Física

Aprenda tudo sobre Energia e Trabalho

energia e trabalho
Sala do Saber - melhor cursinho online

Energia é a capacidade de algo gerar força em um determinado corpo, substância ou sistema. Trabalho é a medida da energia que é transferida para um corpo, em razão da aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.

Você sabe os conceitos de Energia e Trabalho? O Beduka preparou esse artigo para você entender melhor esse tema de física e se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Você também pode testar os seus conhecimentos sobre física e diversas matérias no nosso Simulado ENEM.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Energia e Trabalho.

O que é Energia?

Energia é a capacidade de algo gerar força em um determinado corpo, substância ou sistema. Na física, a energia está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho, ação ou movimento.

De acordo com as leis da física, a energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro princípio da Termodinâmica), sendo cada um dos tipos de energia capaz de provocar fenômenos determinados e característicos nos sistemas físicos.

Tipos de Energia

1. Energia Mecânica

A energia mecânica pode ser definida como a capacidade de um corpo realizar trabalho. Quando essa capacidade de realizar trabalho está relacionada com o movimento, ela é chamada de energia cinética. Porém, se a capacidade de realizar trabalho estiver relacionada com a posição de um corpo, ela é chamada de energia potencial.

Dentro da energia mecânica, podemos dividi-las em:

  • Energia Cinética: é a energia que está relacionada ao movimento dos corpos;
  • Energia Potencial (gravitacional, elástica, elétrica, etc.): é a energia que um corpo possui em relação à posição particular que ele ocupa.

Na ausência de atrito, a energia mecânica total de um sistema se conserva, havendo apenas a transformação de energia potencial em energia cinética e vice-versa. Veja:

Emec= Ec + Ep

É importante deixar bem claro que o trabalho e as formas de energia são grandezas escalares. Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, ou seja, que pode ser representado por um número.

Quando uma medida pode ser determinada apenas pelos dados numéricos e a unidade de medida, sem que seja necessário saber sua orientação, trata-se de uma grandeza escalar.

energia mecanica

2. Energia Térmica

A energia térmica é uma forma de energia que está relacionada com as altas temperaturas e o calor. A energia térmica é formada como consequência da energia cinética(movimentação) das moléculas e partículas de um determinado corpo.

Quanto maior o movimento destas partículas, maior será a temperatura e, consequentemente, mais intensa será a energia térmica liberada.

Não deixe de conferir o que é termologia.

3. Energia Elétrica

A energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo, produzida a partir do potencial elétrico de dois pontos de um condutor. Foi o filósofo grego Tales de Mileto quem descobriu por meio de uma experiência, as cargas elétricas e, a partir disso, a palavra “eletricidade” começou a ser utilizada.

4. Energia Química

Energia química é um tipo de energia que está armazenada em todas as matérias com ligações químicas, sendo liberada a partir da quebra dessas ligações.

Por estar contida em determinadas matérias, a energia química também pode ser considerada uma energia potencial.

Para que haja a liberação da energia química é necessário que ocorra uma interferência forte sobre a matéria, alterando a condição das ligações químicas desta.

5. Energia Nuclear

Energia nuclear, também conhecida como energia atômica, é a energia produzida a partir da fissão do núcleo de um átomo, que libera uma grande quantidade de calor, suficiente para produzir energia considerada limpa e renovável.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Para falar de energia e trabalho, o tipo de energia envolvida nessa questão é a Energia Mecânica.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet.

Energia e Trabalho

Em Física, trabalho significa a relação existente entre a força e o deslocamento. Podemos dizer que existe trabalho quando uma força aplicada em um corpo provoca o deslocamento desse corpo. Assim, quando a força não desloca o corpo, ela não realiza trabalho.

O que é Trabalho?

Trabalho é a medida da energia que é transferida para um corpo, em razão da aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Em Física, trabalho é normalmente representado por W (que vem do inglês work) ou mais frequentemente a letra grega tau (Τ). Para calcular o trabalho de uma força é importante ressaltar que ele pode ser:

Trabalho de uma força constante e paralela ao deslocamento

Nesse caso, o trabalho é calculado quando se tem a força sendo aplicada no mesmo sentido do deslocamento. Pode ser calculado da seguinte forma:

formula trabalho

D = deslocamento sofrido pelo corpo.

F = Força aplicada

T = trabalho

Trabalho de uma força constante e não paralela ao deslocamento:

trabalho de forca nao paralela

Quando a aplicação da força é constante e não paralela, como no esquema acima, calcula-se o trabalho da seguinte forma:

formula trabalho

D = deslocamento sofrido pelo corpo.

F = Força aplicada

T = trabalho

cosθ = é cosseno do ângulo formado entre a força e o deslocamento sofrido pelo corpo

Dependendo do valor de θ, o trabalho de uma força pode ser:

  • Positivo (trabalho motor): A força atua no sentido do deslocamento (θ = 0º; cos 0º = 1): o trabalho é máximo;
  • Negativo (trabalho resistente): A força atua em oposição ao sentido do deslocamento (θ = 180º; cos 180º = -1): trabalho negativo.
  • Nulo: A força é perpendicular ao sentido do deslocamento do corpo (θ= 90º; cos 90º = 0).

Além de conferir os conceitos de Energia e Trabalho, você pode testar seus conhecimentos de Geografia e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre Energia e Trabalho? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.