Física

Aplicações das leis de Newton no cotidiano

Aplicações das leis de Newton no cotidianoAplicações das leis de Newton no cotidiano
Sala do Saber - melhor cursinho online

As leis de Newton é um tema muito recorrente em diversos vestibulares, inclusive no ENEM. Revise esse tema e veja quais as aplicações dessas leis em nosso dia a dia.

Hoje daremos atenção a um conteúdo bem específico da física, que começamos a estudar no ensino médio: a aplicações das leis de Newton no cotidiano. Entendemos que essa é uma forma diferente de aprender, já que saímos do universo das teorias e vamos para a prática.

Caso você tenha dúvidas sobre a parte teórica, veja aqui as três leis de Isaac Newton e também um teste com questões que exigem a aplicação da primeira lei.

São nas aulas de física que os estudantes começam a entender quem foi Isaac Newton e suas leis, com as quais adquirem conhecimento necessário para compreender tudo o que ocorre ao seu redor.

Entendemos bem que cada pessoa tem um jeito diferente de aprender. Para uns, a leitura e interpretação das fórmulas é suficiente para absorver as análises feitas pelo físicos, já para outros, entender as aplicações das leis de Newton no cotidiano é fundamental para a compreensão.

Estaremos aqui hoje focados nos estudantes que se enquadram na segunda situação. É o seu caso? Então continue lendo este nosso artigo até o final.

Quem foi Isaac Newton?

Isaac Newton foi um importante cientista matemático que atuou nas áreas da ótica e da mecânica e que, por isso, conseguiu grandes feitos e descobertas para toda a humanidade.

Aproveite e faça os Exercícios sobre Leis de Newton!

Com a sua grande contribuição também para a área de astronomia, Newton ficou mundialmente conhecido por ter descoberto o que chamamos de “as três leis de Newton”.

Essas leis foram publicadas no livro mais importante de Newton, no século XVII, nomeado de Princípios Matemáticos da Física Natural. Hoje vamos compreender como cada uma foi estudada e como funcionam as aplicações das leis de Newton no cotidiano.

Vamos ver um resumo sobre as leis de Isaac Newton?

Primeira lei de Newton – Princípio da inércia

Essa primeira lei de Newton desencadeou as demais. Por isso, entendê-la completamente é importante para conseguir compreender as outras. Basicamente ela é assim: um corpo só sai do repouso total se houver outra força sobre ele. O mesmo acontece se ele estiver em linha reta.

Uma aplicação desta lei no cotidiano: se você permanecer parado no mesmo lugar só sairá dessa posição se outra força agir sobre seu corpo como, por exemplo, um soco ou um empurrão.

Outro exemplo de aplicação dessa lei no cotidiano é o movimento dos carros. Se for preciso fazer uma curva enquanto estiver dirigindo, será preciso que você atue girando o volante. Se não, o carro permanecerá em linha reta.

Segunda lei de Newton – Princípio fundamental da dinâmica

A segunda lei de Isaac Newton diz que “a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada”.

De início parece estranho, certo? Mas vamos colocar em termos práticos.

Veja um exemplo de aplicação da segunda lei de Newton no cotidiano: quando você vai jogar “queimada”, por exemplo, o objetivo é atingir as pessoas do campo adversário, não é? Para isso, é necessário impor velocidade na bola para pegar o outro time desprevenido.

Para esse jogo, intuitivamente você sabe que não pode escolher uma bola de basquete, já que ela, além de ser pesada, pode machucar muito. Além disso, pelo seu peso, ela não alcança tanta velocidade. Entre uma bola de basquete e uma bola de vôlei, automaticamente você escolheria a de vôlei.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Segundo os cálculos de Newton, quanto mais peso um objeto possuir, menor aceleração ele vai alcançar. Essa é exatamente a impressão que se tem quanto à aceleração da bola de basquete.

Além disso, quando uma força atinge um corpo, o movimento desse corpo tende a ser a mesma linha em que a força seguiu. Como exemplo, podemos voltar a pensar no empurrão: quando alguém te empurra para a frente, você consequentemente irá para a frente. Tudo isso está conectado com as análises da segunda lei de Newton.

Terceira lei de Newton – Princípio da ação e reação

Essa lei talvez seja a mais conhecida por todos nós. Nos termos de Newton, a terceira lei funciona assim: “para toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos, um sobre o outro, são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos”.

Para que você veja uma aplicação da terceira lei de Newton na prática, pense no seguinte exemplo: uma pessoa caminhando na areia. Quando um corpo A aplica uma força num corpo B, o corpo B irá devolver essa mesma força e com a mesma intensidade, no sentido contrário ao da primeira força.

Ao caminhar pela praia, é exatamente isso o que acontece: você aplica força sobre o solo e ele devolve isso ao corpo, que é impulsionado para a frente. Assim o peso se mantém equilibrado.

Estas são algumas das aplicações das leis de Newton no cotidiano. Existem diversas outras. Se você souber alguma, pode contribuir com a gente ao comentar no final deste texto.

Aqui no Beduka nós produzimos diversos conteúdos para auxiliar no aprendizado e também na decisão das futuras carreiras. Por exemplo, você pode aqui entender o que faz o profissional de TI, analisar as principais características do feudalismo e descobrir também quais são as melhores faculdades da Bahia.

Apresentamos uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Você pode ainda seguir nos seus estudos e testar os conhecimentos usando o Simulado gratuito do ENEM.

Viu como as aplicações das leis de Newton no cotidiano são facilmente encontradas?

Além de compreender melhor sobre as leis de Isaac Newton na prática, aproveite e veja aqui como entrar na USP pelo ENEM, como aprender espanhol sozinho e também o que é pronome oblíquo.

Temos aqui diversos artigos com dicas de estudos, resumos de obras literárias e um guia de profissões.

Se você gostou deste texto com as aplicações das leis de Newton, compartilhe com os amigos por meio das redes sociais.

Baixe aqui o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários