Matemática

Assuntos de matemática que mais caem no Enem 2023

dicas-de-matemática-para-o-enemassuntos de matemática que mais caem no enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

A prova de matemática do Enem possui 90 questões envolvendo aritmética, álgebra, geometria e raciocínio lógico. Alguns tópicos se repetem com mais frequência entre as edições. Por isso, preparamos a lista dos assuntos de matemática que mais caem no Enem.

Deste modo você poderá focar nos assuntos mais importantes e gastar menos energia na hora de estudar. Isso vai facilitar bastante sua vida.

Por que estudar o que não cai? Você quer realmente ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023? Com as nossas dicas de matemática, suas chances de estudar justamente o que mais cai de matemática no Enem aumentam muiiiiito!

Por isso, preparamos um resumo de matemática para o Enem com o professor Nikão, que é professor de matemática no Gigantes do Enem, Ibituruna Top, Mais, Acerta Pré e CDF Sistema de Ensino.

ATENÇÃO: O Enem sempre se mostra uma caixinha de surpresas. É realmente imprevisível e a prova do ano passado mostrou bem isso. Mas…não custa se preparar, certo?

São 6 tópicos muito importantes para estudar para o segundo dia de prova que engloba Matemática e suas tecnologias. Por isso as dicas de matemática para o Enem são tão importantes.

Foi mal no primeiro dia do Enem? Não desanime, saiba o que fazer.

6 Assuntos de matemática que mais caem no Enem

Neste artigo você terá os tópicos da matemática mais importantes, por isso foque neles para ter mais chances de ir bem na prova. Aproveite que o professor já estudou várias provas anteriores e percebeu o que mais cai no Enem, de matemática.

Acesse todo o conteúdo de matemática do nosso blog aqui.

ESTATÍSTICA

Quase um terço da sua prova de matemática engloba o conteúdo de estatística.

Principalmente o uso dos gráficos e das tabelas será explorado. Conseguir interpretar os gráficos e tabelas é de vital importância para ir bem na prova.

Por exemplo, somente no Enem PPL de 2016, 15 das 45 questões de matemática eram de estatística simples. Garanta seus pontos nessas questões que exigem mais análise do que é apresentado e menos conteúdo prévio, propriamente dito.

Ainda considerando essas dicas de matemática para o Enem de Estatística, não se esqueça de rever os conteúdos de

  • Média aritmética
  • Média aritmética ponderada
  • Conhecer os conceitos de variância
  • Desvio padrão

FUNÇÕES

Nosso segundo tópico é o de funções, das quais 4 são mais destacadas:

  • Função do primeiro grau
  • Função do segundo grau
  • Função exponencial
  • Função logarítmica

Lembre-se, sempre que o gráfico da função é uma reta, trata-se de uma função de primeiro grau. Sempre que é uma parábola, trata-se de uma função do segundo grau. Se é uma curva muito acentuada, trata-se de uma função exponencial.

Outro detalhe importante a ser lembrado nessas dicas de matemática para o Enem é que, dentro destes tópicos, se você não consegue igualar as bases de uma função exponencial, usa-se os logarítimos.

ATENÇÃO: Se você sabe o que é logarítimo, faça questões dessa matéria para treinar. Porém, se você não sabe, não é recomendado ficar perdendo tempo estudando isso na reta final, faltando pouco tempo para o Enem. Use seu tempo para estudar coisas mais importantes.

Além dessas funções, no Enem 2017, caíram duas questões de função trigonométrica. Isso pegou muita gente de surpresa. Quanto a isso a dica é: o maior valor tanto do seno quanto do cosseno, é 1. Já o menor valor, tanto do seno quanto do cosseno, é -1. Essa ideia já ajuda a resolver muitos tipos de exercício.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Mais uma vez, se este não é um ponto forte seu, não perca tempo, estude outros tópicos mais recorrentes.

ANÁLISE COMBINATÓRIA

Nas provas de Matemática e suas tecnologias do Enem sempre têm caído, no mínimo, umas duas ou três questões de combinatória.

  • A ordem importa? Trata-se de um arranjo.
  • A ordem NÃO importa? Trata-se de uma combinação.
  • Caso se esteja usando todos os elementos e a única coisa que interessa é a ordem em que eles estão, é preciso pensar também em uma permutação.

PROBABILIDADE

Quando a matéria de combinatória aparece nas provas do Enem, ela costuma vir acompanhada de noções de probabilidade. Juntas elas compõe, em média, umas 5 questões da sua prova.

Veja como transformar número decimal em fração

GEOMETRIA

Este tópico te dá algum receio? Não há escapatória. O professor Nikão repete: só estude se você já for fera, assim vale a pena treinar, caso contrário,  estude tópicos básicos que tem altíssimas chances de aparecerem na sua prova:

  • Teorema de Pitágoras
  • Semelhança de triângulos
  • Trigonometria no triângulo retângulo

Estes tópicos estão relacionados a geometria plana!

Em relação a geometria sólida, o que é mais importante na prova de matemática do Enem envolve volume e muita atenção aos principais sólidos:

Segundo o professor Nikão, as questões relacionadas a estes sólidos geométricos não são muito difíceis.

Por fim, a mais temida é a geometria analítica. Por isso estude a equação reduzida e a equação geral da reta, também a equação da circunferência. Isso tem caído nas últimas edições do Enem.

Veja o vídeo com dicas de Matemática para o Enem no nosso canal.

MATEMÁTICA COMERCIAL

Este está entre os tópicos mais importantes das matérias que mais caem no Enem de matemática.

A média do número de questões envolvendo essa matéria, varia de 8 a 9, o que é bastante. Isso engloba:

Treine somente questões de matemática, quantas vezes quiser, online e gratuitamente com o Simulado do Beduka.

Faça essa revisão de matemática, com as dicas do que mais cai na prova e lembre-se de garantir primeiro as questões que você realmente tem certeza de que sabe. Garanta primeiro seus pontos nas questões fáceis, depois use seu tempo nas demais.

Veja também nossas dicas com:

Para não perder nenhuma dica nessa reta final, siga o Beduka nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Obrigado por ter lido até o fim este texto com os assuntos de Matemática que mais caem no Enem.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.