PortuguêsRedação

Como fazer citação direta e indireta? Aprenda de uma vez por todas!

Como fazer citação direta e indiretaComo fazer citação direta e indireta

As citações diretas e indiretas são muito importantes para compor o seu texto, seja qual for o gênero. Além disso, as citações reforçam o seu ponto de vista e são úteis para a redação do Enem ou até mesmo para o trabalho de conclusão do curso- TCC. Leia nosso artigo e aprenda de uma vez por todas a fazer uma citação- direta e indireta!

É curioso como muitas pessoas entram e saem da faculdade sem saber como fazer citação direta e indireta. Deveria ser algo essencial a ser aprendido, afinal para que o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) fique completo é imprescindível a apresentação de referências e citações.

É por isso que muitas pessoas chegam à pós-graduação e sofrem duras críticas em seus trabalhos de pesquisa, pois é fundamental que estes projetos tenham um embasamento teórico para dar mais credibilidade ao seu ponto de vista.

Aliás, não são apenas acadêmicos que precisam saber como fazer citação direta e indireta. Muitas vezes, profissionais também necessitam justificar seus projetos dentro da empresa a partir das citações de estudiosos da área.

É por tudo isso que nós decidimos explicar neste artigo como fazer citação direta e indireta. Não importa se você está no ensino médio, superior, pós-graduação ou no mercado de trabalho: um dia pode precisar. Então, venha aprender e entenda tudo de uma vez por todas!

Como fazer citação direta?

A citação direta acontece quando a cópia do trecho em questão é feita de forma integral, ou seja, é idêntica ao original. Sendo assim, é necessário citar o último nome do autor, o ano em que a obra foi publicada e o(s) número(s) da(s) página(s) de onde o trecho foi retirado.

Se a citação direta tiver três linhas no máximo, ela precisa estar entre aspas e inserida durante o seu texto. Confira dois exemplos de como fazer citação direta:

De acordo com Amariz (2014, p.26), “Há uma diferença entre o modelo autossegmental e o modelo métrico, no que respeita às noções de núcleo e coda.”

ou

Resumindo: “Em comparação a outros processos, o de metátese não é o mais estudado. Mesmo assim, se faz necessário apresentar trabalhos importantes acerca do processo tanto no PB como em outras línguas.” (AMARIZ, 2014, p.36)

Como fazer citação direta

Se a citação direta tiver mais de três linhas, ela precisará ter um destaque com recuo de 4cm da margem esquerda da página. A sua letra precisará ser menor do que a usada no restante do texto. Não deve-se colocar aspas e o espaçamento precisa ser simples. Veja um exemplo de citação direta com mais de três linhas:

Para ser específico, a ordem inferida do sinal é consistente com o que ocorre mais frequentemente na língua. Esta proposta é consistente com as primeiras especulações de Fay (1966: 88) ao considerar a metátese: „quando os ouvintes ouvem a fala que é esperada encontrar na língua nativa, suas identificações perceptuais são dirigidas por seu conhecimento das probabilidades seqüenciais na língua como também pelo estímulo acústico. (HUME, 2004, p.210).

Como fazer citação direta 2Exemplo de como fazer citação direta

Como fazer citação indireta?

Na citação indireta, você reescreve o trecho original com suas próprias palavras ao invés de copiá-lo. É como se você resumisse as ideias contidas no trabalho original do seu jeito. Aqui, o número da página é opcional e as aspas não precisam ser usadas.

O obrigatório é colocar o último nome do autor e o ano no qual a obra foi publicada. Dê uma olhada em dois exemplos de como fazer citação indireta:

Para Hume (2004), a natureza fonética, os sons e a familiaridade não são o bastante para explicar a metástase de algumas combinações de sons.

ou

A aquisição da linguagem trouxe benefícios significativos para as teorias fonológicas, pois evidenciam fases pelas quais as crianças precisam passar enquanto adquirem a sua língua materna. (AMARIZ, 2014)

Citação indireta

Viu como fazer citação direta e indireta é mais simples do que parece? Aposto que depois de ler este texto você se sentirá mais preparado para esbanjar citações e deixar seus trabalhos ainda melhores!

Apenas para reforçar, as citações diretas e indiretas servem para referenciar a sua ideia inicial, usando como base os conteúdos produzidos por estudiosos e pensadores.

Você encontra aqui em nosso site uma relação completa de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples, você consegue informações detalhadas como avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

3 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador