BiologiaGeografia

Questões do ENEM sobre ecologia com gabarito

questões do ENEM sobre ecologiaQuestões do ENEM sobre Ecologia
Sala do Saber - melhor cursinho online

Ecologia é a área da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele. É um estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e suas interações entre si e com o meio em que vivem. Neste artigo veja 8 questões de Enem sobre ecologia. 

Ecologia é o estudo dos organismos vivos em seu conjunto. Trata-se de uma ciência recente em relação às demais, uma vez que possui apenas 50 anos de estudo aprofundado, buscando estabelecer as relações existentes entre o meio ambiente e os seres vivos. Responda algumas questões do ENEM sobre ecologia e avalie seus conhecimentos.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

A ecologia surgiu com a história natural e a geografia. Atualmente está incorporada à biologia e ainda se relaciona com outras ciências como a física, química, antropologia, sociologia, meteorologia e matemática, pois todas elas estudam o meio ambiente em diferentes aspectos.

Sendo um tema tão importante, não poderíamos deixar de abordá-lo aqui como uma coletânea de questões do ENEM sobre ecologia, mas estudar este assunto não é só importante para participar do Exame, mas também para conhecer o meio em que vivemos, os animais, as plantas e demais seres vivos, levando-nos a contribuir para a preservação e da perpetuação da espécie.

Como estão os seus preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? Lembre que a nota obtida no ENEM serve para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições particulares, no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Ainda sobre o ENEM, já explicamos aqui para que serve a nota conquistada e também algumas explicações do que estudar em biologia para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Antes de entrar nas questões do ENEM sobre ecologia, sugerimos que aprofunde seus estudos em geografia, evolução humana, temperatura, minerais, aquecimento global e outros assuntos que afetam a vida em nosso planeta  e que podem ser exigidos nos processos seletivos.

Também sugerimos que você estude alguns conceitos básicos como a cadeia alimentar, por exemplo. Ela já foi cobrada em duas questões da prova do ENEM de 2015.

Outro tema quase certo que caia é o de problemas ambientais. Um assunto amplo que consegue se relacionar com o conhecimento biológico de várias formas.

Além disso, é importante estudar os ciclos biogeoquímicos. Ciclos como os da água, oxigênio, nitrogênio e carbono são temas recorrentes, uma vez que explicam como o ecossistema recicla seus elementos.

8 questões do ENEM sobre ecologia

Chegou a hora do grande desafio. Pegue um caderno, lápis ou caneta, borracha e deixe o celular de lado e vá para um local sossegado. O objetivo é apresentar aqui algumas questões do ENEM sobre ecologia para que você possa avaliar o seu desempenho neste assunto e buscar aprofundar os seus conhecimentos. Vamos lá!?

1 – Questão de ecologia no ENEM 2015 – A indústria têxtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das águas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma série de problemas no ecossistema aquático.

Considerando esse escurecimento das águas, o impacto negativo inicial que ocorre é o(a)

a) eutrofização

b) proliferação de algas

c) inibição da fotossíntese

d) fotodegradação da matéria orgânica

e) aumento da quantidade de gases dissolvidos

2 – Questão de ecologia no ENEM 2018 – Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque

a) propicia o fluxo gênico

b) intensifica o manejo de espécies

c) amplia o processo de ocupação humana

d) aumenta o número de indivíduos nas populações

e) favorece a formação de ilhas de proteção integral

3 – Questão de ecologia no ENEM 2016 – As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.

Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

a) núcleo

b) mitocôndria

c) peroxissomo

d) complexo golgiense

e) retículo endoplasmático

4 – Questão de ecologia no ENEM 2016 – A formação de coágulos sanguíneos em veias e artérias é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de doenças cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentes vasculares cerebrais. A prevenção e o tratamento dessas doenças podem ser feitos com drogas anticoagulantes. A indústria farmacêutica estimula a pesquisa de toxinas animais com essa propriedade.

Considerando as adaptações relacionadas aos hábitos alimentares, os animais adequados ao propósito dessas pesquisas são os (as)

a) moluscos fitófagos

b) moscas saprófagas

c) pássaros carnívoros

d) morcegos frugívoros

e) mosquitos hematófagos

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

5 – Questão de ecologia no ENEM 2017 – Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?

a) fitoplâncton

b) zooplâncton

c) moluscos

d) crustáceos

e) peixes

6 – Questão de ecologia no ENEM 2017 – A terapia celular tem sido amplamente divulgada como revolucionária, por permitir a regeneração de tecidos a partir de células novas. Entretanto, a técnica de se introduzirem novas células em um tecido, para o tratamento de enfermidades em indivíduos, já era aplicada rotineiramente em hospitais.

A que técnica refere-se o texto?

a) vacina

b) biópsia

c) hemodiálise

d) quimioterapia

e) transfusão de sangue

7 – Questão de ecologia no ENEM 2016 – Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.

Um exemplo de tal processo é o(a)

a) desenvolvimento embrionário

b) reprodução sexuada

c) respiração aeróbica

d) excreção urinária

e) síntese proteica

8 – Questão de ecologia no ENEM 2018 – Para serem absorvidos pelas células do intestino, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apolar e são insolúveis em água.

Esses ácidos atuam no processo de modo a

a) hidrolisar os lipídios

b) agir como detergentes

c) tornar os lipídios anfifílicos

d) promover a secreção de lipases

e) estimular o trânsito intestinal dos lipídios

E aí, foi fácil resolver estas questões do ENEM sobre ecologia? Quanto tempo levou para respondê-las? É importante fazer esse cálculo já que os processos seletivos e a prova do ENEM sempre contam com limite de horário para conclusão.

Gabarito das questões do ENEM sobre ecologia

  • Questão 1: c) inibição da fotossíntese
  • Questão 2: a) propicia o fluxo gênico
  • Questão 3: b) mitocôndria
  • Questão 4: e) mosquitos hematófagos
  • Questão 5: a) fitoplâncton
  • Questão 6: e) transfusão de sangue
  • Questão 7: e) síntese proteica
  • Questão 8: b) agir como detergentes

Como vimos, nas últimas provas do ENEM, ecologia foi um tema muito recorrente, sendo um forte indício de que continuará caindo neste exame, dada a importância desta ciência ao cuidarmos do planeta em que vivemos.

Dicas Beduka

Já decidiu qual curso que vai fazer? Aqui no Beduka, além de ver algumas questões do ENEM sobre ecologia, você descobre qual a melhor faculdade para a graduação escolhida em sua cidade ou estado, tudo de forma simples e grátis. Confira!

O Beduka é um buscador de universidades e cursos, privados ou públicos, que surgiu em 2017 e traz uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Depois de apresentar oito questões do ENEM sobre ecologia, já apresentamos aqui no Beduka várias listas relatando as atividades praticadas por diversos profissionais. Por exemplo:

Temos aqui um simulador com questões que caíram nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para você praticar.

O que achou das questões do ENEM sobre ecologia que apresentamos? Deixe o seu comentário. Você já conhece nosso canal no Youtube? Temos vários vídeos com profissionais explicando a rotina em suas profissões. Acesse agora!

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

6 Comentários