CursosFaculdades

Qual é a melhor universidade de arquitetura do Brasil?

Qual é a melhor universidade de arquitetura do Brasil?Qual é a melhor Universidade de Arquitetura do Brasil?

Descubra onde aprender a pensar na logística e designer das edificações, seja exteriormente ou interiormente. Entenda como pensar os espaços de convivência, trabalho e etc, nas melhores faculdades de arquitetura.

Separamos aqui uma lista que compreende não apenas a melhor universidade de arquitetura do Brasil, mas sim as 10 melhores instituições de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF 2018), do jornal Folha de SP.

Entender qual é a melhor universidade de arquitetura do Brasil é importante para te ajudar a decidir a instituição na qual irá estudar. Vale sempre destacar que a definição de melhor faculdade é sempre uma questão subjetiva, já que o melhor pra mim pode não ser o melhor para você.

Se você escolheu seguir a profissão de arquiteto e está buscando entender qual o melhor curso para participar do processo seletivo, é importante destacar que esta é uma carreira ideal para quem gosta de desenhar, entende bem de cálculos, tem conhecimentos de artes e da história. Estas são algumas das características para se destacar.

A profissão de arquiteto está em ampla expansão, justamente pelos avanços da construção civil e também para buscar um melhor uso do espaço urbano.

Se você tem ainda dúvidas sobre a área, antes de revelar qual é a melhor universidade de arquitetura do Brasil, vamos explicar um pouco sobre o que é ensinado na graduação e também sobre as atividades deste profissional.

Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do mundo na atualidade, é brasileiro e serve de inspiração para muitos jovens que se decidem pela área. Suas famosas curvas e traços podem ser prestigiados em obras como:

  • Edifício Copan
  • Auditório Ibirapuera
  • Igreja da Pampulha
  • Sede da ONU
  • Memorial da América Latina

Estude para o ENEM com o Simulado Beduka. É gratuito! Baixe também o nosso Plano de Estudos para se organizar melhor.

Como é o curso de arquitetura?

A graduação em arquitetura e urbanismo é de bacharelado e costuma ter duração de quatro a cinco anos. Existem muitas disciplinas teóricas e práticas, nas mais diversas áreas.

Quem ingressar na graduação de arquitetura precisa ter em mente que pelo menos 20% do curso é baseado em projetos, tanto de desenhos quanto de maquetes. Normalmente os alunos preferem atuar no planejamento e também pôr a mão na massa.

Ao final da graduação, os alunos precisarão apresentar o costumeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e um projeto prático, que geralmente é algo mais detalhado e profissional, como se fosse para uma construção real.

As principais disciplinas que fazem parte da grade do curso de arquitetura são as seguintes:

Matérias do curso de arquitetura
  • Planejamento urbano
  • Desenho artístico
  • Gestão ambiental
  • Urbanismo e infraestrutura
  • Desenho técnico
  • História da arquitetura
  • Teoria das estruturas
  • Gestão de projetos

Como o arquiteto trabalha?

O arquiteto atua na criação, nos projetos, nos desenhos e no acompanhamento da construção. Seu objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida dos moradores ou trabalhadores do edifício sendo construído, assim como da cidade em si.

Outra coisa importante no trabalho do arquiteto é usufruir do terreno utilizado para a construção, sabendo integrar a parte urbana com o ambiente ao redor. Além disso, este profissional também é capaz de agir na preservação e restauração de prédios históricos.

Como é o mercado de trabalho da arquitetura?

O mercado profissional para o graduado em arquitetura é bem amplo e dinâmico. Ele pode atuar tanto para o setor público como o privado. Existe uma alta demanda de profissionais que saibam unir os projetos arquitetônicos com as necessidades de comunidades brasileiras em várias classes sociais.

É possível prestar concursos públicos, assim como ficar no setor privado de construção civil. Por conta da concentração das empresas de engenharia e escritórios de arquitetura nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, estes locais apresentam as melhores oportunidades de trabalho.

Existe ainda a oportunidade de atuar no mercado internacional, para isso, além de dominar um segundo idioma, o profissional também precisa ter um conhecimento amplo em história e arte.

Qual é a melhor universidade de arquitetura do Brasil?

Agora que você sabe mais sobre o curso de arquitetura, é essencial saber qual é a melhor universidade de arquitetura do Brasil.

Nós fizemos um ranking com as dez instituições melhor avaliadas de acordo com o Ranking Universitário Folha.

Para determinar as notas e eleger a melhor universidade de arquitetura do Brasil, o RUF levou em conta as avaliações do Ministério da Educação (MEC), a proporção de professores com Mestrado e Doutorado, a quantidade de professores dedicando-se integralmente e o resultado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Descubra agora qual é a melhor universidade de arquitetura do Brasil:

  1. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  3. Universidade de São Paulo (USP)
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  5. Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
  6. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  7. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  8. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  9. Universidade de Brasília (UnB)
  10. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

A maioria das instituições do ranking das melhores universidades de arquitetura do Brasil é pública, apenas Mackenzie e PUCRS são particulares. Por isso, obter uma boa nota no ENEM pode te ajudar a conquistar uma vaga nas instituições participantes do Sisu.

Aqui no Beduka, seu buscador gratuito de faculdades e cursos, você encontra uma relação completa de instituições de ensino superior públicas e privadas, registradas no Ministério da Educação (MEC). Você encontra informações como cursos oferecios, endereços, avaliações e valores das mensalidades das instituições pagas.

Agora que você sabe as pontuações das melhores universidades de arquitetura do país, é hora de colocar na balança qual instituição escolher. É distante da sua casa? Tem possibilidade de alojamento ou repúblicas com valores acessíveis? Os profissionais formados nesta instituição são bem valorizados? Tudo isso precisa ser levado em consideração.

Além de descobrir qual é a melhor universidade de arquitetura do Brasil, aproveite e leia também:

Veja o vídeo que preparamos sobre os livros para o ENEM

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador