Faculdades

Melhores faculdades de Engenharia Ambiental

MELHORES-FACULDADES-DE-ENGENHARIA-AMBIENTALMelhores faculdades de Engenharia Ambiental
Sala do Saber - melhor cursinho online

Se você deseja exercer uma profissão ligada ao meio ambiente, confira o nosso ranking com as melhores faculdades de Engenharia Ambiental e leia mais detalhes sobre elas.

Se você é uma pessoa interessada em questões relacionadas ao meio ambiente, então esse artigo pode te interessar! Nele, preparamos um ranking com as melhores faculdades de Engenharia Ambiental do Brasil. Confira!

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Engenharia Ambiental do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Engenharia Ambiental do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Engenharia Ambiental do Brasil

1. Universidade de São Paulo (USP)

2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

5. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

7. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

8. Universidade Federal do Ceará (UFC)

9. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

10. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Confira mais detalhes de cada uma das instituições abaixo:

1ª – Universidade de São Paulo (USP)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país e uma das melhores e mais prestigiadas do mundo.

O curso de Engenharia Ambiental da USP está direcionado ao desenvolvimento econômico sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias para a prevenção e controle da poluição ambiental. 

O ingresso ocorre através do vestibular da FUVEST e do Sisu. O curso de Engenharia Ambiental é oferecido nas cidades de Lorena, São Carlos e São Paulo.

2ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na capital mineira, Belo Horizonte. É a maior universidade do estado e possui campus em Tiradentes e em Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a quarta melhor universidade do país.

O curso de Engenharia Ambiental da UFMG tem como objetivo geral formar engenheiros com sólido preparo científico e tecnológico nas áreas de engenharia sanitária, engenharia ambiental e engenharia de recursos hídricos.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

O curso de Engenharia Ambiental da Unicamp propõe uma formação consistente em ciências básicas e tecnológicas, com foco complementar em ciências sociais e gestão, aplicadas aos setores de atividades humanas geradoras de significativos impactos ambientais.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em 2015, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira.

O curso de Engenharia Ambiental da UFRJ tem como objetivo a formação de lideranças técnicas para organismos governamentais, empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais e, de uma forma geral, profissionais autônomos.

O ingresso é feito através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. É considerada a 22ª melhor universidade latino-americana pelo QS World University Rankings, sendo a nona entre as brasileiras.

O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC visa proporcionar uma formação profissional em metodologias e tecnologias de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e gerenciamento de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos e industriais, entre outros.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.

O curso de Engenharia Ambiental da UFRGS tem como objetivo a formação de engenheiros capazes de atuar na resolução de problemas ambientais, com base na compreensão dos processos naturais, dos processos antrópicos que modificam o meio ambiente e dos processos tecnológicos de controle de poluição.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

7ª – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado.

O curso de Engenharia Ambiental da UNESP é composto de disciplinas das áreas de Exatas e Biológicas, que dão ao profissional a formação multidisciplinar necessária, formando profissionais que atuem no diagnóstico, manejo, tratamento e controle de problemas ambientais urbanos e rurais.

Os estudantes utilizam sistemas e equipamentos de controle de poluição do ar, da água e do solo, desenvolvem técnicas de recuperação de áreas degradadas e aprendem formas de preservação, conservação e recuperação de recursos naturais.

8ª – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa. Em 2019, o Ranking Times Higher Education (THE) classificou a UFC como 19º melhor universidade da América Latina e Caribe e como a melhor universidade do Norte-Nordeste.

O curso de Engenharia Ambiental da UFC possui um ciclo básico que demanda uma sólida formação nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. A partir do 5º semestre, ele passa a ter disciplinas específicas obrigatórias.

O ingresso ocorre através do Sisu. O curso é oferecido nas cidades de Fortaleza e Crateús.

9ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fundada em 1912, é a instituição com concepção de universidade mais antiga do Brasil. É uma instituição pública sediada na cidade de Curitiba e com campus nas cidades de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

O curso de Engenharia Ambiental da UFPR ficou com o Conceito de Curso 4 na última avaliação do MEC, o conceito é baseado em uma série de dimensões estruturais, pedagógicas e na prova do ENADE.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

10ª – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, possui campus nas cidades de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeiras da Missões.

O curso da UFSM tem como objetivo formar profissionais na área, habilitando-os em metodologias e tecnologias de projeto, desenvolvimento, construção, operação, manutenção e fiscalização de sistemas de Engenharia Ambiental e Sanitária para prevenir, minimizar e reparar danos ao meio ambiente e promover a saúde ambiental.

O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Engenharia Ambiental do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.