Quais as melhores faculdades de jornalismo em SP?

Ao decidir estudar um determinado curso, achamos que o desafio maior já ficou para trás, certo? Porém, logo nos deparamos com mais uma escolha difícil: qual universidade escolher? Preparamos lista das melhores faculdades de jornalismo em SP para você que está na capital paulista e que escolheu esta área da Comunicação Social.

Aqui no Beduka já separamos a seleção das melhores faculdades particulares de direito, as melhores universidades de cinema do mundo e também os melhores cursos da USP. Agora nosso foco é o jornalismo.

Quais são os motivos que te levaram a escolher jornalismo para a sua graduação? Influência da família, amigos ou mesmo de grandes profissionais? A área recebe um glamour por conta da alta exposição de alguns profissionais e também pela influência que eles geram.

Se você já tem uma ideia de onde quer estudar, ótimo! Mas é sempre recomendável saber suas opções e conhecer mais afundo outras instituições concorrentes e seus diferenciais. Descubra na continuação deste artigo a relação das melhores faculdades de jornalismo em SP. Depois, nos comentários, diga para nós qual a escolhida por você.

Nos estudos da graduação de jornalismo você aprende a importância de saber checar e confirmar as informações e pontos de vista de uma fonte. Ou seja, não basta apenas adorar a profissão, é preciso conhecê-la e reconhecer sua função na sociedade.

Ao pesquisar na internet sobre as melhores faculdades de jornalismo em SP, é preciso parar, analisar as opções e checar os diferenciais de cada instituição. Após se decidir, vale também verificar os custos das mensalidades e possibilidades de bolsa universitária que a universidade escolhida oferece, além de sua nota de corte, histórico, etc.

Como saber quais as melhores faculdades de jornalismo em SP?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de jornalismo em São Paulo, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Quais as 6 melhores universidades de jornalismo em SP?

1ª Universidade de São Paulo (USP) –  Jornalismo esteve entre os cinco cursos mais procurados nesta universidade nos últimos 20 anos. Bastante concorrido, a nota de corte para esta área foi de 54 pontos em 2017, a 15ª mais alta. Já a qualidade de ensino, segundo o RUF, ficou em 58,61, considerada ótima.

Veja aqui mais informações sobre jornalismo na USP

2ª Faculdade Cásper Líbero (FCL) – Primeira escola superior de jornalismo do país, a Cásper Líbero é considerada uma das instituições mais tradicionais do estado. A mesma obteve avaliação de 50,27 pontos em qualidade de ensino. Para ingressar na faculdade é preciso prestar o próprio vestibular, feito em uma única fase.

Veja aqui mais informações sobre jornalismo na Cásper Líbero

3ª Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) – O curso de jornalismo nesta universidade tem sua origem no ano de 1978. Dentre os alunos de destaque da instituição está Mariana Ferrão, atual apresentadora do Bem-Estar. A qualidade de ensino da PUC foi avaliada em 51,45 pontos entre as melhores faculdades de jornalismo em SP.

Veja aqui mais informações sobre jornalismo na PUC SP

4ª Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – Segundo a instituição, seu diferencial no curso de jornalismo está em sua grade curricular. Foram criadas matérias focadas em análise das práticas em ensino de jornalismo no Brasil e no exterior. Sua qualidade de ensino foi classificada em 46,85 pontos no ranking RUF.

Veja aqui mais informações sobre jornalismo na ESPM

5ª Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) – Com início em 1938, o curso ministrado pela UMESP recebeu 45,23 pontos na avaliação do RUF. A instituição aparece em diversos rankings como uma das melhores universidades para as áreas de comunicação.

Veja aqui mais informações sobre jornalismo na Metodista

6ª Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) – A faculdade obteve nota 41,02 na qualidade de ensino. O curso de jornalismo da instituição também conquistou uma série de prêmios do Intercom (Expocom) e do Instituto Vladimir Herzog. Além disso, a Mackenzie ficou em 2º lugar no quesito avaliação pelo mercado de trabalho para profissionais formados em jornalismo.

Veja aqui mais informações sobre jornalismo na Mackenzie

O conceito de melhor pode ser relativo, pois, devemos levar em consideração vários quesitos, alguns são pessoais. Por exemplo, o que é melhor pra mim, no meu sonho de carreira para jornalista esportivo, não necessariamente será para quem quer fazer jornalismo cultural.

Outro exemplo seria pensar que a melhor universidade também pode ser aquela, cuja nota boa no RUF, está mais próxima a mim, ou a que possui mensalidades que posso pagar.

O mercado para profissionais da área é bem amplo, por isso, veja esta lista das seis melhores faculdades de jornalismo em SP como o ponto de partida para encontrar aquela que melhor atenda aos seus objetivos.

Se a faculdade escolhida não faz parte desta seleção ou se estas instituições acima estão longe da sua realidade, não desanime. Existe ensino de qualidade nas universidades avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Pesquise mais sobre o curso de jornalismo no Beduka.

Além disso, você pode conseguir uma vaga para estudar jornalismo em uma das universidades públicas no Sistema Integrado de Seleção (SISU). Mas tem que conquistar uma boa nota no ENEM. Veja aqui o que estudar para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio.

Outra opção, caso você faça parte das pessoas que podem participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), terá a possibilidade de conquistar uma das bolsas de estudo oferecidas pelo governo federal.

Agora que você já conhece quais as melhores faculdades de jornalismo em SP, é importante saber se organizar para estudar. Mantenha em mente seu objetivo e comece ainda hoje a colocar em prática, mesmo que seja aos poucos, um dia você alcançará este sonho!

Descubra aqui como passar no vestibular das melhores faculdades de jornalismo em SP.

Preparamos alguns materiais com dicas de palavras que você precisa usar para enriquecer sua redação, questões de vestibular sobre Platão e sobre a Semana de Arte Moderna.

Beduka é um comparador de faculdades particulares e públicas que apresenta uma relação completa de instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Encontre informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Você viu aqui uma relação das melhores faculdades de jornalismo em SP, aproveite e veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *