CursosFaculdades

Quais são os cursos mais concorridos da USP?

cursos mais concorridos da USPCursos mais concorridos da USP
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Universidade de São Paulo é uma das melhores do Brasil e da América Latina. Consequentemente, seu vestibular é um dos mais concorridos também. Mas você sabe quais os cursos mais disputados da faculdade? Veja nesse artigo.

O vestibular da Universidade de São Paulo (USP) é um dos mais difíceis do Brasil e conta com a participação de mais de 110 mil candidatos a cada ano. Existe uma competição muito grande nos cursos mais concorridos da USP, alguns com uma relação de 115 candidatos por vaga.

De acordo com relatório divulgado pela FUVEST, foram 116.357 candidatos inscritos no vestibular 2019 concorrendo a uma das 8.362 vagas da USP.

Aqui temos uma explicação de como é a prova da USP e também detalhes de como funciona a segunda fase da FUVEST, além de uma lista sobre quais são os melhores cursos da Universidade de São Paulo.

Como você pode perceber, garantir uma vaga em um dos cursos mais concorridos da USP exigirá do candidato muitas horas de estudo, participação de simulados ou ainda a leitura de todos os livros recomendados pela FUVEST.

Candidatos bem preparados e munidos de conhecimento sobre o vestibular da instituição saem na frente dos demais. Conhecer quais são os cursos mais concorridos da USP é bom para saber quanto você precisa se preparar!

Outro detalhe a levar em consideração é avaliar se o curso escolhido é ministrado em mais de uma cidade e checar se a concorrência é similar em ambos os locais. Por exemplo, medicina em São Paulo tem 115 candidatos por vaga, enquanto que o curso em Bauru tem uma relação de 86 pessoas competindo por cada vaga.

O curso de medicina é o mais concorrido da USP, mesmo sendo em três unidades da universidade, e registraram os maiores números de candidatos inscritos no vestibular 2019.

Quais são os cursos mais concorridos na USP?

Separamos abaixo a lista completa dos cursos com maior índice de concorrência na Universidade de São Paulo (USP). Confira!

Estes são os 15 cursos mais concorridos da USP:

  1. Medicina (São Paulo) teve 115,2 candidatos por vaga
  2. Medicina (Ribeirão Preto) teve 108,7 candidatos por vaga
  3. Medicina (Bauru) teve 86,9 candidatos por vaga
  4. Psicologia (São Paulo) teve 61,8 candidatos por vaga
  5. Relações internacionais (São Paulo) teve 51,5 candidatos por vaga
  6. Curso superior de audiovisual (São Paulo) teve 47,2 candidatos por vaga
  7. Medicina veterinária (São Paulo) teve 41,8 candidatos por vaga
  8. Psicologia (Ribeirão Preto) teve 41,1 candidatos por vaga
  9. Design (São Paulo) teve 32,4 candidatos por vaga
  10. Ciências biomédicas (São Paulo) teve 32,4 candidatos por vaga
  11. Publicidade e propaganda (São Paulo) teve 29,6 candidatos por vaga
  12. Jornalismo (São Paulo) teve 28,5 candidatos por vaga
  13. Arquitetura (São Paulo) teve 27,6 candidatos por vaga
  14. Artes visuais (São Paulo) teve 27,4 candidatos por vaga
  15. Direito (São Paulo) teve 25,8 candidatos por vaga

Veja aqui como é o curso de direito e quais são as áreas mais bem remuneradas.

Assim que acabou o vestibular 2019 da USP, a instituição liberou a relação de inscritos em todos os cursos oferecidos. Confira a lista aqui.

Como funciona a FUVEST, o vestibular da USP?

Para ser aprovado em um dos cursos mais concorridos da USP, você terá que ser aprovado nas duas fases do vestibular ou ser contemplado por uma das vagas disponibilizadas por meio do ENEM.

A prova da FUVEST seleciona a maior parte dos estudantes que serão graduados pela USP. Trata-se de um dos vestibulares mais concorridos de todo o Brasil e só abre inscrições uma vez por ano, mas é aplicado em duas etapas.

Quem já concluiu ou concluirá o ensino médio no ano atual pode participar e lutar por uma vaga nos cursos mais concorridos da USP. Porém, estudantes do 1º e 2º ano podem se inscrever como treineiros para aprender na prática como funciona o processo seletivo.

De acordo com a FUVEST 2019, as vagas totais foram divididas entre:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • 6.132 vagas para ampla concorrência
  • 1.474 vagas estudantes de escolas públicas
  • 759 vagas para pretos, pardos e indígenas

O candidato deve escolher o tipo de seleção que deve competir de acordo com as especificações acima já no ato da sua inscrição. A partir daí, é hora de escolher o curso que vai competir na USP.

A Universidade de São Paulo oferece 183 cursos e o candidato do seu vestibular deverá indicar duas opções no ato da inscrição. Quem optar pela graduação em música só poderá escolher esse curso, esta é a única exceção.

Mesmo que você tenha escolhido um dos cursos mais concorridos da USP, seu sucesso como vestibulando depende exclusivamente de seu esforço.

Aproveite para montar o seu plano de estudos dedicando tempo suficiente para cada uma das matérias exigidas no vestibular. Entrar em um dos cursos mais concorridos da USP não é nada impossível se você realmente trabalhar para isso!

Seja aprovado com as dicas do Beduka

Para entrar em um dos cursos mais concorridos da USP você terá que dedicar-se muito aos estudos. Aqui temos um guia que ensina como passar no vestibular e os segredos da redação perfeita.

Além das informações sobre os cursos mais concorridos da USP, aproveite para revisar alguns conteúdos, tais como:

O Beduka é um buscador de cursos e faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que apresenta uma lista completa de instituições superiores. De forma simples, cada estudante consegue saber qual é a melhor universidade para a graduação escolhida em sua cidade ou estado. Experimente!

Além de detalhar quais são os cursos mais concorridos da USP, temos ainda um especial com questões sobre a Roma antiga, explicações sobre o Mito da Caverna, exercícios resolvidos sobre temperatura ou entenda o que é o cerrado brasileiro.

Você pode ver também como é a prova do ENEM, como conseguir isenção na taxa do exame e o que foi o iluminismo.

Depois de descobrir quais são os cursos mais concorridos da USP, saiba o que levar na prova da Unesp ou revise seus conhecimentos questões sobre a primeira lei de Mendel. Se quiser ir ainda mais longe, experimente o nosso simulador com questões do ENEM.

Se você gosta dos nossos conteúdos ou está se preparando para os maiores vestibulares do país e, não quer perder as novidades, fique de olho nas nossas publicações! Você será avisado sobre novas publicações, como esta sobre os cursos mais concorridos da USP, por meio das atualizações da nossa página no Facebook.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.