Ecologia e Meio Ambiente

ecologia e meio ambienteEcologia e Meio Ambiente

A Ecologia é o ramo da biologia que analisa o meio ambiente e os seres vivos que nele vivem, ou seja, estuda como os seres vivos se classificam e se distribuem e examina interações que determinam a sua distribuição.

Questões sobre Ecologia e Meio Ambiente são bastante recorrentes no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Por esse motivo é importante que se saiba o que é Ecologia e Meio Ambiente e os assuntos que estes temas abordam. O nosso objetivo é que você chegue preparado no dia da prova do vestibular escolhido, apresentando informações sobre os mais diversos assuntos.

Nesse artigo vamos falar sobre:

• O que é Ecologia;
  • Qual o significado de Meio Ambiente;
  • Quais os níveis de organização em Ecologia.

O Beduka também preparou outros conteúdos muito importantes para os vestibulares. Veja o que é chuva ácida, aprenda um pouco mais sobre a importância dos biomas brasileiros e saiba quais as principais teorias sobre a origem da vida.

O que significa Ecologia?

A Ecologia é o subtópico da biologia que dedica-se ao estudo científico dos seres vivos e suas interações com o meio ambiente em que nascem, se desenvolvem e vivem. A Ecologia não estuda somente as grandes zonas vegetais, mas sim qualquer forma de ambiente, como os centros urbanos, por exemplo.

A palavra Ecologia vem da união de dois termos gregos: Oikos, que quer dizer “casa”, e logos, que significa “estudo”. Portanto, Ecologia significa o “estudo da casa” ou então, o “estudo do habitat dos seres vivos”.

A Ecologia analisa não somente os organismos em si (sua fisiologia reprodutiva, alimentar,  etc.) como também os fatores físicos que influenciam essas relações (a pressão atmosférica, a umidade do solo, a temperatura, etc.). A Ecologia é uma matéria ampla e complexa que se preocupa com o entendimento do funcionamento de toda a natureza.

Como podemos ver, a Ecologia e o Meio Ambiente estão diretamente relacionados, analisando os diferentes ecossistemas onde os seres vivos se desenvolvem. A Ecologia, no entanto, pode ser subdividida em dois tipos: a autoecologia e a sinecologia.

Confira algumas questões sobre ecologia e teste os seus conhecimentos sobre o assunto.

Autoecologia

A autoecologia estuda uma determinada espécie ou indivíduo, analisando, principalmente, seu comportamento e os recursos adaptativos que garantem a sobrevivência em determinado meio.

Sinecologia

A sinecologia, diferentemente da autoecologia, faz uma análise mais ampla, estudando os diferentes grupos de organismos e suas interações entre si e com o meio.

O que significa Meio Ambiente?

Na ecologia o meio ambiente é o conjunto representado por todas unidades ecológicas que rodeiam e influenciam o ser vivo. É constituído por animais, microorganismos, vegetação, rochas, solo, atmosfera, etc.

O meio ambiente, então, refere-se a todos os fatores físicos, químicos e biológicos que envolvem os seres vivos. Esses fatores influenciam os organismos e são influenciados por eles, formando o ecossistema em que a vida desses seres são desenvolvidas.

Níveis de Organização em Ecologia

O que é População?

População, em Ecologia, é o conjunto de organismos de uma mesma espécie que vive em uma certa área em um determinado período de tempo. Os organismos de uma população apresentam maiores possibilidades de cruzamento entre si do que com indivíduos de outra população de uma mesma espécie. Por exemplo, todas as onças que vivem no Pantanal formam uma população.

O que é Comunidade?

Comunidade é o conjunto de populações diferentes que vivem em um mesmo local em um dado período de tempo. As populações dessa comunidade interagem entre si através de relações ecológicas, que podem ser positivas, que trazem benefícios para os envolvidos, ou negativas, ou seja, trazem prejuízo para um dos envolvidos pelo menos. Pode-se dizer que a comunidade é a biodiversidade do local.

Por exemplo, no Pantanal, observamos comunidades formadas por jacarés, capivaras, outras espécies de animais e algumas de plantas. Todas essas espécies estão em uma mesma área e relacionam entre si e, portanto, formam uma comunidade complexa.

O que é Ecossistema?

Ecossistema é o conjunto de comunidades que habitam em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, compondo um sistema estável, autossuficiente e equilibrado.

Não há tamanho determinado para um ecossistema, este pode ser um aquário, um tronco onde se estabelece uma variedade de novas espécies, etc. Um ecossistema é constituído por dois fatores básicos: bióticos e o abióticos.

O que são Fatores Bióticos e Abióticos?

Os fatores bióticos são todos os outros seres vivos que compõem o meio ambiente, sejam plantas, microorganismos e animais de pequeno e grande porte. Todos os que possuem vida são considerados fatores bióticos de um meio ambiente.

Os fatores abióticos são os fatores do ambiente físico que compõem o meio ambiente. São eles: o solo, as rochas, a água, os prédios dos grandes centros urbanos, etc.

Todas essas definições são muito importantes para se entender bem os temas relacionados a ecologia e meio ambiente. Faça anotações para memorizá-las.

O que é Biosfera?

Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, todas as regiões habitadas em nosso planeta. O termo deriva das duas palavras gregas bíos, que significa vida, e sfaira, que quer dizer esfera. Ou seja, é a esfera da vida.

Ecosfera, apesar de ser sinônimo de biosfera (ambos se referem à camada da Terra onde os seres vivos habitam), é o termo mais utilizado para dar destaque nas interações entre os seres vivos e o ambiente não vivo.

O que é Habitat?

Habitat é o local onde uma determinada espécie vive e se desenvolve, ou seja, o habitat é o ambiente favorável para que uma espécie possa se alimentar, se reproduzir e sobreviver.

Cada espécie vive em um habitat específico. Este pode ser terrestre, aquático ou orgânico. Este último diz respeito a organismos que vivem em outros organismos, podendo ou não causar prejuízos.

O que é Nicho Ecológico?

Nicho ecológico diz respeito ao modo de vida, relações ecológicas, modo de reprodução, alimentação, quais os predadores naturais, entre outras características de determinada espécie no ecossistema.

Diferentemente do habitat, que corresponde ao local onde este indivíduo vive, o nicho ecológico refere-se aos hábitos e tudo o que diz respeito ao modo de viver desse ser. Sendo assim, pode-se dizer que o nicho é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive.

Como preservar o Meio Ambiente?

Agora que já estudamos algumas definições que envolvem ecologia e meio ambiente, podemos responder com mais facilidade como preservá-lo:

• Não poluir as águas dos rios, mares, oceanos e lagos;
  • Diminuir a poluição e a emissão de gases poluentes;
  • Usar energias reaproveitáveis e renováveis, como a solar, eólica e hidrelétrica;
  • Fazer o consumo consciente de recursos como água e energia elétrica;
  • Diminuir o consumo de alimentos e de produtos industrializados;
  • Separar o lixo orgânico do lixo reciclável;
  • Usar meios de transporte alternativos e menos poluentes, como a bicicleta e os transportes públicos.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar o que é Ecologia e Meio Ambiente, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Veja aqui quais são os tipos de energia, aprenda o que é o Pampa e descubra quais as principais características da mata atlântica.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você aprendeu o que é Ecologia e Meio Ambiente, você também pode ver alguns conteúdos para te ajudar na redação do ENEM. Veja quais as palavras que enriquecem uma dissertação, aprenda como começar uma redação e veja os temas que já caíram nas edições passadas do ENEM.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu