Enem

Aprenda maratonando: Top 10 séries para estudar para o Enem!

Séries para estudar para o EnemSéries para estudar para o Enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

Estudar para o vestibular não é uma tarefa fácil e pode ser extremamente cansativo. Por isso, que tal aprender se divertindo? Nesse artigo iremos listar algumas séries para estudar para o Enem e outros vestibulares.

Muitas dessas séries são de temáticas históricas e servem para auxiliar, principalmente, na hora de fazer as questões do caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias.

Além disso, há algumas que envolvem o meio ambiente e podem te auxiliar na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Confira!

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Como citar séries na redação do Enem?

Seguindo essa lista de séries para estudar para os mais diversos vestibulares, você aumentará suas chances de conseguir fazer citações, analogias e alusões históricas em sua redação e isso pode melhorar muito a sua nota.

Ao relacionar um tema com uma série, com uma frase histórica ou com o pensamento de algum filósofo, você mostra ao corretor que domina o tema por meio de intertextualidade com diferentes mídias.

Veja como fazer citação filosófica e alusão histórica na redação.

Top 10 séries para estudar para o Enem

Abaixo listamos as 10 melhores séries que podem ajudar para o Enem. Algumas delas estão na Netflix, então se você for assinante da mais famosa plataforma de streaming atualmente, poderá assistir a alguns desses títulos sem muitos problemas e com qualidade.

1. The Crown (Tem na Netflix)

The Crown é considerada queridinha pelos assinantes da Netflix.

A série é inspirada na biografia da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e narra os acontecimentos políticos e históricos que marcaram as últimas décadas da coroa britânica, como o nevoeiro de 1952 – que cobriu Londres e deixou milhares de mortos – e a relação com as antigas colônias, em especial a Índia.

Além disso, mostra os relacionamentos e as rivalidades que a rainha enfrentava. A série está disponível na plataforma de streaming desde 2016 e já ganhou o Globo de Ouro. Além de entretenimento, a trama pode contribuir bastante com o conhecimento histórico do espectador.

Confira a ficha técnica do série e onde assistir:

Ano de produção: 2016
Gênero: drama/histórico/biografia
Classificação Indicativa: 14+
Onde assistir: Netflix

Veja indicações de filmes e séries para aprender INGLÊS!

2. Our World War

Our World War é uma produção da BBC que retrata a Primeira Guerra Mundial, abordando várias batalhas importantes que ocorreram entre 1914 e 1918.

A série faz com que o espectador entenda melhor esse período histórico por meio de documentários pessoais e testemunhos, cartas e gravações de áudio originais, entre outros artifícios muito importantes.

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2014
Gênero: guerra
Classificação Indicativa: 14+
Onde assistir: Prime Vídeo

Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial

3. Merlí (Tem na Netflix)

Merlí é uma série sobre um professor catalão de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente.

A série fala de filosofia de uma forma diferente, que pode ser muito interessante para os estudantes. Cada episódio tem o nome de um filósofo. A trama passa pelas histórias do professor, seus alunos e seu próprio filho.

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2015
Gênero: drama
Classificação Indicativa: 12+
Onde assistir: Netiflix

Quais são os filósofos que mais caem no ENEM?

4. Os Tudors

Os Tudors é uma séria baseada na história de Henrique XVIII da Inglaterra. Desde as primeiras temporadas é possível acompanhar o rei em seu casamento infeliz com Catarina de Aragão e depois sua paixão por Ana Bolena. Além disso, a série retrata o rompimento do rei com a Igreja Católica.

O seriado consegue retratar bem o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra. Apesar de ele não ser completamente fiel a realidade, é possível imaginar melhor a época retratada.

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2007-2010
Gênero: drama/histórico
Classificação Indicativa: 16+
Onde assistir: Prime Video

5. Roma

Roma é uma produção da HBO em parceria com a BBC. A série é centrada no século I a.C. e, em apenas duas temporadas, mostra a ascensão de Roma como um império em meio a uma disputa de poder entre Júlio César e Pompeu Magno.

A série termina a primeira temporada com o assassinato de Júlio César e a ascensão do imperador Augusto.

A série foca em dois soldados específicos para contar o contexto histórico. Por isso, o espectador acaba querendo seguir a vida dos dois protagonistas e compreender os seus arredores.

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2005-2007
Gênero: drama/histórico/guerra/ação
Classificação Indicativa: 14+
Onde assistir: HBO Max

6. The Big Bang Theory

The Big Bang Theory é uma série que retrata a vida de quatro amigos nerds e sua vizinha. Os personagens são bastante estereotipados, mas acabam representando bem características extremas de quem é fã de Astronomia, Engenharia e, principalmente, Física.

Ao decorrer da série há menções aos grandes nomes da física e da matemática, como Newton, Stephen Hawking e Aristóteles, além de explicações de teorias, como a das cordas, do buraco de minhocas e das ondas gravitacionais. Isso pode fazer com que você aprenda sobre esses temas de maneira bem divertida.

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2007-2019
Gênero: comédia
Classificação Indicativa: 12+
Onde assistir: Prime Video

Dicas sobre Física Ondulatória

7. Black Mirror (Tem na Netflix)

Black Mirror é uma série bastante conhecida que retrata diferentes realidades distópicas em cada episódio.

Em todas essas realidades, o uso da tecnologia acaba influenciando as relações humanas.

Alguns dos temas abordados são: vício em redes sociais, superexposição, segregação “sociovirtual”. Os episódios mostram que o ser humano está refém de algo que ele mesmo criou.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2011
Gênero: ficção científica/drama/suspense
Classificação Indicativa: 18+
Onde assistir: Netflix

8. Vikings (Tem na Netflix)

Vikings é uma série produzida pelo History, canal cuja programação é focada essencialmente em conteúdos de teor histórico e científico.

A trama se passa na Europa medieval e retrata os séculos X a XII, quando os guerreiros vikings dominavam a Escandinávia – região formada por Dinamarca, Suécia, Islândia, Finlândia e Noruega.

A partir desse contexto, o espectador consegue acompanhar a forma com que as disputas por poder ocorriam em uma civilização pagã e como eram as invasões a outros países que sofreram com os ataques deles, em especial a Inglaterra e a França.

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2013-2020
Gênero: aventura/drama/histórico
Classificação Indicativa: 16+
Onde assistir: Netflix

9. House of Cards (Tem na Netflix)

House of Cards é uma série que retrata as consequências do poder e da corrupção, discorrendo sobre a política americana.

É uma série bastante interessante para os estudantes que estão se preparando para o vestibular já que, com ela, é possível aprender um pouco mais sobre geopolítica, mesmo que parte da produção seja ficcional.

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2013-2018
Gênero: drama/suspense
Classificação Indicativa: 16+
Onde assistir: Netflix

10 (Plus). Narcos (Tem na Netflix)

Narcos é uma série que mostra as origens do tráfico de drogas e a ascensão e a queda do lendário traficante Pablo Escobar, na Colômbia no final dos anos 1970. A série traz temas atuais e leva o aluno a pensar sobre a geopolítica envolvendo as relações do tráfico de cocaína no mundo.

Confira a ficha técnica da série e onde assistir:

Ano de produção: 2015-2018
Gênero: drama/policial/suspense/biografia
Classificação Indicativa: 16+
Onde assistir: Netflix

Gostou da nossa lista de séries para estudar pro Enem? Se você aprende melhor vendo produções audiovisuais, saiba que também temos um texto com FILMES PARA O ENEM. Clique aqui para acessar.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre séries que podem ajudar no Enem.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.