando seu tio pega um isopor cheio de gelo para gelar as bebidas e coloca um monte de sal grosso por cima? Você pode achar isso estranho, mas seu tio está mandando muito bem… 

Por quê? Você vai aprender agora!

Quais são as principais propriedades coligativas?

Todas as propriedades coligativas estão relacionadas com alguma constante física. Dessa maneira, o objetivo é entender como a presença do soluto interfere no valor de alguma característica do solvente. 

Cada uma das propriedades coligativas é específica para uma característica que será alterada. Por isso, você precisa diferenciar o que ocorre em cada uma das 4 principais propriedades coligativas. 

São elas:

Tonoscopia: 

É a diminuição da pressão de vapor do líquido (solvente). 

Por exemplo, ao dissolver açúcar na água fazemos com que as substâncias estabeleçam relações intermoleculares, de modo que seja mais difícil para que as moléculas de água saiam do estado líquido para o gasoso, diminuindo assim a pressão de vapor. 

  • Para te ajudar a decorar: Tonoscopia, lembre-se de tônus muscular, aquela tensão/pressão que às vezes sentimos nos músculos. 

Ebulioscopia:

É o aumento da temperatura de ebulição. Essa é fácil de ser percebida no seu dia a dia! 

Quando você coloca a água (solvente) que irá cozinhar o macarrão para ferver e posteriormente adiciona o sal (soluto), a fervura (ebulição) é interrompida. 

Isso acontece porque a ebulioscopia faz com que precise de mais energia para que a mesma quantidade de água ferva. Desse modo, aquela temperatura que estava fazendo a água ebulir não é mais suficiente. 

Você também pode fazer o seguinte teste: 

Pegue duas panelas, coloque a mesma quantidade de água nas duas e em apenas uma delas adicione uma boa quantidade de sal. Coloque as duas no fogo e depois conta pra gente em qual delas a água ferveu primeiro!

Aviso! Menores de 14 anos! Não mexam com fogo sem a devida supervisão de um adulto!

  • Para te ajudar a decorar: Ebulioscopia, lembre-se de ebulição e você logo irá identificar essa propriedade coligativa.

Crioscopia:

É a diminuição da temperatura de congelamento e da temperatura de fusão de um líquido. É por causa da crioscopia que seu tio sempre esteve certo em colocar sal no gelo na hora de gelar as bebidas!

Vamos continuar com esse exemplo para entender melhor:

Se a crioscopia diminui a temperatura de fusão e de congelamento de um solvente (no caso o gelo), isso significa que, ao colocar sal no gelo, o seu tio está facilitando que o gelo retire energia do ambiente (bebidas). Assim, ele começa a descongelar, gelando as bebidas mais rapidamente.

Um outro exemplo importante:

Em algumas regiões do oceano, uma camada de gelo é formada na superfície. Abaixo dela, a água continua no estado líquido. 

Isso ocorre porque nessa porção da água existem mais solutos dissolvidos, diminuindo a temperatura de congelamento devido ao efeito crioscópico. Assim, é necessário temperaturas ainda menores para congelar a água.

  • Para te ajudar a decorar: Crioscopia, começa com C de congelamento.

Osmoscopia

É quando a adição de um soluto provoca aumento da pressão osmótica. Para entender melhor essa propriedade coligativa, é essencial revisar o que é a osmose.

A osmose é o fenômeno em que há passagem de líquido do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, através de uma membrana semipermeável. Um exemplo bastante conhecido de osmose que podemos citar é a carne seca. 

A carne seca é feita através de um processo de desidratação a partir do contato da carne com uma grande quantidade de sal que “puxa” o líquido da carne. Esse “puxar” é exatamente a osmose acontecendo devido a grande quantidade de soluto (sal) fora da carne. 

A pressão osmótica é o que impulsiona a passagem do solvente nesses casos. Desse modo, a adição do soluto provoca o aumento da pressão osmótica e, consequentemente, o aumento da passagem.

  • Para te ajudar a decorar: Osmoscopia, lembre-se de osmose

Esperamos que o resumo tenha te ajudado! Teste agora seus conhecimentos e confira as respostas no Gabarito. Lembre-se: o Beduka está aqui para te ajudar a alcançar o sonho da vaga no Ensino Superior!

Exercícios sobre Propriedades Coligativas

Questão 1- (UCDB-MT) As propriedades coligativas das soluções dependem:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) Da pressão máxima de vapor do líquido.

b) Da natureza das partículas dispersas na solução.

c) Da natureza do solvente, somente.

d) Do número de partículas dispersas na solução.

e) Da temperatura de ebulição do líquido.

Questão 2- (VUNESP/96) Comparando-se os pontos de congelação de três soluções aquosas diluídas de KNO3, MgSO4 e Cr(NO3)3, de mesma concentração em mol/L, verifica-se que:

a) as três soluções têm o mesmo ponto de congelação.

b) os pontos de congelação decrescem na seguinte ordem: KNO3 < MgSO4 < Cr(NO3)3.

c) a solução de Cr(NO3)3 tem ponto de congelação mais baixo que as soluções dos outros dois sais.

d) o ponto de congelação de cada solução depende de seu volume.

e) as três soluções têm pontos de congelação maiores que o da água.

Questão 3- (Fuvest-SP) Sob mesma pressão, comparando-se as temperaturas de ebulição e do congelamento de uma solução aquosa de açúcar com as correspondentes para a água pura, tem-se:

a) Valores maiores para as temperaturas referentes à solução.

b) Valores menores para as temperaturas referentes à solução.

c) Maior temperatura de ebulição e menor temperatura de congelamento para a solução.

d) Menor temperatura de ebulição e maior temperatura de congelamento para a solução.

e) A mesma temperatura de ebulição e diferentes temperaturas de congelamento para a solução e a água.

Questão 4- (PUC-PR) A adição de 150 g de sacarose a um litro de água pura fará com que:

a) sua pressão de vapor diminua.

b) passe a conduzir corrente elétrica.

c) sua pressão de vapor aumente.

d) seu ponto de ebulição diminua.

e) seu ponto de congelamento aumente.

Questão 5- (UFPE) Por que a adição de certos aditivos na água dos radiadores de carros evita que ocorra o superaquecimento da mesma e também o seu congelamento, quando comparada com a da água pura?

a) Porque a água mais o aditivo formam uma solução que apresenta pontos de ebulição e de fusão maiores que os da água pura.

b) Porque a solução formada (água + aditivo) apresenta pressão de vapor maior que a água pura, o que causa um aumento no ponto de ebulição e de fusão.

c) Porque o aditivo reage com a superfície metálica do radiador, que passa então a absorver energia mais eficientemente, diminuindo, portanto, os pontos de ebulição e de fusão quando comparados com a água pura.

d) Porque o aditivo diminui a pressão de vapor da solução formada com relação à água pura, causando um aumento do ponto de ebulição e uma diminuição do ponto de fusão.

e) Porque o aditivo diminui a capacidade calorífica da água, causando uma diminuição do ponto de fusão e de ebulição.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Propriedades Coligativas. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Propriedades Coligativas

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) Do número de partículas dispersas na solução.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) a solução de Cr(NO3)3 tem ponto de congelação mais baixo que as soluções dos outros dois sais.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) Maior temperatura de ebulição e menor temperatura de congelamento para a solução.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) sua pressão de vapor diminua.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) Porque o aditivo diminui a pressão de vapor da solução formada com relação à água pura, causando um aumento do ponto de ebulição e uma diminuição do ponto de fusão.

Gostou dos nossos exercícios sobre Propriedades Coligativas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.


Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários