Dicas

Como estudar raciocínio lógico?

Como estudar raciocínio lógico?Como estudar raciocínio lógico?

Não sabe o que é ou como estudar raciocínio lógico? Leia nosso artigo e aprenda sobre. Usando raciocínio lógico você poderá fazer a prova dos diversos vestibulares mais rápido e ter uma vantagem em relação aos concorrentes.

Saber como estudar raciocínio lógico para as provas do ENEM e de importantes vestibulares vai te permitir otimizar seu tempo e sair na frente dos seus concorrentes. Raciocínio lógico é uma forma de fazer contas com a linguagem, ou seja, é uma operação matemática com uso de textos.

Comece a treinar com o Simulado para Enem do Beduka. É gratuito!

Muitas pessoas ficam nervosas só de ouvirem falar em raciocínio lógico. Afinal, esta matéria é diretamente ligada à matemática, e a matemática é o monstro debaixo da cama de muitos estudantes por aí.

Por exemplo, um tipo de questão comum em provas segue o modelo  desta: 2 – 3 – 4 – 11 – 12 – 13 – 17 – 18 – Qual o próximo número da sequência? Quando falamos apenas em matemática, o raciocínio lógico é mais simples, já que no exemplo acima vemos uma sequência de três números. Logo, a resposta da questão é 19.

“O estudo da lógica proporcionará ao estudante certas técnicas e certos métodos de fácil aplicação para determinar a correção ou a incorreção de todos os raciocínios, inclusive os próprios.” Irving Copi, no livro Introdução a lógica.

A verdade é que as escolas brasileiras não preparam seus alunos tão bem assim para o raciocínio lógico, como comprovou uma avaliação chamada PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

Essa prova procurou avaliar as habilidades cognitivas dos estudantes, além de seus conhecimentos matemáticos. Na classificação dos países por resultado, o Brasil ficou em 38ª lugar de 44 posições.

Uma análise sobre o PISA observou que 47,3% dos estudantes brasileiros tiveram o desempenho considerado baixo.

Portanto, não se sinta mal por ficar assustado com matemática e raciocínio lógico. O importante é se esforçar para aprender esse assunto.

Para te ajudar a ir bem no seu vestibular, Enem ou concurso, preparamos algumas dicas sobre como estudar raciocínio lógico.

Aprenda como estudar raciocínio lógico para o Enem e vestibulares

1 – Revise a matemática básica

Se você está estudando para o vestibular, provavelmente deve revisar a matemática. Caso esteja evitando a matéria, alertamos que esse não é o melhor caminho.

Ao aprender fórmulas e técnicas básicas de matemática, o raciocínio lógico já ganha uma nova forma em sua cabeça. Quanto mais cálculos você conseguir fazer de cabeça, melhor.

Isso melhora sua capacidade de abstração! Ou seja, sua capacidade de enxergar as coisas sem precisar usar os sentidos, usando só a inteligência.

É importante treinar a capacidade de abstrair e a matemática é ótima para isso. Você consegue enxergar as expressões numéricas sem escrevê-las? Visualizar as formas geométricas só lendo os conceitos? Esses são exemplos simples do que precisa ser treinado. Isso com certeza ajuda no raciocínio lógico no Enem.

É importante realmente entender as equações e problemas. Não adianta decorar, isso não funciona com conhecimentos matemáticos e raciocínio lógico. Só avance para o próximo tópico a estudar quando estiver compreendendo bem o atual.

Outra dica é estudar as fórmulas aprendidas. Busque saber porque elas são da forma que você aprendeu e como surgiram. Com esse conhecimento o seu raciocínio lógico para vestibulares é ampliado e você acaba descobrindo novas formas de solucionar muitos problemas.

2 – Faça muitos – MUITOS – exercícios

Não adianta estudar somente a teoria. A melhor forma de estudar raciocínio lógico para Enem e vestibulares é respondendo a questões para que você consiga fixar a matéria em sua mente.

Quando achar que já está sabendo de tudo, que entendeu os tópicos perfeitamente e que está dominando a lógica, é esse o momento em que você precisa mesmo dedicar-se aos exercícios.

Você só conseguirá identificar as dúvidas e as dificuldades na hora em que estiver solucionando os problemas. Além disso, com o tempo você saberá melhor como sacar as pegadinhas típicas das questões de raciocínio lógico.

3 – Analise seus resultados

Quando estiver na prova, em um simulado ou apenas estudando em casa, é essencial que você confira todo o seu cálculo e raciocínio até chegar ao resultado. Sua mente pode até estar cansada de ter solucionado tantos problemas, mas é essencial que revise.

Lembre-se de anotar algumas frases referentes aos princípios lógicos (vamos especificá-las mais à frente) no canto da questão para que você tenha mais certeza na hora de conferir o resultado e analisar as probabilidades.

4 – Organize um caderno apenas para a lógica

A maioria dos estudantes tem um caderno para várias matérias. Para estudar raciocínio lógico, o indicado é que você tenha um caderno separado apenas para ele, pois assim poderá registrar a evolução de seus cálculos e técnicas.

Procure anotar todo o caminho do problema até a resolução. Isso ajuda muito na hora de revisar e de entender questões novas. Você conseguirá perceber um PADRÃO QUE SE REPETE.

Logo, mesmo que um exercício de lógica seja um pouco diferente, você saberá que o raciocínio lógico dele é o mesmo.

Vale destacar aqui que a interpretação de texto é muito importante para evitar pegadinhas habituais dos exames. Na sequência deste texto temos alguns exemplos de questões sobre raciocínio lógico, veja o quanto elas vão exigir da sua atenção.

Outra dica que pode auxiliar em como estudar raciocínio lógico é a contratação de um professor particular. Ele lhe ensinará a maneira que mais facilita seu entendimento. Há muitos cursos online sobre o assunto e também videoaulas no YouTube.

Além disso, formar um grupo de estudos também pode ser benéfico se ele ocorrer com seriedade e disciplina. Várias pessoas discutindo problemas de lógica pode abrir a sua mente para outros tipos de resoluções.

Brincadeiras que ajudam com o raciocínio lógico

  1. Sudoku;
  2. Quebra cabeça;
  3. Palavras cruzadas (Baixe o aplicativo WOW no celular!);
  4. Caça palavras;
  5. Desafios de lógica;
  6. Cubo mágico;
  7. Xadrez e Damas.

As partes fundamentais de um argumento lógico

  • PROPOSIÇÃO: Afirma que algo é verdadeiro ou que algo é falso. Precisa ser colocada a prova para que se saiba se realmente está certa. Em resumo, são as frases que afirmam alguma coisa.
  • PREMISSAS: São as proposições (frases afirmativas) que se usa para provar alguma coisa, para defender uma ideia.
  • CONCLUSÃO: É a proposição que é obrigatória, caso você tenha concordado com as premissas. Simples assim. O argumento está feito!

Por exemplo:

Todos os homens são mortais. (Premissa. Você concorda?)

Sócrates é homem. (Premissa. Você concorda?)

Logo, Sócrates é mortal. (Conclusão. Se você concordou com as premissas, não é possível discordar da conclusão)

Conheça os 3 princípios da lógica clássica para te ajudas nas questões de raciocínio lógico no Enem

3 princípios do raciocínio lógico: princípio da não contradição, terceiro excluído e da identidade

Para refrescar a sua memória, dê uma olhada nos princípios iniciais do raciocínio lógico que lhe serão muito úteis durante os estudos:

  • Princípio da Não-Contradição: determina que nenhuma proposição pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo
  • Princípio do Terceiro Excluído: determina que uma proposição pode ser verdadeira ou falsa, não existindo a possibilidade de uma terceira opção
  • Princípio da Identidade: determina que tudo é igual a si mesmo, ou seja, uma proposição verdadeira é verdadeira, assim como a falsa é falsa

Agora que você aprendeu a essência do assunto e detalhamos a teoria sobre como estudar raciocínio lógico, que tal testar suas habilidades? Separe um papel e caneta e tente resolver as duas perguntas abaixo.

Questões de raciocínio lógico (Fáceis)

Questão sobre raciocínio lógico 1 – Em uma pesquisa de mercado sobre o uso de notebooks e tablets foram obtidos, entre os indivíduos pesquisados, os seguintes resultados:

55 usam notebook;
45 usam tablet, e
27 usam apenas notebook.

Sabendo que todos os pesquisados utilizam pelo menos um desses dois equipamentos, então, dentre os pesquisados, o número dos que usam apenas tablet é:

a) 8

b) 17

c) 27

d) 36

e) 45

Questão sobre raciocínio lógico 2 – Maria tinha alguns biscoitos. Ela comeu dois e deu dois à irmã. Depois deu metade do que sobrou ao irmão. Se o irmão ficou com 5 biscoitos, quantos tinha Maria no início?

a) 12 biscoitos

b) 20 biscoitos

c) 22 biscoitos

d) 13 biscoitos

e) 14 biscoitos

3 – Questão de raciocínio lógico ENEM 2018 – Um edifício tem a numeração dos andares iniciando no térreo (T), e continuando com primeiro, segundo, terceiro, …, até o último andar. Uma criança entrou no elevador e, tocando no painel, seguiu uma sequência de andares, parando, abrindo e fechando a porta em diversos andares. A partir de onde entrou a criança, o elevador subiu sete andares, em seguida desceu dez, desceu mais treze, subiu nove, desceu quatro e parou no quinto andar, finalizando a sequência. Considere que, no trajeto seguido pela criança, o elevador parou uma vez no último andar do edifício.

De acordo com as informações dadas, o último andar do edifício é o

a) 16º

b) 22º

c) 23º

d) 25º

e) 32º

4 – Questão de raciocínio lógico ENEM 2018 – Um comerciante abrirá um supermercado, no mês de outubro, e precisa distribuir 5 produtos de limpeza em uma gôndola de cinco prateleiras que estão dispostas uma acima da outra (um tipo de produto por prateleira). Ele sabe que a terceira prateleira oferece uma melhor visibilidade dos produtos aos clientes.

Ele fez uma pesquisa sobre o número de vendas desses produtos, nos meses de agosto e setembro, em uma loja da concorrência (mostrada a seguir), e pretende incrementar suas vendas, em relação a seu concorrente, colocando na terceira prateleira de seu supermercado o produto que teve o maior índice de aumento nas vendas no mês de setembro em relação ao mês de agosto, na loja concorrente.

questão de raciocínio lógico enem

O comerciante deve colocar na terceira prateleira o produto número

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.e) V.

5 – Questão de raciocínio lógico ENEM 2018 – A rosa dos ventos é uma figura que representa oito sentidos, que dividem o círculo em partes iguais.

questão de raciocínio lógico enem

Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido. A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber:

• 1ª mudança: 135° no sentido anti-horário;

• 2ª mudança: 60° no sentido horário;

• 3ª mudança: 45° no sentido anti-horário.

Após a 3ª mudança, ele é orientado a reposicionar a câmera, com a menor amplitude possível, no sentido Noroeste (NO) devido a um movimento suspeito de um cliente.

Qual mudança de sentido o controlador deve efetuar para reposicionar a câmera?

a) 75° no sentido horário.

b) 105° no sentido anti-horário

c) 120°no sentido anti-horário.

d)135° no sentido anti-horário.

e) 165° no sentido horário.

Gabarito das questões de raciocínio lógico

1 – B

2 – E

3 – C

4 – B

5 – E

Saber como estudar raciocínio lógico é ideal para entender as pegadinhas que aparecem nas provas e concursos. Esperamos ter ajudado em sua caminhada de estudos!

Você confere aqui no Beduka um especial sobre o que estudar para o ENEM e como passar no vestibular.

Se quiser testar seus conhecimentos, confira questões de vestibular sobre Platão e sobre a Semana de Arte Moderna, além de aprender quais as palavras que enriquecem uma redação.

Você sabe como estudar para o vestibular e as diferenças entre bacharelado e licenciatura?

Beduka é um buscador de cursos e faculdades privadas e públicas. Temos uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui você encontra informações sobre cada curso, as avaliações, os endereços e os valores das mensalidades das universidades particulares.

Agora que já detalhamos melhor como estudar raciocínio lógico, aproveite e veja também:

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

  • A alternativa E da última questão dos exercícios está errada. O correto é 165º no sentido horário. Repeti a questão várias vezes achando que tinha errado. Aff. Fora isso, ótimo artigo, me ajudou muito.

    • Felipão, parabéns pela persistência. Estava escrito 65, faltou o 1 para ficar 165. Mas o gabarito é a letra E mesmo, como estava antes. Agora está corrigido. No mais, que bom que te ajudou!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador