Faculdades

Melhores faculdades de Biologia do Brasil

MELHORES-FACULDADES-DE-BIOLOGIA-DO-BRASILMelhores faculdades de Biologia do Brasil

Se você gosta de estudar os seres vivos e pretende seguir essa carreira, confira quais as melhores faculdades de Biologia e leia mais sobre cada uma delas.

Biologia é a ciência que estuda a vida e os organismos vivos. Se você tem interesse em fazer sua faculdade nessa área, então esse artigo é para você! Nele, preparamos um ranking com as melhores faculdades de Biologia do Brasil.

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Biologia do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Biologia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Biologia do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

6. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

7. Universidade de Brasília (UnB)

8. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

9. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

10. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Confira mais detalhes sobre cada uma dessas instituições abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

O curso da USP visa à formação sólida e ampla dos conceitos, princípios e teorias da Biologia, procurando capacitar o biólogo a desenvolver ações estratégicas, diagnosticar e resolver problemas, elaborar e executar projetos relacionados à sua área de formação.

O ingresso ocorre através do vestibular da FUVEST e do Sisu. O curso é oferecido em São Paulo, Piracicaba e Ribeirão Preto.

2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de Campinas. É considerada uma das melhores instituições do Brasil e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira.

Na Unicamp o biólogo é formado pelo Instituto de Biologia (IB), que oferece os cursos de Ciências Biológicas nos turnos diurno e noturno. No período diurno, o aluno poderá integralizar seu curso em oito semestres, nas opções de bacharelado ou licenciatura. Já no período noturno, o aluno terá apenas a opção de licenciatura, que poderá ser concluída em dez semestres.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada no Rio de Janeiro. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina.

O curso de Biologia da UFRJ está dividido em licenciatura e bacharelado. O aluno de Bacharelado em Ciências Biológicas, após receber uma sólida formação básica, opta por uma das seguintes modalidades: Biologia Marinha, Biologia Vegetal, Ecologia, Genética e Zoologia. Já a Licenciatura forma professores para o Ensino Médio e Fundamental e é oferecido em conjunto com a Faculdade de Educação.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso de Biologia é oferecido em Macaé e em Duque de Caxias

4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.

O curso de Ciências Biológicas da UFMG é atualmente ofertado em quatro modalidades: Bacharelado Diurno, Licenciatura Diurno, Licenciatura Noturno e Licenciatura a Distância. Esse curso se encontra entre os cursos de graduação mais bem avaliados pelo MEC.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A instituição possui atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso da UNESP oferece as modalidades de bacharelado e de licenciatura e contam com laboratórios modernos e estimulam o desenvolvimento de pesquisas, em iniciação científica, em áreas como Biotecnologia, Biologia Estrutural, Biologia Marinha, Saúde e Educação em Ciências e Biologia. Visitas e práticas em vários tipos de ambientes naturais completam a formação do profissional.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso é oferecido nas cidades de Ilha Solteira, Jaboticabal, São José do Rio Preto, São Vicente, Assis, Bauru, Botucatu e Rio Claro

6ª – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Carlos. A Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente, já que 99,8% dos professores são doutores ou mestres.

O curso da UFSCar oferece aos alunos sólida formação básica, científica e técnica, relacionada às ciências biológicas e correlatas, capacitado a identificar, analisar e resolver problemas biológicos, levando em consideração seus aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais.

O ingresso ocorre por meio do Sisu. O curso é oferecido nas cidades de São Carlos, Araras, Buri e Sorocaba.

7ª – Universidade de Brasília (UnB)

Fundada em 1962, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Brasília. A UnB, desde que foi criada, possui papel fundamental nacionalmente e regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa.

O curso de Biologia da UnB é caracterizado por permitir o estreito contato dos discentes com as diversas linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do Instituto de Ciências Biológicas. Além disso, o curso disponibiliza aos alunos a oportunidade de adquirir uma formação ampla, multidisciplinar e voltada à realidade dos biólogos no Brasil.

É possível ingressar na UnB através do vestibular tradicional da faculdade, do Sisu ou do Programa da Avaliação Seriada (PAS). Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

8ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso da UFRGS gradua biólogos licenciados com ênfase na Área Ambiental e bacharéis com ênfase na Área Molecular, Celular e Funcional. Ambos profissionais podem atuar como pesquisadores em instituições de nível superior além de poderem trabalhar em instituições de pesquisa públicas e privadas, laboratórios, ONGs, entre outros. 

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. O curso é oferecido em Porto Alegre e em Imbé.

9ª – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Vitória da Conquista e Camaçari. Em 2019, foi classificada pelo QS World University Rankings como a terceira melhor universidade do Norte-Nordeste do país.

O curso é oferecido nas habilitações bacharelado e licenciatura. O bacharel é habilitado para atuar em atividades técnicas e científicas, atendendo às competências legais, em diversos setores ligados à área das Ciências Biológicas.

A licenciatura em Ciências Biológicas, destinada à formação de professores de Biologia para o Ensino Médio, está pautada em um currículo que prevê o domínio de conteúdos específicos nas diversas áreas do campo da Biologia e em Educação, de modo a permitir o exercício competente do magistério.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido em Salvador e em Vitória da Conquista.

10ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do país.

O curso de Biologia da UERJ possui laboratórios destinados a professores e alunos para a realização de atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Os professores do curso desenvolvem projetos em Zoologia, Botânica, Ecologia, Microbiologia, Educação Ambiental e Ensino de Ciências, com participação ativa de estudantes.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. O curso é oferecido no Rio de Janeiro e em São Gonçalo.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Biologia do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador