Redação

7 temas de redação do Enem para treinar a produção de textos e arrasar na prova!

7 temas de redação do Enem para treinar a produção de textos7 temas de redação do Enem para treinar a produção de textos

A  redação do Enem pode ocasionar eliminação, e notas baixas costumam ser frequentes, viu? É por isso que por meio desse artigo você verá as técnicas, os assuntos que estão em alta e como se preparar para produzir um texto de excelência.  São 7 temas de redação do Enem para treinar! Assim, não terá como não arrasar na hora da prova.

Neste texto sobre temas de redação do Enem para treinar, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Como são escolhidos os temas da Redação do Enem?
  2. Por que alguns temas têm mais probabilidade de cair no Enem?
  3. Tema 1: Pobreza Menstrual
  4. Tema 2: Os Desafios da Educação Híbrida no Brasil
  5. Tema3: Superexposição aos meios digitais
  6. Tema 4: Crise Hídrica no Brasil
  7. Tema 5: O futuro das relações de trabalho no mundo pós-pandemia
  8. Tema 6: A polarização do pensamento político no Brasil
  9. Tema 7: Feminicídio e os 15 anos da lei Maria da Penha
  10. Quais são os temas que podem cair na redação do Enem 2021?
  11. Como funciona a redação do Enem ? (Tipologia textual e competências)
  12. Quais os temas foram cobrados nas últimas edições do Enem?
  • Após descobrir como fazer uma redação perfeita, você pode aprender ainda mais com o nosso Curso de Redação. Nele consta tudo que é preciso para arrasar na produção textual!

Como são escolhidos os temas da Redação do Enem? 

Analisando os últimos 20 anos em que as provas do Enem foram aplicadas, é possível chegar a um consenso em relação à escolha dos temas das redações. Eles estarão sempre ligados a questões que causam impactos na sociedade e no meio ambiente.

Na hora de decidir sobre os temas de redação do Enem para treinar, é necessário se ligar nesses dois fatores que podem desmembrar-se em vários outros.

Na sociedade, por exemplo, teremos assuntos ligados à cidadania, direitos humanos, etc. No meio ambiente, poderemos ter um tema pautado na crise hídrica ou no crescimento econômico com priorização da preservação de recursos ambientais.

Ainda podemos ter temas que envolvem a saúde, os quais acabam abrangendo o social, o ambiental e a ciência. É o caso da pandemia que ocasionou o surgimento dos antivacinas, em pleno século XXI.

Lembra da  Revolta da Vacina? Dá uma bela alusão histórica! Somado a isso, tivemos a fabricação de imunizantes em tempo recorde. São avanços científicos em paralelo a conflitos sociais. 

Relacionado ao coronavírus, ainda veio à tona a discussão do possível surgimento de novas pandemias à medida que o homem provoca alterações no ecossistema. Fora a evasão escolar, muita coisa, não é?

Tudo que foi mencionado, faz parte de combates recentes da humanidade, nos quais o Brasil está diretamente envolvido. Então, são temas de redação do enem para treinar que possuem grande probabilidade de nos depararmos no dia da prova.

Porém, o fator fundamental não é tentar adivinhar o tema, pois podemos errar e entrar em uma furada, concorda?

O importante é estar ligado nas questões que envolvem a sociedade em suas diferentes vertentes. Sejam elas culturais, educacionais, econômicas, ambientais, de saúde, entre outras. 

Assim como é citado na competência 2 cobrada na redação do Enem: 

“…demonstrar repertório sociocultural produtivo”.

Mais uma coisa, leve sempre em consideração os dois seguintes fatores, primeiro, o respeito aos direitos humanos. Segundo, se ater a temáticas que permearam os noticiários e a vida nos primeiros seis meses de 2021. 

Esses são os mecanismos pensados para a escolha do tema que constará na sua prova. Portanto, são os mesmos métodos que você deve se embasar na hora de selecionar os temas de redação do enem para treinar. Por sinal, estamos dando vários para você!!!

Por que determinados temas podem cair na Redação do Enem 2021?

Já vimos que os temas abordados estão diretamente ligados a conflitos atuais. Contudo, isso não quer dizer que outros temas deixaram de ser relevantes ou estão definitivamente solucionados.

Então, diante de tantos assuntos que impactam a sociedade, como distinguir quais teriam maior probabilidade de caírem no Enem 2021?

É simples, aqueles que mais estiveram em evidência no decorrer do ano tem mais chance de aparecer na prova. Isso quer dizer que matérias que ocuparam os noticiários e até mesmo viraram pauta de votação no senado, merecem nossa atenção e destaque. 

A pobreza menstrual, por exemplo, está entre nossos nove temas de redação do Enem para treinar. Pois 2021 foi o ano da disseminação dessa discussão tão importante, mas que infelizmente permaneceu abafada durante tanto tempo. 

Inclusive, o tema virou pauta no senado, com um dos artigos do projeto propondo a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. Artigo este, vetado pelo presidente. Polêmico, não?

Assim como essa temática, as demais também foram cuidadosamente pensadas e elaboradas para que você tenha ótimos temas de redação do enem para treinar. Por exemplo, você sabia que esse ano a Lei Maria da Penha completa 15 anos?

Após todo esse tempo, com a reclusão domiciliar resultante do coronavírus, os casos de agressão se tornaram mais frequentes. Logo, vale ficar ligado!

Abaixo você verá temas com real possibilidade de constarem na hora da prova. Não esqueça de tirar um tempo para pesquisar sobre eles, ok? 

1- Tema de Redação do Enem para Treinar: Pobreza Menstrual

Menstruação parece uma coisa tão simples e corriqueira, afinal, está presente em todos os meses do ano na vida das mulheres em idade fértil. Para muitas, realmente é, basta ir a drogaria ou ao supermercado comprar absorventes higiênicos e uns remédios.

Pena que não é bem assim, você se lembra daquela competência que exige repertório sociocultural? Pois bem, o mundo não se resume à nossa realidade socioeconômica

Pode parecer absurdo, mas há mulheres que precisam usar miolos de pão durante a menstruação. É um assunto sério, que permaneceu intocável por um longo período. Esse ano, finalmente, nos deparamos com essa discussão.

Aposto que muitos ficaram boquiabertos. Imagina que você, sua namorada, amiga ou mesmo sua mãe estivesse nessa situação de não ter recurso para comprar absorventes, o que faria? Sem dúvida, é bem complicado.

Sempre tenha em mente a seriedade da questão. Na hora de pegar temas de redação do enem para treinar, ser um indivíduo maduro facilitará a elaboração de argumentos coerentes. 

Recentemente, isso virou até projeto para votação no senado.  O presidente vetou o artigo que estava propondo a distribuição de absorvente higiênico. E aí, o que acha desse veto?

Esse assunto além de se referir à saúde, ao bem estar da mulher, à desigualdade social e econômica, ainda nos leva ao universo político da polarização. Um enredo riquíssimo para constar nos temas de redação do enem para treinar, inclusive para ser cobrado esse ano.

2- Tema de Redação do Enem para treinar: Os desafios da educação híbrida no Brasil

Há algum tempo, a população brasileira vem se adaptando ao ensino a distância, mas em casos bastante específicos. Geralmente, uma escolha relacionada a cursos ou graduação.  

No entanto, com o surgimento da pandemia, fomos obrigados a conviver em um contexto de distanciamento físico. A quarentena, que duraria um mês, perdurou por quase dois anos.

Nesse cenário, as aulas remotas se tornaram o único meio de dar continuidade ao ensino, em todos os seus níveis. À medida que a vacinação foi avançando, os protocolos de saúde foram ficando menos rigorosos, isso possibilitou o início do ensino híbrido.

Em parte remoto, em parte presencial, ele entrou em funcionamento em diversas partes do mundo. Mas, quando falamos especificamente sobre o Brasil, nos deparamos com uma série de desafios extras que um país subdesenvolvido enfrenta. 

  • A precariedade do acesso a internet;
  • A dependência dos alunos em relação à aprendizagem; 
  • A sobrecarga da família brasileira que não estava habituada a auxiliar de forma tão intensa o ensino de seus filhos;
  • A preocupação em relação a alimentação, pois muitos alunos da rede pública tinham como única refeição, aquela que faziam na escola;
  • A evasão escolar.

Assim, somou-se aos problemas já existentes, novos conflitos que têm impactado o sistema educacional brasileiro. É uma problemática recente e super válida na hora de selecionar os  temas de redação do enem para treinar.

3- Tema de Redação do Enem para treinar: Superexposição aos recursos digitais

Os avanços tecnológicos vêm ocorrendo aceleradamente nos últimos anos, isso tem influenciado a população. Nessa circunstância, mais uma vez, temos consequências relacionadas à pandemia. 

A quarentena acelerou a globalização e a exposição a recursos digitais. Por pelo menos um ano, ambientes referentes à socialização permaneceram fechados. O contato passou a ser predominantemente virtual.

As aulas começaram a ser ministradas por meio de plataformas educacionais como o Teams. Com o “boom” do Tik Tok, nosso cotidiano virou vídeos curtos ou dancinhas produzidas compulsivamente. O contato visual foi embaçado por filtros.

A todo momento, estamos ligados a algum aparelho eletrônico com acesso a internet, e isso não tende a ser momentâneo. Esse bombardeio digital teve aspectos positivos, manter o contato com familiares em um período de calamidade está entre eles.

Por outro lado, houve aspectos negativos, bons exemplos disso são: a fadiga visual, o aumento dos índices relacionados à saúde mental, como ansiedade e depressão,   sedentarismo, entre outros. 

Todos os fatores mencionados fazem com que a superexposição aos recursos digitais esteja entre os temas de redação do Enem para treinar.

4- Tema de Redação do Enem para Treinar: Crise hídrica no Brasil

Sabemos que a água é um bem finito e não reutilizável, por isso o seu gerenciamento precisa ser feito com cautela. Ele depende de uma série de questões governamentais e sociais.

É notório que caminhamos para um contexto preocupante em relação a esse fator. Segundo a ONU, a água potável não está acessível para 2,2 bilhões de pessoas no mundo. Nos países subdesenvolvidos, isso representa 80% dos problemas de saúde. 

Por aqui, as principais atividades econômicas são a agricultura, a agropecuária e a pecuária, setores responsáveis pelo maior consumo desse recurso ao redor do globo. Na hora de passar para o papel os temas de redação do Enem para treinar, fique ligado nisso!

Outro quesito relevante, é que possuímos 12% da água doce mundial, mas ela não chega a maior parte da população brasileira. Então, a crise hídrica está vinculada a escassez, a má distribuição e a uma gestão ineficiente.

Abaixo, listamos os pontos cruciais que você deverá inserir na sua produção textual dos temas de redação do Enem para treinar. Veja:

  • Desperdício de água;
  • Aumento do consumo devido ao crescimento populacional;
  • Diminuição dos níveis de chuva;
  • Setor agrícola;
  • Setor industrial;

5- Temas de redação do Enem para treinar: O futuro das relações de trabalho no mundo pós-pandemia

Os dois últimos anos, afetaram e modificaram diversos setores da sociedade, os ambientes de trabalho estão entre eles. Presenciamos um aumento significativo de indivíduos que trabalham em locais alternativos.

Estamos nos referindo ao home office, traduzindo, escritório em casa. Essa modalidade tem ocorrido das mais variadas formas, seja por vínculo empregatício ou autónomo.

Sendo assim, “o novo normal” trouxe novas tendências de mercado, a mão de obra foi ressignificada. Observe um trecho da entrevista concedida  por Elton Schneider (administrador e diretor da Escola Superior de Negócios da Uninter) , a Edição do Brasil:

“A mudança global no futuro do trabalho será definida por um grupo cada vez maior de novas tecnologias, setores e mercados, por sistemas econômicos globais que serão mais interconectados do que em qualquer outro ponto da história e por informações que viajam rápido e se espalham amplamente. As habilidades valorizadas em um profissional no futuro serão pensamento analítico e crítico, aprendizagem ativa, resolução de problemas complexos, criatividade, originalidade, resiliência, tolerância ao estresse, inteligência emocional, solução de problemas e experiência do usuário e outras. Portanto, ele deve combinar boa formação técnica e humana.”

6- Temas de redação do Enem para treinar: A polarização do pensamento político no Brasil

A polarização política no Brasil, é uma questão que vem ocorrendo e sendo discutida há anos, principalmente, após as manifestações de 2013. Você deve estar pensando “Caramba, mas se faz tanto tempo, qual o motivo de falar sobre ela agora?”

Você tem razão, faz tempo pra caramba, mas os últimos acontecimentos colaboram para que esse assunto esteja entre os  temas de redação do Enem para treinar. Na última década, os brasileiros estiveram ferrenhamente divididos entre direita e esquerda.

No entanto, com o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Lula, houve uma apaziguada nos ânimos. Só que foi aí que a roda girou e tudo mudou de novo. Então, isso deve estar entre os temas de redação do Enem para treinar.

Agora vamos entender o porquê…

Luís Inácio Lula da Silva poderá ser um dos candidatos à presidência da república, do outro lado, teremos o atual presidente do Brasil, Bolsonaro, disputando uma reeleição. A probabilidade de a polarização crescer tende a ser maior do que ela decrescer? Eis a questão…

Bom, sabemos que as questões políticas são muito mais complexas e vão além de partidarismos. Fora o fato que falar sobre direita e esquerda no Brasil se tornou um ato simplório, mas não é bem assim

A polarização é preocupante exatamente por esse motivo. Assuntos que precisam ser estudados cuidadosamente, agora, são bradados sem conhecimento. Essa trama está mais viva do que nunca! Sendo assim, há uma real possibilidade de ser o tema da redação deste ano.

7- Temas de redação do Enem para treinar: Feminicídio e os 15 anos da lei Maria da Penha

Em 2021, a lei Maria da Penha completa 15 anos, e foi justamente nesses dois últimos anos que presenciamos índices crescentes de violência contra a mulher. O isolamento social as protegeu de um vírus, mas também as deixou mais vulneráveis à violência.

Isso reacendeu as discussões a respeito dos diversos tipos de violência contra a mulher, que muitas vezes resultam em morte, o chamado feminicídio. Portanto, deve ser pauta para estar entre os seus temas de redação do Enem para treinar.

Lembrando que, infelizmente as políticas públicas têm sido ineficientes, e as leis nem sempre são colocadas em prática. 

O que é e como funciona a Redação do Enem? (Tipologia Textual e Competências)

Produções textuais costumam ser o calcanhar de Aquiles de muita gente, desde o ensino básico até a hora de enfrentar o vestibular. Infelizmente não há para onde correr. Afinal, são 1000 pontos que você poderá ganhar ou perder no Enem.

A verdade é que passamos tanto tempo alimentando essa crença de que redação é um bicho de sete cabeças, que acabamos travando na hora de escrever. No entanto, fazemos isso diariamente sem perceber. Você duvida?

Mensagens de whatsapp, discussões em comentários de instagram e facebook, pensamentos políticos por meio do twitter… Aposto que na sua mente veio a resposta “é diferente”. Realmente, não é totalmente igual, mas nem totalmente diferente.

Com isso, eu quero provar a você que todos nós estamos sempre cheios de ideias, contra-argumentos, certezas e incertezas. E, expomos isso o tempo todo nas redes sociais. Só esquecemos de aproveitar os  temas de redação do enem para treinar.

A comunicação é inata ao ser humano, ou seja, já nascemos com a necessidade de entender e ser entendido. Então, é impossível que alguém passe pela vida sem a experiência da argumentação.

Você sabe escrever e sabe o que dizer, só precisa conhecer e entender os mecanismos que envolvem a tipologia textual dissertativa. Aquela exigida para fazer a redação do Enem.

Devido a isso, na hora de pegar temas de redação do enem para treinar, é primordial ter em mente que deverá escrever uma redação dissertativa-argumentativa. Como fazer isso? 

É só construir o texto embasado no tema proposto e aplicar nele argumentos consistentes. 

Outro aspecto importante, é que na hora de redigir a conclusão você deve apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, sugerir uma solução. Não esqueça que a solução deve respeitar os Direitos Humanos. 

No mais, também é importante ficar atento às competências, pois cada competência equivale a 200 pontos. Vamos descobrir quais são?

Competência 1: apresentar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

Competência 2: compreender o tema e não fugir do que é proposto, sendo importante demonstrar um conhecimento sociocultural amplo e domínio do texto dissertativo-argumentativo;

Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Competência 5:  inserir na conclusão uma proposta de intervenção, ou seja, um possível método para a solução do problema abordado, é importante ter em mente que é primordial respeitar os direitos humanos.

Esses dados podem ser conferidos no portal do Mec. Lá você também terá informações mais detalhadas a respeito dessas competências, lembrando que é importante tê-las em mente quando for utilizar os temas de redação do enem para treinar.

Quais os temas foram cobrados nas últimas edições do Enem?

Você já deve ter ouvido falar que nada melhor para prever o futuro do que analisar a história. Desse modo, quando pensamos nos possíveis temas que podem constar na redação esse ano, inevitavelmente, examinaremos os assuntos abordados nos anos anteriores.

Ao ler cada conteúdo escolhido e seu respectivo ano para produção textual do Enem, você entenderá cada palavra que citamos no tópico anterior. Não é ao acaso que selecionamos temas de redação do enem para treinar. Dê uma olhada! 

Antes de seguirmos em frente, saiba que produzimos um artigo só a respeito desse último tópico, trata-se da matéria Temas de redação que já caíram no Enem!

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com a diferença

2008: Máquina de chuva da Amazônia

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2016 – 1ª aplicação: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2016 – 2ª aplicação: Caminhos para combater o racismo no Brasil

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Está em conformidade com tudo que conversamos, concorda? Você também pode ter acesso a outros temas de redação do Enem para treinar, basta acessar outro dos nossos artigos exclusivos sobre isso: Temas de Redação do Enem para Treinar.

Gostou do nosso artigo sobre temas de redação do Enem para treinar? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! 

Você já tem certeza da profissão que quer seguir pelo resto da vida? É muito tempo, né? O  Raio X do Beduka pode te ajudar a escolher o caminho certo, sem perder tempo! É mais que um teste vocacional, através dele você vai poder se conhecer e se planejar melhor. Isso fará toda a diferença!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador