ExercíciosQuímica

Os 10 Melhores Exercícios sobre Alotropia com Gabarito

Os 10 melhores exercícios sobre AlotropiaOs 10 melhores exercícios sobre Alotropia
Sala do Saber - melhor cursinho online

A alotropia é um dos conceitos mais interessantes na Química. Vamos aprender como alguns elementos químicos têm a capacidade de formar diferentes substâncias simples.um pouquinho? Leia esse breve resumo e, no final, resolva os exercícios para testar o que aprendeu!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre Alotropia, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é Alotropia?

Definimos alotropia como a capacidade que alguns elementos químicos possuem de formar variadas substâncias simples (formadas por apenas um elemento) a partir de ligações covalentes. 

As variações entre alótropos podem ocorrer por dois motivos. São eles: 

  • Quantidade de átomos presentes na molécula: substâncias diferentes são formadas devido ao número de átomos, por mais que os átomos sejam do mesmo elemento. 
  • Formato da geometria espacial: substâncias diferentes são formadas a partir dos arranjos espaciais que os átomos de um mesmo elemento podem apresentar na formação da molécula.

Ficará mais fácil de entender a partir de alguns exemplos! Vamos lá?!

Quais os principais alótropos do oxigênio?

Os alótropos do oxigênio são um exemplo de alotropia devido ao número de átomos de oxigênio presentes nas moléculas. O gás oxigênio (O2) possui 2 átomos de oxigênio, enquanto o gás ozônio (O3)possui 3 átomos de oxigênio.

Atenção! 

A camada de ozônio é um assunto extremamente importante para os vestibulares!  Leia nosso resumo completo sobre a camada de ozônio!

Quais os principais alótropos do carbono?

Os Principais alótropos do Carbono são:

  • Carbono Grafite
  • Carbono Diamante 
  • Fulereno 
  • Nanotubo de carbono 
  • Diamante lonsdaleíta  

Os alótropos do carbono estão relacionados a essas características especiais de distribuição espacial dos átomos ao longo da molécula. Como o rearranjo dos átomos é o mais importante, substâncias simples de carbono são representadas por Cn.

O átomo de carbono e suas propriedades são vastamente estudadas na química orgânica. Suas especificidades são muito trabalhadas nas funções orgânicas e na geometria molecular.

Quais os principais alótropos do enxofre?

Os alótropos do enxofre são tanto do tipo de alotropia por quantidade de átomos presentes na molécula quanto devido a organização espacial dos átomos. As variações desses alótropos são representadas pelas fórmulas S2, S4, S6, S8.

As formas principais dos alótropos do enxofre estão relacionadas com a substância S8.Nesse caso, como possuem a mesma fórmula molecular, o arranjo do retículo cristalino confere compostos diferentes: o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico. 

Quais os principais alótropos do fósforo?

Os principais alótropos do fósforo são conhecidos como fósforo branco e fósforo vermelho. Nesse caso, os alótropos também são formados devido à atomicidade da molécula.

As moléculas de fósforo branco são representadas por P4, ou seja, quatro átomos de fósforo formando uma estrutura tetraédrica. Já no caso do fósforo vermelho, sua fórmula é Pn pois acredita-se que seja um poliedro formado da união de vários P4.

Exercícios sobre Alotropia:

Questão 1- (UESPI) O elemento químico fósforo pode ser encontrado na forma de duas substâncias simples: o fósforo branco, que é usado na produção de bombas de fumaça e cuja inalação provoca necrose dos ossos, e o fósforo vermelho, que é utilizado na fabricação de fósforo de segurança e se encontra na tarja da caixa e não no palito. Sobre o fósforo, indique a alternativa correta:

a) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de alotrópicas.

b) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de isotérmicas.

c) A diferença entre as duas formas de fósforo reside somente no estado físico.

d) O fósforo se apresenta na natureza em duas formas, chamadas de isobáricas.

e) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de isotópicas.

Questão 2- (UFAL) Alotropia é um fenômeno relacionado com:

a) substâncias simples.

b) substâncias iônicas.

c) compostos binários.

d) elementos químicos metálicos.

e) substâncias orgânicas oxigenadas.

Questão 3- (Uncisal-AL) Alotropia é a propriedade pela qual um mesmo elemento químico pode formar duas ou mais substâncias simples diferentes, que são denominadas variedades alotrópicas do elemento. Os elementos que apresentam variedade alotrópica devido à atomicidade são, apenas,

a) grafite, diamante e fulereno; oxigênio e ozônio; fósforo vermelho e fósforo branco.

b) oxigênio e ozônio; fósforo vermelho e fósforo branco.

c) grafite, diamante e fulereno; enxofre rômbico e monoclínico.

d) fósforo vermelho e fósforo branco.

e) oxigênio e ozônio.

Questão 4- (UDESC 2009) O carbono é um dos elementos de maior aplicação em nanotecnologia. Em diferentes estruturas moleculares e cristalinas, ele apresenta uma vasta gama de propriedades mecânicas e eletrônicas distintas, dependendo da sua forma alotrópica. Por exemplo, os nanotubos de carbono podem ser ótimos condutores de eletricidade, enquanto o diamante possui condutividade muito baixa. Essas diferenças estão relacionadas com a hibridização do átomo de carbono nos diferentes alótropos. Com relação aos alótropos de carbono, é incorreto afirmar:

a) Os nanotubos de carbono são formados por ligações entre carbonos sp2 similares àquelas da grafite.

b) O diamante, em que o carbono tem hibridização sp3, é o mineral mais duro que se conhece, o que o torna um excelente abrasivo para aplicações industriais.

c) A grafite, que apresenta carbono com hibridização sp, não conduz eletricidade.

d) O termo carbono amorfo é usado para designar formas de carbono, como a fuligem e o carvão, que não apresentam estrutura cristalina.

e) A grafite, que apresenta carbono com hibridização sp2, pode conduzir eletricidade devido à deslocalização de elétrons de ligações (π) acima e abaixo dos planos de átomos de carbono.

Questão 5- (EsPCEx-SP) O fenômeno da alotropia só existe em substâncias simples. Por isso, quando os átomos de diferentes variedades alotrópicas de um mesmo elemento (como enxofre rômbico e enxofre monoclínico) se combinam com quantidades idênticas do gás oxigênio, para formar compostos, originam moléculas: 

a) iguais de substâncias compostas.

b) diferentes de substâncias compostas.

c) iguais de substâncias simples.

d) diferentes de substâncias simples.

e) diferentes de substâncias simples e/ou compostas. 

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre Alotropia. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (Enem PPL)  A grafita é uma variedade alotrópica do carbono. Trata-se de um sólido preto, macio e escorregadio, que apresenta brilho característico e boa condutibilidade elétrica. Considerando essas propriedades, a grafita tem potência de aplicabilidade em:  

a) Lubrificantes, condutores de eletricidade e cátodos de baterias alcalinas.

b) Ferramentas para riscar ou cortar materiais, lubrificantes e condutores de eletricidade.

c) Ferramentas para amolar ou polir materiais, brocas odontológicas e condutores de eletricidade.

d) Lubrificantes, brocas odontológicas, condutores de eletricidade, captadores de radicais livres e cátodo de baterias alcalinas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

e) Ferramentas para riscar ou cortar materiais, nanoestruturas capazes de transportar drogas com efeito radioterápico.

Questão 7- (Upe) Diamante e grafite são sólidos covalentes, formados por um único tipo de elemento químico, o carbono, embora apresentem propriedades distintas. Por exemplo, o diamante é duro, não é condutor elétrico, enquanto a grafite é mole, apresenta condutividade elétrica, sendo, por isso, utilizada em fornos elétricos. As diferentes propriedades evidenciadas nesses sólidos devem-se ao fato de

a) a ligação química ser mais forte no grafite.

b) o grafite apresentar moléculas mais organizadas.

c) o grafite possuir estrutura química diferente do diamante.

d) o grafite se apresentar na natureza constituído de moléculas discretas.

e) a quantidade de átomos em 1 mol das variedades alotrópicas do carbono ser diferente.

Questão 8- (CFTMG) “No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele, sendo que o seu maior agente etiológico é a radiação ultravioleta (UV) proveniente do sol. Em decorrência da destruição da camada de ozônio, os raios UV têm aumentado progressivamente sua incidência sobre a terra.” (Texto adaptado no INCA, 2009)

Em relação ao ozônio, afirma-se, corretamente, que é

a) alótropo do O2, por ser formado pelo mesmo elemento químico.

b) isóbaro do monóxido de enxofre porque possuem a mesma massa.

c) isótopo do gás oxigênio, pois ambos têm o mesmo número atômico.

d) substância pura composta, uma vez que se constitui de 3 átomos de oxigênio.

Questão 9- (FEI) Uma das preocupações com a qualidade de vida do nosso Planeta é a diminuição da camada de ozônio, substância que filtra os raios ultravioletas do Sol, que são nocivos à nossa saúde. Assinale a única alternativa FALSA referente ao ozônio:

a) é uma molécula triatômica

b) é uma forma alotrópica do gás oxigênio

c) é uma substância molecular

d) é um isótopo do elemento oxigênio

e) possui ligações covalentes

Questão 10- (UFRGS) Considere as seguintes situações químicas. 1. Nanotubos de carbono são organizados na forma de tubos de dimensão nanométrica. No fulereno, a estrutura assemelha-se a uma “bola de futebol”, e o grafeno apresenta uma estrutura planar. Todos eles são constituídos exclusivamente por carbono, mas as diferenças nas suas estruturas propiciam aplicações tecnológicas diferentes. 2. O urânio encontrado na natureza é uma forma combinada, em que a espécie mais abundante é o urânio-238, o qual não é adequado para ser usado como combustível nas usinas nucleares. Assim, para um melhor aproveitamento, o urânio é submetido a um processo de enriquecimento, que consiste em aumentar o teor de urânio-235, o qual possui alto poder de fissão. As espécies químicas citadas nas situações 1 e 2 são, respectivamente, exemplos de

a) alótropos e isótopos.

b) enantiômeros e isóbaros.

c) isômeros e antípodas.

d) isomorfos e alótropos.

e) isótopos e isômeros. 

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Alotropia. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Alotropia

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de alotrópicas.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra a) substâncias simples.

Exercício resolvido da questão 3 – e) oxigênio e ozônio.

Alternativa correta: letra a) substâncias simples.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra c) A grafite, que apresenta carbono com hibridização sp, não conduz eletricidade.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra a) iguais de substâncias compostas.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra a) Lubrificantes, condutores de eletricidade e cátodos de baterias alcalinas.   

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) o grafite possuir estrutura química diferente do diamante. 

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) alótropo do O2, por ser formado pelo mesmo elemento químico.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra d) é um isótopo do elemento oxigênio

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra a) alótropos e isótopos.

Estude para o Enem com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre Alotropia? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários