Geografia

Como estudar geografia para o ENEM?

como estudar geografia para o ENEMComo estudar Geografia para o ENEM
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um assunto sempre presente na vida de estudantes de norte a sul do Brasil. Por conta de seu formato interdisciplinar, muitas pessoas não sabem como estudar Geografia para o Enem.

Se este é o seu caso, seus problemas acabaram. Vamos te ajudar a se preparar bem para responder os itens com conteúdo geográfico.

Nesse artigo citaremos e explicaremos os temas mais recorrentes da matéria de Geografia no Enem. Ainda não sabe quais são? Então confira esse texto e comece a se preparar para o exame.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Ganhe um desconto de até 65% na mensalidade do curso dos seus sonhos! Acesse o Beduka Bolsas e comece a estudar agora mesmo!

Como Geografia cai no Enem?

O ENEM é subdividido em diversos cadernos, sendo que o de Ciências Humanas e suas Tecnologias reúne questões das áreas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Mas o limite entre uma matéria e outra nem sempre é tão claro, por isso, compreender os assuntos te permitirá encontrar as respostas corretas.

Geografia é a ciência que analisa, estuda e pesquisa o espaço geográfico, ou seja, tudo o que foi produzido pelo ser humano e como isso se relaciona com o ambiente natural.

Basicamente, os assuntos de geografia estão inseridos em duas áreas: a de Ciências Humanas e a que estuda os fenômenos da natureza.

Além de saber como estudar Geografia para o Enem, veja quais livros ler para o exame, como montar o seu plano de estudos e como melhorar a sua interpretação de texto.

Afinal, como estudar geografia para o ENEM?

Como já foi explicado, as questões envolvendo Geografia costumam estar presentes na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

É importante estudar profundamente essa matéria porque ela pode participar das questões de disciplinas como História, Sociologia e Filosofia, pois o Enem tem itens bem interdisciplinares.

Ao iniciar seus estudos, tenha em mente que relacionar Geografia e outras áreas do saber é um ponto importante para ir bem na prova como um todo. Por exemplo, o estudo sobre solos remete muito a temas cobrados em Biologia e Química.

Os estudos sobre as questões rurais envolvem História e todo o contexto por trás das ocupações de terra ou outros aspectos.

Até a cartografia pode ser ajudada pela Matemática, principalmente para entender as escalas, os fusos horários e algumas outras técnicas. Acho que você já percebeu que a sua dúvida sobre como estudar geografia para o Enem vai, na maioria das vezes, relacionar esta área com outra matéria, certo?

O que muitos participantes do exame não sabem sobre como estudar geografia para o ENem é que colocar em prática uma maior reflexão sobre a interdisciplinaridade de todos os temas é fundamental, especialmente aqueles que fazem parte de disciplinas que estão na mesma prova.

Então, em vez de simplesmente ler sobre os assuntos previstos, busque considerar a amplitude deles, ou seja, suas fronteiras com as outras matérias.

Outro ponto fundamental para entender como estudar geografia para o Enem é estar sempre de olho nas atualidades e notícias do país (e do mundo). Esteja por dentro dos principais acontecimentos relacionados a política, a outros fatores sociais e com os direitos humanos.

Saber essas atualidades não ajuda apenas em geografia, mas também em outras áreas, principalmente na redação.

Veja aqui como fazer uma redação nota 1.000 e os principais temas que já caíram no ENEM.

Quais assuntos de geografia que caem no Enem?

Quais-assuntos-de-geografia-que-caem-no-ENEM

Nós separamos alguns dos principais assuntos de geografia que caem com frequência no ENEM para você ter uma ideia do que priorizar durante seus estudos. Confira a seguir:

  • Urbanização: estude bem a questão do aumento da população urbana em comparação com a população rural, procurando entender o que causou/causa isso, assim como o contexto. Desenvolva os significados de metrópole, megacidade e megalópole
  • Geopolítica: veja como foi o processo do território brasileiro, seus aspectos morfoclimáticos, a globalização, as organizações que controlam a economia, a polarização da política e todo o contexto regional do país
  • Estrutura fundiária: relacione os assuntos sobre a concentração de terras com a desigualdade social gerada por ela. Como é a divisão das propriedades rurais no Brasil? Aprenda como ler gráficos e tabelas
  • Geologia: esse é um dos assuntos mais básicos da geografia. Estude bem a estrutura e o relevo da Terra. O que é o núcleo, o manto e a crosta? Entenda sobre os fenômenos naturais causados pelas ações do homem
  • Meio ambiente: leia bastante sobre a biodiversidade da fauna e flora brasileiras. Quais são os tipos de vegetação encontrados pelo país? Estude os biomas, os tipos de clima e toda a composição vegetal do Brasil

Explicamos aqui como estudar geografia para o ENEM e os principais assuntos que são cobrados na prova. Faça revisão do conteúdo e simulados para avaliar os seus conhecimentos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Você já decidiu qual a carreira que quer seguir? Se ainda tem dúvidas, leia nosso artigo que ajuda a descobrir qual o curso certo para você.

Caso você já saiba o que fazer, veja a oportunidade que o Beduka tem para pessoas que querem fazer uma faculdade sem burocracias e concorrência.

Nós te conectamos à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre como estudar Geografia para o Enem até o final! 

Boa sorte nos seus estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.