Ecologia e Meio Ambiente – Qual o significado de cada um e qual a diferença?

Ecologia e Meio AmbienteEcologia e Meio Ambiente

A ecologia e o meio ambiente se relacionam assim: a Ecologia é o ramo da biologia que analisa o Meio Ambiente e os seres vivos que nele vivem, ou seja, estuda como os seres vivos se classificam e se distribuem e examina interações que determinam a sua distribuição.

Neste resumo sobre Ecologia e Meio Ambiente há muitas coisas para aprender. Clique em um dos tópicos abaixo para ir ao conteúdo de seu interesse:

A prática constante é o caminho para o sucesso. Treine questões de Biologia e outras matérias com o Simulado Enem do Beduka e aumente seus resultados na prova. Ele é 100% gratuito!

O que é Ecologia?

A Ecologia é área da biologia que se dedica ao estudo científico dos seres vivos e suas interações com o meio ambiente em que nascem, se desenvolvem e vivem.

A Ecologia não estuda somente as grandes zonas vegetais, mas sim qualquer forma de ambiente, como os centros urbanos, por exemplo.

A palavra Ecologia vem da união de dois termos gregos: Oikos, que quer dizer “casa”, e logos, que significa “estudo”. Portanto, Ecologia significa o “estudo da casa” ou então, o “estudo do habitat dos seres vivos”.

A Ecologia analisa não somente os organismos em si (sua fisiologia reprodutiva, alimentar, etc.) como também os fatores físicos que influenciam essas relações (a pressão atmosférica, a umidade do solo, a temperatura, etc).

A Ecologia é uma matéria ampla e complexa que se preocupa com o entendimento do funcionamento de toda a natureza.

Semelhança de ecologia e meio ambiente

Como podemos ver, a Ecologia e o Meio Ambiente estão diretamente relacionados, analisando os diferentes ecossistemas onde os seres vivos se desenvolvem. A Ecologia, no entanto, pode ser subdividida em dois tipos: a autoecologia e a sinecologia.

Autoecologia

A autoecologia estuda uma determinada espécie ou indivíduo, analisando, principalmente, seu comportamento e os recursos adaptativos que garantem a sobrevivência em determinado meio ambiente.

Sinecologia

A sinecologia, diferentemente da autoecologia, faz uma análise mais ampla, estudando os diferentes grupos de organismos e suas interações entre si e com o meio ambiente.

O que é Meio Ambiente?

Na ecologia, o meio ambiente é o conjunto representado por todas as unidades ecológicas que rodeiam e influenciam o ser vivo. É constituído por animais, micro-organismos, vegetação, rochas, solo, atmosfera, etc.

O meio ambiente, então, refere-se a todos os fatores físicos, químicos e biológicos que envolvem os seres vivos. Esses fatores influenciam os organismos e são influenciados por eles, formando o ecossistema em que a vida desses seres são desenvolvidas.

Qual é a diferença entre Ecologia e Meio Ambiente?

Ambos estão intercalados, mas possuem uma diferença que é clara: A Ecologia é uma ciência e o meio ambiente faz parte do objeto de estudo dela. O meio ambiente está no interior da ecologia, faz parte dela, não é separado.

Quais são os níveis de Organização da Ecologia?

Os níveis de organização são formas de divisão para estudo de grupos com semelhanças mais evidentes.

O que é População?

População, em Ecologia, é o conjunto de organismos de uma mesma espécie que vive em uma certa área em um determinado período de tempo.

Os organismos de uma população apresentam maiores possibilidades de cruzamento entre si do que com indivíduos de outra população de uma mesma espécie.

Por exemplo, todas as onças que vivem no Pantanal formam uma população.

O que é Comunidade?

Comunidade é o conjunto de populações diferentes que vivem em um mesmo local em um dado período de tempo. ]

As populações dessa comunidade interagem entre si através de relações ecológicas, que podem ser positivas, que trazem benefícios para os envolvidos, ou negativas, ou seja, trazem prejuízo para um dos envolvidos pelo menos.

Pode-se dizer que a comunidade é a biodiversidade do local.

Por exemplo, no Pantanal, observamos comunidades formadas por jacarés, capivaras, outras espécies de animais e algumas de plantas. Todas essas espécies estão em uma mesma área e relacionam entre si e, portanto, formam uma comunidade complexa.

O que é Ecossistema?

Ecossistema é o conjunto de comunidades que habitam em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, compondo um sistema estável, autossuficiente e equilibrado.

Não há tamanho determinado para um ecossistema, este pode ser um aquário, um tronco onde se estabelece uma variedade de novas espécies, etc. Um ecossistema é constituído por dois fatores básicos: bióticos e o abióticos.

O que são fatores Bióticos e Abióticos?

Os fatores bióticos são todos os outros seres vivos que compõem o meio ambiente, sejam plantas, microorganismos e animais de pequeno e grande porte. Todos os que possuem vida são considerados fatores bióticos de um meio ambiente.

Os fatores abióticos são os fatores do ambiente físico que compõem o meio ambiente. São eles: o solo, as rochas, a água, os prédios dos grandes centros urbanos, etc.

Todas essas definições são muito importantes para se entender bem os temas relacionados a ecologia e meio ambiente. Faça anotações para memorizá-las.

O que é Biosfera?

Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, todas as regiões habitadas em nosso planeta. O termo deriva das duas palavras gregas bíos, que significa vida, e sfaira, que quer dizer esfera. Ou seja, é a esfera da vida.

Ecosfera, apesar de ser sinônimo de biosfera (ambos se referem à camada da Terra onde os seres vivos habitam), é o termo mais utilizado para dar destaque nas interações entre os seres vivos e o ambiente não vivo.

O que é Habitat?

Habitat é o local onde uma determinada espécie vive e se desenvolve, ou seja, o habitat é o ambiente favorável para que uma espécie possa se alimentar, se reproduzir e sobreviver.

Cada espécie vive em um habitat específico. Este pode ser terrestre, aquático ou orgânico. Este último diz respeito a organismos que vivem em outros organismos, podendo ou não causar prejuízos.

O que é Nicho Ecológico?

Nicho ecológico diz respeito ao modo de vida, relações ecológicas, modo de reprodução, alimentação, quais os predadores naturais, entre outras características de determinada espécie no ecossistema.

Diferentemente do habitat, que corresponde ao local onde este indivíduo vive, o nicho ecológico refere-se aos hábitos e tudo o que diz respeito ao modo de viver desse ser.

Sendo assim, pode-se dizer que o nicho é o papel ecológico de um ser vivo na comunidade em que ele vive.

Como preservar o Meio Ambiente?

Agora que já estudamos algumas definições que envolvem ecologia e meio ambiente, podemos responder com mais facilidade como preservá-lo:

• Não poluir as águas dos rios, mares, oceanos e lagos;
  • Diminuir a poluição e a emissão de gases poluentes;
  • Usar energias reaproveitáveis e renováveis, como a solar, eólica e hidrelétrica;
  • Fazer o consumo consciente de recursos como água e energia elétrica;
  • Diminuir o consumo de alimentos e de produtos industrializados;
  • Separar o lixo orgânico do lixo reciclável;
  • Usar meios de transporte alternativos e menos poluentes, como a bicicleta e os transportes públicos.

Gostou do nosso artigo sobre Ecologia e Meio Ambiente? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Seu objetivo é entrar na faculdade? Saiba que o Beduka pode te ajudar a realizar esse sonho!

Nós conectamos você à faculdade!

Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável.

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler até o final nosso artigo sobre como Ecologia e Meio Ambiente!

2 Comentários

• ”Na linguistica, ambiental-ecologico ,e’ o ser vivo ou ser humano em sua arte, onde vive e se desenvolve com equilibrio”.

• Sim, Nathaniel! Boa parte da ecologia é feita de estudos sobre os equílibrios nas interações entre os seres vivos.