Geografia

Quais são os problemas Ambientais causados pelo lixo? Origem e impactos

PROBLEMAS-AMBIENTAIS-CAUSADOS-PELO-LIXO-–-VESTIBULAR-–-ENEMProblemas ambientais causados pelo lixo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Questões ambientais são bastante recorrentes nas provas de diversos vestibulares, inclusive do ENEM. Por isso, preparamos esse artigo sobre os problemas ambientais causados pelo lixo, assim você pode revisar sobre o tema e chegar bem preparado no dia da prova.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Todos os anos vemos questões sobre problemas ambientais causados pelo lixo na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem, especificamente nas áreas de Biologia ou de Geografia.

O destino do lixo (urbano, agrícola, industrial ou atômico), é um dos graves problemas deste século.

Nosso artigo aborda todos os problemas advindos do mau descarte do lixo, os tipos de lixo, as formas de descartá-lo e os problemas sociais gerados.

Acompanhe no nosso artigo os principais problemas ambientais causados pelo lixo e ainda a lista com a doença que cada animal pode transmitir por causa do lixo mal descartado. Assim você aumenta suas chances de ir bem em Geografia e em Biologia.

Veja ao final deste artigo uma curiosidade sobre o assunto que pode te ajudar muito!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Quais são os principais problemas ambientais causados pelo lixo?

Tudo aquilo que descartamos é chamado de lixo. Ele é indissociável das atividades humanas e indiretamente é uma fonte de muitos prejuízos para nós, pois é somos atingidos por doenças transmitidas por pragas, insetos ou animais cujo nicho é o lixo.

O lixo pode ser a causa da poluição visual, por causa do descarte feito de forma imprópria ou em lugares impróprios; a poluição do ar, por causa da queima feita no processo de incineração; poluição do solo e poluição das águas, especialmente do lençol freático (águas subterrâneas), principalmente por causa do chorume.

Continue lendo para conhecer quais os problemas ambientais causados pelo lixo para entender melhor como preservar nossos recursos naturais! Vamos listar os mais comuns de serem encontrados mencionados nas questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Problemas ambientais causados pelo lixo prováveis de estarem na prova do ENEM:

problemas ambientais causados pelo lixo
  1. Contaminação do solo e da água pelo chorume
  2. Mau cheiro do lixo em decomposição
  3. Aumento do número de incêndios causados pelos gases gerados pelo lixo em decomposição
  4. Deslizamento de encostas
  5. Assoreamento de mananciais
  6. Enchentes
  7. Estrago na paisagem

Os problemas não são somente no meio ambiente, como visto, mas sociais e casos de saúde pública, por causa do aumento das doenças.

  1. Muitas pessoas recorrem à catação e venda do que encontram no lixo para sobreviverem;
  2. Ficam expostas a acidentes e à contaminação;
  3. Tornam-se sujeitas à intoxicação alimentar;
  4. Também podem sofrer psicologicamente por causa da situação em que se encontram.

Preparamos a relação das principais doenças que cada animal transmite. Esses animais são chamados vetores das doenças mencionadas. Por isso, fique atento nas questões que envolvem saúde, afinal peste bubônica não é só um problema do passado!

Teste os seus conhecimentos sobre o assunto com os nossos Exercícios sobre LIXO!

Origem do problema:

Já parou para pensar porque nossa sociedade está tendo problemas ambientais causados pelo lixo?

O acúmulo dele tem origem no consumismo exacerbado, com um aumento cada vez maior no descarte daquilo que está inutilizado.

A população aumentou como nunca e a globalização segue avançando. Além disso, as inovações tecnológicas, principalmente de comunicação (rádio, televisão, internet, celular etc.), facilitaram a difusão de produtos por todo o mundo.

ATENÇÃO! A quantidade de pessoas no mundo não é o problema, não podemos sair por aí como o Thanos para resolver essa questão diminuindo o número delas.

Deve, sim, ser reduzido o aumento do uso de materiais e resíduos não orgânicos e sobretudo é preciso mudar a forma como o descarte é feito.

Onde vai parar o lixo que descartamos?

O lixo descartado pode ter diversos destinos. Alguns deles são:

  • O lixo das cidades vai para lixões onde tudo fica exposto a céu aberto e não existe qualquer tipo de seleção, limpeza ou processos adequados para tratar o lixo.
  • Vai também para aterros sanitários, depósitos de lixo onde ele é enterrado e compactado em grandes escavações no solo (ou mesmo uma parte descoberta ao nível do solo) que, via de regra, é coberta com solo e/ou argila, quando já está preenchida.
  • Normalmente estes lugares são afastados. Porém há ainda quem descarte em locais impróprios, como encostas, rios e córregos.
  • Há a possibilidade da incineração: Por este método o lixo sólido municipal é queimado e há redução substancial do volume de material, o que faz com que diminua o volume a ser aterrado. No caso de substâncias tóxicas ou perigosas, um objetivo ainda mais importante é a eliminação do perigo tóxico associado ao material. Problema: poluição do ar.
  • Há ainda a compostagem. Veja em que ela consiste:
  • Retornar os resíduos orgânicos ao ciclo natural
  • Obtenção de adubo orgânico de alta qualidade
  • Difundir uma solução ecológica simples e eficiente
  • Facilitar a coleta seletiva
  • Reduzir o volume de matéria orgânica encaminhada para os aterros e lixões, aumentando a vida útil dos mesmos
  • Reduzir a quantidade de dias de coleta de lixo devido ao baixo volume
  • Reduzir a poluição ambiental devido a emissão de gases poluentes gerados no deslocamento da frota coletora de lixo
  • Amenizar a poluição ambiental decorrente dos “lixões” da cidade

O que é chorume?

Toda essa quantidade de lixo acumulado produz o chorume, líquido que possui coloração escura com cheiro muito desagradável, constituindo mais um dos problema ambientais causados pelo lixo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ele pode atingir as águas subterrâneas (aqüífero, lençol freático), além disso, pode contaminar os solos e as pessoas que mantêm contato com os detritos, e causar deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes e estrago na paisagem.

Já é possível perceber alguns problemas ambientais causados pelo lixo, certo?

Quais são os nove tipos de lixo?

Os 9 tipos de lixo

Eles podem ser:

  1. Domiciliar
  2. Comercial
  3. Industrial
  4. Público
  5. Hospitalar (Precisam passar por incineração especializada)
  6. Especial (Pilhas, baterias, embalagens de insumos agrícolas, combustíveis e medicamentos)
  7. Radioativo
  8. Espacial
  9. Eletrônico

Conclusão:

O problema mais do que ambiental é também humano, pois pessoas buscam alimentos nos lixões, ou melhor, restos para se alimentarem e até à própria família. Comem alimentos estragados e contaminados, o que demonstra a muita degradação.

Logo, uma conclusão que já podemos tirar é que além dos vários problemas ambientais causados pelo lixo, ele afeta nossa saúde contaminando a água que consumimos todos os dias, no solo no qual nossa comida é cultivada.

Vale lembrar os quatro Rs que ajudam a resolver os problemas ambientais causados pelo lixo: REUTILIZAR, REDUZIR, RECICLAR e REPENSAR

Curiosidade

Agora que você já leu sobre os problemas ambientais causados pelo lixo, veja essa curiosidade sobre arte feita em um lixão.

Veja abaixo o trailer de um documentário estupendo, do artista plástico Vik Muniz. Ele foi ao Jardim Gramacho no Rio de Janeiro que é um dos maiores aterros sanitários do mundo e com a ajuda dos moradores e catadores do local fez artes incríveis, que chegaram a ser premiadas fora do Brasil.

Assista ao documentário completo para se inteirar sobre a vida das pessoas que convivem com o lixo e sobrevivem dele.

Além de ser bom para você e para sua visão de mundo, pode ser muito enriquecedor para quando você for escrever sua redação ou for responder questões com essa temática social.

Por falar em redação, veja nossas dicas:

Entre na faculdade com a ajuda do Beduka!

Esperamos que esse texto sobre  problemas ambientais causados pelo lixo tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.