Cursos

Profissões ligadas ao meio ambiente

Profissões ligadas ao meio ambienteProfissões ligadas ao Meio Ambiente
Sala do Saber - melhor cursinho online

Nesse artigo listaremos cinco profissões que tem bastante ligação com o meio ambiente e explicaremos cada uma. As profissões são: engenharia florestal, engenharia ambiental, engenharia agronômica, ciências biológicas e oceanografia. Veja abaixo um pouco sobre cada uma delas.

Você é do tipo de pessoa que gosta do contato com a natureza? Se sim, já pensou em unir prazer e trabalho? Hoje vamos te apresentar algumas das profissões ligadas ao meio ambiente.

São várias as carreiras que você pode exercer e que exigem que o seu campo de trabalho seja o espaço aberto ou a natureza. Seja para atuar no meio da floresta, no cerrado ou mesmo em alto mar, são áreas bem diversas e que atendem às diversas demandas da atualidade.

Antes de apresentar cinco profissões ligadas ao meio ambiente, você pode se atualizar sobre quais são as atividades do bacharel em direito, o que faz um zootecnista, as áreas profissionais mais perigosas do Brasil e os principais problemas causados pelo lixo.

Chegou o grande momento, vamos lá!? Quem sabe você não descobre sua vocação?

Cinco profissões ligadas ao meio ambiente

Engenharia florestal – Essa profissão visa fazer uso de forma consciente e sustentável dos recursos naturais encontrados. Além disso, o profissional faz projetos para o bom aproveitamento das florestas, sua preservação e reconstituição.

O engenheiro florestal pode fazer projetos de preservação tanto para florestas comuns quanto para parques nacionais, por exemplo. É possível também que ele faça a coleta, a seleção e a classificação de mudas de várias espécies para realizar estudos.

Diversas universidades oferecem o curso de engenharia florestal que dura, em média, 5 anos. Se você adora plantas e pensa sempre sobre como preservar a flora, já sabe qual curso considerar, certo?

Engenharia ambiental – Outro ramo da engenharia, o profissional formado em engenharia ambiental pode atuar ativamente na preservação, recuperação e controle de ambientes rurais e urbanos de qualquer lugar do planeta.

O engenheiro ambiental também atua na conservação do solo e em estratégias que possam ser postas em prática para melhorar a qualidade do ar em todos os ambientes, assim como usar conscientemente a água potável.

Você sabe que essa preocupação é cada vez mais justificada, já que a água é um recurso natural que não é inesgotável, apesar de a ação de muitas pessoas indicar o contrário.

É possível que esse profissional faça projetos de barreiras para diques, tanques e hidrelétricas, por exemplo, pois ele também possui essa formação. Para concluir este curso, são necessários 5 anos de estudos e somente instituições renomadas o oferecem.

Engenharia agronômica – Esta graduação é destinada às pessoas que tem afinidade com animais e trabalho no campo. Afinal, essas são algumas das opções de trabalho para o graduado nesta área, que é uma das profissões ligadas ao meio ambiente.

Trabalhar com o controle de pragas e o preparo do solo estão entre os ramos do trabalho. Mas, além disso, é possível adicionar outros cursos à formação para alavancar o seu conhecimento como zootecnia ou medicina veterinária, por exemplo.

Este é outro curso de engenharia que dura, em média, 5 anos e conta com aulas práticas, experimentais e pesquisas.

Ciências biológicas – Também conhecido como o curso de bacharelado em biologia, o profissional formado nesta área tem como objetivo estudar como o meio ambiente sofre com as ações do ser humano sobre ela.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Outros cursos podem ser agregados a essa profissão, como zoologia e biotecnologia, por exemplo.

O profissional formado em ciências biológicas consegue atuar nos estudos das vidas do meio ambiente, floras e faunas, por exemplo. Se possuir licenciatura, também pode dar aulas de ciências, para o ensino fundamental, ou de biologia, para o ensino médio.

Esse curso superior dura, em média, 4 anos que incluem aulas e pesquisas em projetos destinados ao meio ambiente.

Oceanografia – O oceanógrafo tem como objeto de estudo e atuação as características dos lagos, rios, mares e oceanos (e, ainda, zonas costeiras). Há a necessidade de trabalhar a partir de coletas nas regiões para estudar sobre o local e fazer análises para conseguir conclusões exatas sobre a qualidade do ambiente estudado.

Destaque entre as profissões ligadas ao meio ambiente, o graduado em oceanografia também tem a possibilidade de criar projetos para a restauração e recuperação de qualquer ambiente com água. É possível ainda desenvolver projetos para construir ou melhorar o saneamento nas regiões costeiras, por exemplo.

O curso de oceanografia dura, em média, 5 anos de estudos e pesquisas.

Estes são algumas das cinco profissões ligadas ao meio ambiente que reunimos aqui para você. A maioria destes cursos é ministrado em instituições federais, aumentando a dificuldade de ingresso.

Vale lembrar que, para instituições públicas, uma das formas de ingresso é por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usando a nota obtida no ENEM.

Sempre apresentamos aqui no Beduka detalhes sobre várias profissões para ajudar estudantes que seguem indecisos sobre como escolher o curso certo. Você encontra aqui, por exemplo:

Temos aqui em nosso site uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Você pode pesquisar por cursos e cidades, encontrar endereços, avaliações e demais informações sobre a área escolhida.

Além das profissões ligadas ao meio ambiente, também preparamos conteúdos especiais com dicas de estudos para o ENEM, resumos de obras literárias exigidas nos mais diversos vestibulares, palavras para redação e uma lista das melhores faculdades da Bahia.

Se você gostou deste texto com cinco das profissões ligadas ao meio ambiente, compartilhe com os amigos por meio das redes sociais.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.