Cursos

Como estudar para passar em medicina?

Como estudar para passar em medicina?Como estudar para passar em medicina?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Medicina é o curso mais procurado e concorrido. Se você também tem vontade de fazer esse curso, saiba que é necessário muito estudo e dedicação. Por isso preparamos esse artigo com algumas dicas de como estudar para passar em medicina.

Saber como estudar para passar em medicina é o sonho de muitos estudantes que ainda estão no ensino médio e querem ir direto à faculdade. No entanto, apesar de não ser impossível, apenas a minoria consegue essa façanha.

Nas principais universidades do Brasil, medicina é o curso com as maiores notas de corte. A competitividade é imensa e por isso é tão difícil passar de primeira no vestibular.

Segundo uma reportagem do G1, apenas 10% dos calouros da USP são alunos recém-saídos da escola. Então, como estudar para passar em medicina? 53% dos aprovados disseram que foi necessário fazer ao menos dois anos de cursinho preparatório antes de atingirem seu objetivo.

Se você quer ser médico(a), não se deixe desanimar por esses dados. Afinal, cada pessoa é diferente da outra. O importante é ter muita disciplina, dedicação e perseverança.

Estude com o Simulado para o Enem do Beduka. É gratuito! Confira também o Plano de Estudos.

Dicas de como estudar para passar em medicina

Como estudar medicina

É verdade que não existe uma fórmula mágica, mas podemos lhe dar algumas dicas que ajudarão a otimizar seu tempo e aproveitar melhor seu material, assim como melhorar sua organização e aprendizado.

Se você quer entender como estudar para passar em medicina, leia antes os artigos: como se organizar para estudar e aprenda como passar no vestibular.

As orientações abaixo valem tanto para quem está fazendo cursinho quanto para quem não está. Confira!

Priorize Matemática e Ciências da Natureza – Essas duas matérias são essenciais para quem vai prestar vestibular para medicina. É assim tanto para o ENEM, quanto para as provas específicas e discursivas das melhores universidades do Brasil, já que se destacar nelas mostra um diferencial em relação aos outros candidatos, que costumam ir mal.

Grande parte das questões dos vestibulares específicos do curso de medicina possui uma mistura de conteúdo de biologia, química e física. Entender como estudar para passar em medicina vai te permitir dominar essas disciplinas e assegurar de que você estará uns passos à frente dos concorrentes.

Faça um bom planejamento – Como a matéria é extensa e o material é maior ainda, não adianta pegar vários livros ou papéis e meter a cara sem uma organização, um roteiro ou um planejamento. Veja nosso guia de como montar o seu plano de estudo.

Arrume um calendário ou uma agenda e organize quais disciplinas você vai estudar por dia, quantas horas precisa dedicar para cada uma (lembrando de priorizar as áreas que tiver mais dificuldade).

Não exclua os finais de semana. É claro que você merece um descanso, mas se quiser passar em medicina precisa de dedicação nos sete dias da semana. Se preferir dar uma aliviada, opte por revisar o conteúdo e escrever resumos.

Ao seguir seu roteiro e planejamento, os estudos ficarão bem mais claros e contínuos, o que afetará positivamente os resultados de suas provas.

Seja um treineiro – Quer saber como estudar para passar em medicina? Esta dica é mais específica para quem ainda está no ensino médio. Pesquise as melhores universidades dentro das suas possibilidades e faça os vestibulares como treineiro. Desse modo, você ganha experiência, testa seu conhecimento e compreende melhor o formato das provas.

Sem contar que você ficará bem menos nervoso na hora do seu vestibular real, pois já estará a par do ambiente e das condições dos exames, assim como do estilo de perguntas.

Quanto mais provas puder participar como treineiro melhor, pois cada universidade possui suas próprias características de avaliação.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Faça questões de vestibulares anteriores – Se você não puder mais ser treineiro, use e abuse das provas anteriores dos vestibulares para medicina. Na verdade, mesmo que você seja treineiro, ainda é muito importante reforçar seus conhecimentos com essas provas.

Graças à internet, fica muito mais fácil procurar simulados com questões antigas. As próprias universidades costumam liberar as suas provas anteriores. Pesquise e salve os links que encontrar e, sempre que puder, reserve um momento na sua agenda para responder as perguntas.

Atente-se ao que se encontra no edital – Você já tem muita coisa para estudar, então não gaste seu tempo com conteúdos que não estejam no edital do vestibular escolhido. Não se preocupe, porque o processo seletivo não pode trazer questões de assuntos que não estejam contidos lá.

Por isso, pegue a lista de tópicos do edital e estruture o seu plano de estudo com base nas informações contidas nele. Dessa forma, você vai direto ao ponto e os estudos rendem mais.

Você encontrou aqui uma série de dicas de como estudar para passar em medicina. Temos aqui no Beduka uma lista das profissões mais bem pagas do Brasil e a relação dos melhores cursos da USP.

Se quiser testar os seus conhecimentos, temos aqui questões de vestibular sobre Platão, sobre a Semana de Arte Moderna e sobre a Idade Média.

Se o seu objetivo for prestar o ENEM para tentar as vagas do SISU e do ProUni, descubra agora:

Com essas dicas sobre como estudar para passar em medicina, sua rotina de estudos vai ficar melhor ainda, aumentando as suas chances de passar nas provas!

Quem somos?

Beduka é um buscador de cursos e faculdades particulares e públicas. Temos uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui você encontra informações sobre cada curso, as avaliações, os endereços e os valores das mensalidades das universidades particulares.

Agora que ficou mais claro como estudar para passar em medicina, leia também:

Dra. Vanessa Valadão revela detalhes sobre a área de medicina

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.