Física

Exercícios resolvidos sobre temperatura

Exercícios resolvidos sobre temperaturaExercícios resolvidos sobre temperatura
Sala do Saber - melhor cursinho online

Desde os primórdios, o homem conhece as sensações de quente e frio, por meio do aquecimento do Sol ao seu corpo, às pedras e ao solo. Nas aulas de física, aprendemos sobre escala termométrica e temperaturas equivalentes em Celsius, Kelvin e Fahrenheit.

Neste artigo você vai encontrar alguns exercícios resolvidos sobre temperatura.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Vale destacar que neste artigo não vamos entrar na didática sobre termologia ou sobre a biografia do astrônomo Anders Celsius, sobre o físico e engenheiro irlandês William Thomson ou ainda sobre o físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit. Estes são assuntos que vamos abordar em outros artigos para você.

Temperatura é o objeto de estudo da termologia. Possuir estes conhecimentos prévios são de suma importância para compreender situações do cotidiano, como qual combustível deve-se escolher ou o motivo dos alimentos cozinharem mais rápido em uma panela de pressão, além de base para conseguir entender os exercícios resolvidos sobre temperatura.

Você sabe o que é termologia? Veja o nosso artigo completo sobre a matéria clicando aqui.

Os processos seletivos de importantes faculdades exigem diversos temas que foram estudados no ensino médio. Nas questões que abordam física, é bem frequente encontrar exercícios sobre temperatura. Nada melhor do que testar seus conhecimentos com questões resolvidas. Certo?!

Antes de entrar nos exercícios resolvidos sobre temperatura, sugerimos que aprofunde seus estudos em física, temperatura, termologia e outros assuntos que podem ser exigidos nos processos seletivos.

Aproveite e veja também:

7 exercícios resolvidos sobre temperatura

Chegou a hora do grande desafio. Separe papel (caderno), lápis ou caneta, borracha e desligue o seu celular. Confira abaixo alguns exercícios resolvidos sobre termologia/temperatura para que você possa avaliar o seu desempenho neste assunto e buscar aprofundar os seus conhecimentos. Vamos lá!?

1º exercício resolvido sobre temperatura – UFACUma variação de temperatura de 300K equivale na escala Fahrenheit à uma variação de:

a) 540 ºF

b) 54 ºF

c) 300 ºF

d) 2700 ºF

e) n.d.a

2º exercício resolvido sobre temperatura – ITA – O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi de 60ºC. Qual o valor dessa diferença na escala Fahrenheit?

a) 33ºF

b) 60ºF

c) 92ºF

d) 108ºF

e) 140ºF

3º exercício resolvido sobre temperatura – Mackenzie – Um viajante, ao desembarcar no aeroporto de Londres, observou que o valor da temperatura do ambiente na escala Fahrenheit é o quíntuplo do valor da temperatura na escala Celsius. Essa temperatura é de:

a) 5°C

b) 10 °C

c) 15 °C

d) 20 °C

e) 25 °C

4º exercício resolvido sobre temperatura – O calor é definido como uma energia térmica que flui entre os corpos. O fluxo de calor entre dois corpos em contato se deve inicialmente a:

a) temperaturas dos corpos serem iguais

b) temperatura dos corpos serem diferentes

c) os corpos estarem muito quentes

d) os corpos estarem muito frios

e) nda

5º exercício resolvido sobre temperatura – Assinale a alternativa que define de forma correta o que é temperatura:

a) É a energia que se transmite de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura

b) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõem um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, menor será sua temperatura

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) Energia térmica em trânsito

d) É uma forma de calor

e) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõem um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, maior será sua temperatura

6º exercício resolvido sobre temperatura – AFA-SP – Assinale a alternativa que define corretamente calor.

a) Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema

b) É uma forma de energia contida nos sistemas

c) É uma energia de trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre eles

d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes

e) É uma forma de energia em trânsito, do corpo mais frio para o mais quente

7º exercício resolvido sobre temperatura – FUVEST – Têm-se dois corpos, com a mesma quantidade de água, um aluminizado A e outro negro N, que ficam expostos ao sol durante uma hora. Sendo inicialmente as temperaturas iguais, é mais provável que ocorra o seguinte:

a) Ao fim de uma hora não se pode dizer qual temperatura é maior

b) As temperaturas são sempre iguais em qualquer instante

c) Após uma hora a temperatura de N é maior que a de A

d) De início a temperatura de A decresce (devido à reflexão) e a de N aumenta

e) As temperaturas de N e de A decrescem (devido à evaporação) e depois crescem

Exercícios resolvidos sobre temperatura – gabarito

Resposta do 1º exercício: a) 540 ºF

Resposta do 2º exercício: d) 108ºF

Resposta do 3º exercício: b) 10 °C

Resposta do 4º exercício: b) temperatura dos corpos serem diferentes

Resposta do 5º exercício: e) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõem um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, maior será sua temperatura

Resposta do 6º exercício: c) É uma energia de trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura entre eles

Resposta do 7º exercício: c) Após uma hora a temperatura de N é maior que a de A

Estes são apenas alguns exercícios de termologia resolvidos para você treinar seus conhecimentos, mas este tema merece mais aprofundamento e pode ser seu diferencial em relação aos demais candidatos na hora da prova de seleção, por isso, treine muito!

Por que estudar com exercícios de termologia?

Um método bem eficiente de estudar e assimilar o conteúdo é treinar com exercícios resolvidos sobre temperatura ou outros temas que você tenha dificuldade. Isso permite entender e compreender a forma como assuntos são abordados nos vestibulares.

Reunimos aqui sete exercícios resolvidos sobre temperatura para que você treinasse seus conhecimentos e também visse na prática o que é cobrado para ingressar em uma universidade. Compreender os assuntos que envolvem a área de física é importante para a realização do vestibular ou mesmo para o ENEM.

O que achou dos exercícios resolvidos sobre temperatura, foi fácil encontrar as respostas corretas antes de olhar o gabarito?

Sobre o Beduka, seu buscador de universidades

Sempre preparamos conteúdos inéditos de diversas matérias para que você esteja sempre preparado para os vestibulares e também na hora da prova do ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos. Por exemplo:

O Beduka é um buscador gratuito de universidades e cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Você acabou de conferir uma série de exercícios resolvidos sobre temperatura, aproveite para ver também algumas questões de vestibular sobre urbanização, entender o que faz um engenheiro de produção e um resumo de física para o ENEM.

Se preferir, use o nosso simulador gratuito com todas as questões do ENEM e monte seu próprio caderno de perguntas ou segmente por área do conhecimento.

Assim como fizemos aqui com estes exercícios resolvidos sobre temperatura, sempre preparamos materiais inéditos para você. Quer sempre receber nossos conteúdos? Acesse e curta a nossa página no Facebook.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

10 Comentários