Matemática

Como transformar número decimal em fração?

Como transformar número decimal em fração?Como transformar número decimal em fração?

Há muitas operações em matemática e em outras matérias que necessitam da transformação de decimal em fração. É simples, as casas decimais serão os zeros do denominador. Acompanhe o artigo para ver os detalhes.

Fração, decimal, percentual e raiz quadrada são alguns termos que arrepiam muita gente por aí. Mas a temida matemática pode se tornar algo bem mais simples se você dedicar uma parte do seu tempo para revisar os conteúdos ensinados nas salas de aulas. Hoje é a vez de relembrar como transformar número decimal em fração. Vamos lá!?

Fração e números decimais são tópicos que frequentemente caem nas provas de importantes vestibulares, no ENEM e até em processos seletivos para vagas de emprego.

Quer saber como transformar número decimal em fração?

Transformação de número decimal em fração: passo a passo

1 – Transforme o número decimal em um número inteiro

É algo que pode ser feito de forma bem simples: basta transformar o decimal em um número inteiro, passando a vírgula para a direita, considerando o número necessário de casas.

Por exemplo:

  • 2,25 vai se tornar 225 (apenas movi a vírgula duas casas para a direita)
  • 3,079 vai se tornar 3079 (Vírgula movida três vezes)
  • 1,1 vai se tornar 11 (Vírgula movida uma vez apenas)

Calma, não acabou, não é fração ainda. Este será o NUMERADOR dela.

2 – Preencha o denominador com zeros

Embaixo, na fração, o denominador sempre começa com 1 nesses casos. No mais, basta acrescentar zeros para cada vez que você moveu a vírgula.

Por exemplo:

  • 2,25 virou 225 porque a vírgula foi movida duas vezes. Logo a fração será: 225/100
  • 3,079 virou 3079 porque a vírgula foi movida três vezes. Logo a fração será: 3079/1000
  • 1,1 virou 11 porque a vírgula foi movida uma vez. Logo a fração será 11/10

Pronto! Você só precisa saber isso, mas caso queira, logo abaixo vamos aprofundar um pouco.

Primeiramente vamos falar sobre o que é número decimal e também o que é fração, além de mostrar como transformar número decimal em fração para que você se sinta seguro quando for realizar exercícios ou questões de vestibulares.

Estude para o Enem com o nosso Simulado Online e gratuito! E baixe também o nosso Plano de Estudos.

O que é fração e o que é número decimal?

Como transformar fração em decimal

De forma bem resumida, fração (do latim “fractus”, ou seja, partido) é a representação das partes iguais de um todo. A parte de cima é o numerador (indicador do número de partes do todo), a de baixo é o denominador (indicador do todo).

o decimal é um número racional não inteiro que é representado pela vírgula e contém casas decimais, como, por exemplo: 5,3 ou 10,57, entre outros. Eles também podem ser positivos ou negativos.

As casas decimais são contadas através dos números que ficam depois da vírgula. Por exemplo, o número 20,37 contém duas casas decimais, o que quer dizer que são dois algarismos a partir da vírgula.

A versão dele em fração, como vimos, será 2037/100.

Aproveite e faça os exercícios de números decimais para testar os seus conhecimentos sobre o assunto!

Como transformar número decimal em fração? Veja os detalhes

Agora que você já sabe o que é fração e o que é número decimal, podemos explicar como transformar número decimal em fração com mais detalhes.

Basicamente, existem dois cenários: as dízimas periódicas ou os decimais exatos. É possível mencionar ainda um terceiro tipo de número decimal, as dízimas não periódicas (mais conhecidos como números irracionais). Contudo, não falaremos sobre eles neste artigo, pois não são redutíveis a frações exatas.

Aqui, nós explicaremos como transformar um número decimal exato em fração. Você irá se surpreender com a simplicidade dessa transformação.

Resumidamente, isso ocorre quando você coloca o decimal como um número inteiro e depois anda com a vírgula por uma quantidade específica de casas.

  • 0,1 = 1/10
  • 2,95 = 295/100
  • 381,789 = 381789/1000

Não ficou claro? Não tem problema, nós detalharemos melhor e daremos um exemplo a seguir.

Considere que o número decimal a ser transformado em fração é o 16,615.

Primeiramente, conte a quantidade de casas à direita que a vírgula precisará andar para que o número passe de decimal para inteiro. No nosso caso, o número 16,615, a vírgula tem que andar três casas para a direita e então ele será inteiro (16615).

Depois, é preciso determinar o denominador da fração. Ele deve ser uma potência de 10, como 100, 1000 e assim por diante. A quantidade de casas que nós andamos no item acima será o número de zeros junto ao 1 do denominador. No nosso exemplo, como são três casas, será 1000.

Agora é só montar a fração com o número inteiro achado no primeiro item e o denominador determinado no segundo item. Isso quer dizer, que no nosso exemplo, a fração resultante será 16615/1000.

Em alguns casos, para que o resultado da fração não fique tão grande, é possível simplificá-lo por um número em comum. Por exemplo, aqui conseguimos dividir os números por 5, o que faz com que 16615/1000 passe para 3323/200.

É fácil concluir que para transformar número decimal em fração basta acrescentar ao numerador o total de casas decimais referentes aos zeros do denominador.

Conseguiu entender? Viu como transformar número decimal em fração não é nada penoso? Continue praticando e estudando para obter as melhores notas!

Veja aqui o nosso artigo em que ensinamos como transformar fração em porcentagem e também o outro que mostramos como melhorar o raciocínio lógico.

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você descobre informações sobre diversas áreas. Por exemplo, que tal entender as principais atividades de um veterinário? Ou saber o que faz um zootecnista? Ou, se preferir, pode entender melhor como é a rotina de um profissional de TI.

Além de entender como transformar número decimal em fração, aproveite e veja:

Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador