Profissões

Descubra como ser um bom jornalista com dicas valiosas

como ser um bom jornalistaComo ser um bom Jornalista?

Se interessa pela área de comunicação e deseja ser jornalista? O Beduka preparou algumas dicas muito importantes para que você seja um bom profissional dessa área. Confira!

Nós já explicamos aqui no Beduka quais são as melhores faculdades de jornalismo e também o que o profissional da área faz. Desta vez nosso objetivo é falar com você que já se decidiu pela área e que quer saber como ser um bom jornalista. Vamos lá?!

A profissão de jornalista carrega um glamour por causa dos dos grandes âncoras dos telejornais e também por ser a área de atuação de heróis como Superman e Homem-Aranha.

Tamanha visibilidade também é transformada em peso para o estudante que inicia o curso, já que ele fica inseguro sobre ter ou não a capacidade para se destacar na área.

Como ser um bom jornalista?

A prática te leva à redação! – Uma das principais práticas dentro do jornalismo é a escrita. Com a tecnologia de hoje, os jornalistas não se limitam mais a reportagens e textos longos. Atualmente, o profissional produz desde textos curtos para redes sociais como matérias aprofundadas e extensas. Tudo muito bem feito.

Por isso, é recomendável escrever todos os dias e sobre os mais diversos assuntos que você encontrar. Pode ser em um diário, um jornal comunitário ou até mesmo contos criados por você em um blog. O que vale realmente é não deixar o comodismo te dominar.

Mas não se esqueça: para um texto ser considerado ótimo é necessário aprofundar seus conhecimentos em gramática. Ter o domínio da língua portuguesa e de suas diversas regrinhas se torna algo importante para a compreensão do texto. Estas atividades vão te ensinar como ser um bom jornalista.

Veja também:

Duas palavras: feedback e deadline – Para um futuro profissional de jornalismo, algo que nunca deve sair da sua cabeça são as palavras feedback e deadline. Derivadas do inglês, a primeira possui o significado de uma reação sobre o resultado de um trabalho feito. Ou seja, muitas vezes você receberá críticas, tanto positivas quanto negativas, acerca do seu trabalho.

É importante estar aberto a essas críticas e, a partir daí, fortalecer alguns pontos fracos e crescer profissionalmente. Comunicadores competentes também devem saber ouvir comentários e reconhecer quando falharam de algum modo.

Já a palavra deadline indica um limite de algum projeto a ser finalizado. Mais precisamente, prazo final para entrega. Sua origem vem de tempos de guerra, já que, naqueles dias, os americanos estabeleciam limites a não serem ultrapassados. Do contrário, quem desrespeitasse a ordem, o sentinela atiraria para eliminar de uma vez.

Nesse caso, para saber como ser um bom jornalista, é preciso conhecer a importância da agilidade e precisão. Mantenha em mente como as matérias são pautadas, produzidas, revisadas e transmitidas, para só então chegar a você.

Crie amizades e conserve suas fontes – Desenvolver laços amigáveis pode te ajudar e muito no futuro. Ainda que você não consiga enxergar logo de cara a importância de ser simpático e gentil com as pessoas, quando menos esperar elas serão suas fontes de informação.

O mesmo vale para pessoas simples, do nosso dia a dia. Esteja disposto a ouví-las, preste atenção ao que cada uma tem a dizer. De algum modo isso se tornará cada vez mais natural com o tempo. Vale, inclusive, fazer perguntas simples como “o que você acha desse lugar?” ou “o seu percurso para chegar aqui demorou muito?”.

Além de trabalhar suas habilidades como comunicador, você acabará se sentindo mais confiante ao iniciar uma entrevista, por exemplo. Saber abordar as pessoas é essencial na profissão de jornalista. E, ainda que você corra o risco de ficar falando sozinho, no fim, sempre existirá alguém disposto a falar algo.

Como ser um bom jornalista? Expanda suas habilidades – Não se engane: para ser um profissional capacitado é preciso não se contentar com o simples e básico. Saia um pouco para fora da caixinha. Expanda seus horizontes e não se contente ao que está a sua frente.

Um exemplo? Diversos jornalistas acreditam que um bom comunicador deve saber sempre manter uma conversa. Outros que um texto com começo, meio e fim é mais do que o suficiente. Além de estar atento ao que acontece mundo afora.

Ampliar seus conhecimentos sobre outras áreas da vida, e não só a sua zona de conforto, é garantir uma compreensão vasta. Leia desde textos sobre viagens até resenhas de filmes que estão bombando no momento. Garanta uma percepção melhor que a dos seus colegas.

Outro diferencial pode ser a criação de blogs e a utilização das redes sociais a seu favor. Você pode colocar suas habilidades jornalísticas em prática de várias formas e estar online será sempre uma ótima maneira de mostrar ao mundo a sua competência. Monte um portfólio inédito e garanta atenção redobrada em você.

Pesquise, apure e procure refinar as informações – Por último, mas não menos importante, conhecer como ser um bom jornalista inclui saber diferenciar algo verdadeiro e útil para os outros. Ao ter uma informação inédita (furo de reportagem) ou mesmo algo que você não tenha muita certeza, é necessário checar a sua autenticidade.

Evite achismo e busque fontes confiáveis para sua reportagem, evitando uma desconfiança sobre o seu potencial para filtrar as informações. Se possível, busque mais de uma fonte para confirmar o que foi dito (vale até mesmo especialistas sobre o assunto). Acrescente mais informações úteis a sua matéria e ganhe a confiança de todos.

São dicas simples e valiosas que você precisa incorporar para ser um bom jornalista. Amplie os seus horizontes com a literatura e descubra como explorar as diversas formas de contar uma mesma história.

Aprenda aqui algumas dicas sobre o uso da crase e da vírgula, o que é pronome possessivo e oblíquo, além de ver todos os detalhes da biografia de Eça de Queiroz.

Você encontra aqui em nosso site uma relação completa de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples, você consegue informações detalhadas como avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Gostou do nosso conteúdo que explica como ser um bom jornalista? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

1 Comentário

  • Olá Gostei da dica mas não sou ainda jornalista estou no primeiro ano.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador