Matemática

Acabe com a dúvida: saiba como Transformar uma Fração em Porcentagem de 2 jeitos fáceis

Como transformar uma fração em porcentagem?Como transformar uma fração em porcentagem?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você pode até achar que nunca vai usar matemática na vida. Mas na hora de calcular descontos de roupa, pesos de ingredientes, os 10% do garçom no rolê… você precisa saber como transformar uma fração em porcentagem se não quiser que te passem a perna.

E claro, essa conta também vai ser muito presente na hora de fazer provas na escola, no vestibular e até mesmo na faculdade. E nem quem é de Humanas escapa! Então, neste artigo nós vamos te ajudar a acabar com a dúvida de uma vez por todas.

Mas pode ficar tranquilo, é mais simples do que aparenta. Sabendo o básico de fração e o básico de porcentagem, você vai tirar esse assunto de letra. Por isso nós vamos relembrar esses conceitos com você antes de mostrar a conta. Bora lá?

Clique em um desses tópicos se quiser ir diretamente a um assunto:

Esse assunto cai muito no Enem e você está a poucos cliques de baixar o nosso Plano de Estudos Mágico para te guiar nesse jornada rumo à aprovação!

Relembre: o que é uma fração?

Fração é um termo originado da palavra latina “fractus”, que quer dizer “partido”. Em outras palavras, a fração representa as partes iguais de algo que foi divido.

É como se pegássemos um número e o dividíssemos em pequenos pedacinhos iguais. Aí selecionamos um pedaço dentre todos disponíveis.

Existem ainda outras definições: uma fração é a representação de uma divisão na qual o numerador (número de cima) é equivalente ao dividendo, e o denominador (número de baixo) é equivalente ao divisor.

  • Exemplo:

Se uma pizza tem 8 fatias, 8 é o todo. Se comi duas fatias, comi 2/8.

Para aprofundar nesse assunto, você pode treinar seu cérebro com os nossos exercícios de Frações!

Relembre: o que é um número decimal?

Eles surgiram justamente quando calculamos o resultado das frações ou quando fazemos divisões não exatas!

Então, os números decimais são uma forma de representar as partes, aqueles números que não são inteiros e sobra um restinho.

  • Exemplo:

Se uma caixa de bom bom tem 5 chocolates e 10 pessoas comerão, cada pessoas vai comer metade de um bom bom, ou seja, vai comer 0,5 bombons.

Nós também temos exercícios sobre números decimais para você aprofundar seu conhecimento nesse assunto!

Como fazer a transformação de uma fração em decimal?

A ideia que o decimal carrega é a mesma da fração: pegamos um valor inteiro e dividimos em pedacinhos. Por isso, a fração e o decimal são duas formas diferentes de indicar a mesma coisa!

Por é importante saber traduzir a informação de um formato para o outro. Para você conseguir transformar uma fração em decimal, basta dividir o numerador pelo denominador e ir até o final das contas.

Pronto, acabou!

  • Exemplo:

8/5 (oito quintos ou oito sobre cinco), é a mesma coisa que oito dividido por cinco.

O resultado dessa conta é 1,6.

Parece meio óbvio mas é assim mesmo. Só é mais complexo na hora de transformar um número decimal em fração, que é o oposto do que aprendemos aqui.

Por fim, o que é porcentagem?

A Porcentagem, também chamada de percentagem, é mais uma forma de representar os números. Só que nesse caso nós estamos nos baseando em uma escala de 0 a 100, para facilitar as contas.

Confuso né? Mas calma que a gente explica:

Isso quer dizer apenas que o 100 é a nossa referência máxima, é o todo. Na hora de comparar alguma parte desse número, vamos transformá-lo na “linguagem do 100”. Aí teremos um valor em porcentagem e por isso é representada com o símbolo “por cento” (%).

Inclusive, uma outra definição de porcentagem é: “uma fração na qual o denominador é igual a 100″.

  • Exemplo

Lembra daquele exemplo aí de cima onde cada pessoa vai comer metade de um bombom? Então, o bom bom inteiro seria 100%, mas vão comer metade, então comerão 50%.

Nós também fizemos um artigo com vários exercícios de Porcentagem!

Agora que explicamos rapidamente os conceitos gerais de fração e de porcentagem, podemos te ajudar a aprender como transformar uma fração em porcentagem. Veja só:

Como transformar uma fração em porcentagem?

Na verdade, há dois jeitos bem fáceis de fazer isso.

Nós vamos te explicar cada um deles, sempre mostrando os exemplos para ajudar! Acompanhe:

Jeito #1: mais fácil e mais rápido!

Para transformar uma fração em porcentagem, é necessário saber que o denominador da fração em questão precisa ser igual a 100. Só assim poderemos substituí-lo pelo “por cento” (%) lá na frente.

Dessa forma, se o denominador não for igual a 100, é necessário achar uma fração equivalente.

Para fazer isso, vamos pegar o número que está no denominador e multiplicá-lo por algum fator que resulte em 100!

  • Exemplo

Quero transformar 7/25 em porcentagem. A regra é ter o denominador 100.

Qual é o número que eu preciso multiplicar 25 para que vire 100?

É o número 4, logo, vou multiplicar o numerador pelo mesmo fator para achar uma fração equivalente e poder colocar o símbolo de porcentagem:

7/25 x 4/4 = 28/100 = 28%

Jeito #2: uma carta na manga!

Em alguns casos, é bem fácil entender como transformar uma fração em porcentagem. No entanto, é bom aprender uma outra maneira caso a primeira não seja possível… O outro jeito é o seguinte:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Lembra do conceito que trata a fração como uma divisão? Pois é, divida o numerador pelo denominador e encontre um número decimal.

Agora, basta multiplicar o número decimal encontrado pelo 100. O resultado será a porcentagem!

  • Exemplo

Pela última vez, vamos voltar a falar da caixa de bombons. Lembra que havia 5 chocolates para 10 pessoas? Então, não tem como cada pessoa receber 1 inteiro, então elas receberiam 0,5 bombom. Agora é só multiplicar esse decimal por 100 para achar a porcentagem que cada pessoa comeria:

0,5 x 100 = 50,0 ou seja 50% (metade de um bombom)

Uma dica valiosa!

Vale lembrar que multiplicar qualquer número por 1 dá nele mesmo. Por isso, 100% é a mesma coisa que 100/100 = 1.

Dica bônus: esse assunto é queridinho pelo Enem e você pode trinar para a prova usando o nosso Simulado Online e Gratuito!

E como transformar porcentagem em fração?

Basta fazer o inverso!

A primeira coisa é fazer a porcentagem ser escrita em formato de número decimal. Depois transformamos o número decimal em fração que nesse caso sempre terá o denominador 100.

  • Exemplo

60% = 0,60 = 60/100

Por fim: como transformar porcentagem em número decimal?

Sem enrolação: basta escrever o número da porcentagem sobre 100 e depois dividir.

  • Exemplo

35% é a mesma coisa que 35/100. Se dividirmos 35 por 100 o resultado será 0,35.

Se você está aqui porque estava estudando probabilidade e teve dúvida, esperamos ter te ajudado. Mas não deixe de conferir nosso artigo sobre Probabilidade, ele vai te ajudar ainda mais!

Gostou do nosso artigo sobre como transformar uma fração em porcentagem? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre algo que você deseja mais explicações.

Nós também queremos te conectar à faculdade! Experimente fazer o Teste vocacional ou procurar uma vaga no seu curso dos sonhos com desconto no Beduka Bolsas. Por lá você pode encontrar o que está procurando e não vai se arrepender de ter se dado uma chance.

Boa sorte!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

23 Comentários