Cursos

O que se estuda em jornalismo? Qual a grade curricular? Descubra agora!

O que se estuda em Jornalismo?O que se estuda em Jornalismo?

As principais matérias estudadas em jornalismo são: história do jornalismo, teoria da comunicação, planejamento e empreendedorismo e ética. Veja mais sobre isso neste artigo.

Talvez você já tenha visto nosso texto sobre sobre as melhores faculdades da área em SP, mas é bom esclarecer o que se estuda em jornalismo, principalmente para aquelas pessoas que ainda seguem indecisas sobre a carreira que vão seguir.

Estude para passar em Jornalismo com o nosso Simulado do Enem. É gratuito! Além disso, organize-se com o nosso Plano de Estudos.

Aqui no Beduka já detalhamos o que se estuda na graduação de pedagogia, o que faz um engenheiro de produção e quais as são áreas da saúde mais bem pagas. Se você ainda tem dúvidas sobre a carreira a seguir, leia nosso artigo que ajuda a entender a sua vocação.

Antes de ingressar na faculdade sempre bate aquela dúvida sobre o curso escolhido. Seja para descobrir quanto um profissional da área ganha, as melhores faculdades ou ainda qual é o conteúdo que será ensinado em aula.

Essas dúvidas também são comuns dos estudantes dos cursos de comunicação. Quer saber o que se estuda em jornalismo? Preparamos aqui um especial para acabar com as suas dúvidas e algumas curiosidades sobre a profissão. Está preparado?!

Curiosidades sobre o curso de jornalismo

Jornalismo pertence ao grupo de estudos de Comunicação Social. É comum encontrar uma variedade de temas dentro do curso. Os alunos aprendem sobre os principais meios: rádio, internet, TV, jornal e revista. Além disso, os estudantes recebem noções básicas de filosofia, sociologia, direito e até mesmo economia.

É claro que a matriz curricular pode variar de uma universidade para outra, entretanto, cada instituição pode acrescentar ainda diferenciais para valorizar o currículo do futuro profissional. Seja por meio de oficinas profissionais, estágio supervisionado em canal próprio de rádio e/ou TV, intercâmbio ou cursos de especialização mais específicos.

Além disso, algumas faculdades preferem deixar mais abrangentes as disciplinas a serem estudadas. Isso envolve matérias como comunicação interna ou cultura brasileira. Enquanto outras focam em fotojornalismo, telejornalismo, técnicas de redação e radiojornalismo.

Dentro da graduação de jornalismo, que chega a durar 4 anos, é frequente as aulas práticas em estúdios de TV, rádio e laboratórios de informática. Vale lembrar que algumas atividades podem ser feitas ao ar livre, já que o estudante precisa colocar em prática o que aprendeu na sala de aula.

Durante o curso, o aluno precisará dedicar um tempo especial para leitura não só de livros, mas também jornais, sites, revistas e artigos acadêmicos. Disciplinas como teoria da comunicação, por exemplo, demandam mais atenção a esta parte.

Além disso, dentro do conteúdo que se estuda em jornalismo, encontramos diversas vertentes que podem abrir para calorosos debates em sala de aula, envolvendo temas contemporâneos ou muito presentes na mídia. Prepare-se para colocar seus argumentos em campo! Para isso, esteja sempre por dentro dos assuntos mais comentados.

O que se estuda em jornalismo?

O que se estuda em jornalismo

Selecionamos abaixo um resumo sobre o que se estuda em jornalismo de forma geral, na maioria das universidades. O estudante que inicia o curso pode se especializar e seguir carreira atuando em diversos setores da economia e transitar entre os mais variados meios de comunicação. Realmente, o campo de atuação para o profissional é bem amplo.

Antes de conhecer mais sobre o que se estuda em jornalismo, é aconselhável checar com a faculdade escolhida as principais disciplinas oferecidas, isso porque a grade pode variar conforme a escolha da própria instituição.

Dentre as principais matérias jornalísticas, encontramos:

  • Telejornalismo: o aluno aprenderá mais sobre produção, edição, tecnologia e pautas para TV
  • Rádio: os temas mais importantes dentro da matéria são locução, produção, reportagens e som
  • Fotojornalismo: engana-se quem pensa que tirar fotos é algo simples. Para o curso de jornalismo, o aluno aprenderá mais sobre fotorreportagem, edição e técnicas de fotografia
  • Redação: além do essencial como gramática e estrutura textual, o estudante conhecerá tópicos novos, como lide, pirâmide invertida, pesquisa, checagem e entrevista
  • Jornalismo digital: fundamental para a tecnologia que temos hoje, a matéria busca aprimorar os conhecimentos em redes sociais, tendências, conteúdos multiplataformas e produção de notícias para sites
  • Jornalismo impresso: aqui a prática de reportagem e produção foca mais nos veículos tradicionais como revistas, jornais, folhetins, etc

Detalhamos acima o conteúdo prático ensinado aos estudantes de jornalismo nas universidades. Contudo, existe um preparo do profissional para enfrentar assuntos complexos, compreensão sobre ética e moral, além de entender toda a evolução da comunicação. Neste sentido, o que se estuda em jornalismo? É comum encontrarmos:

  • História do jornalismo: onde uma linha do tempo é transpassada mostrando como casos históricos influenciaram a comunicação que possuímos hoje
  • Teoria da comunicação: essencial para conhecer mais sobre as principais linhas de pensamento, a importância da imparcialidade do jornalista, além de base teórica para futuros trabalhos acadêmicos
  • Planejamento e empreendedorismo: temas como marketing, relações públicas, comunicação interna e definição do público-alvo tomam grande parte da graduação
  • Ética: aqui os direitos autorais, liberdade de imprensa, responsabilidade ética e princípios jornalísticos são expostos aos futuros profissionais

Quando o assunto é ciências humanas, a comunicação toma grande interesse por:

  • Antropologia: estudo sobre o ser humano e a sociedade no geral (consumo, cultura, natureza e crenças)
  • Ciências políticas: exemplos de políticas públicas e privadas, além da história política no país e ao redor do mundo
  • Direitos humanos: cada vez mais abordados nas matérias jornalísticas, os fundamentos, relações étnicas, raciais e internacionais se tornam de sumo valor para a sociedade atual
  • Filosofia: teoria de diversos escritores, abordagem de pensamentos críticos de vários escritores e teóricos, além de assuntos atuais na sociedade
  • Economia: sim, por mais que diversas pessoas optem pelo curso por suposta “falta de matemática”, o jornalismo deve constar essa área na maioria das grades. Em especial, pela seriedade que ela possui e sua relevância para a comunicação

Apresentamos aqui com mais detalhes o que se estuda em jornalismo. Se você ainda tem curiosidade, tente visitar a instituição escolhida e fale com professores e alunos para entender melhor sobre o curso.

Temos aqui um especial que aborda a ética e a moral, algumas dicas de como melhorar o seu raciocínio lógico e um resumo sobre a Semana de 22.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos particulares e públicos. Apresentamos um catálogo completo de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) com endereços, avaliações e valores das mensalidades das faculdades privadas.

Além de entender o que se estuda em jornalismo, você pode aproveitar para entender também:

Já conhece o Beduka Profissões? Veja dicas de especialistas no nosso canal no Youtube.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador