Cursos

Os melhores cursos de geografia do Brasil

OS-MELHORES-CURSOS-DE-GEOGRAFIA-DO-BRASILMelhores cursos de Geografia do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Pretende se tornar um geógrafo mas ainda não sabe em qual universidade quer ingressar? Leia nosso artigo e veja o ranking dos melhores cursos de geografia do Brasil.

Esta é a ciência que estuda os aspectos físicos da superfície da Terra e sua ocupação pelo homem. Para se destacar na área, verifique a lista dos melhores cursos de geografia do Brasil para fazer a sua graduação.

É comum pensarmos que o geógrafo estuda apenas o relevo, a vegetação e o clima. Na verdade, ele também analisa como as populações se relacionam com o ambiente e ocupam espaços rurais e sociais, avaliando o todo do conjunto de interação entre o ambiente e o homem.

O curso nas melhores faculdades de geografia dura em torno de 4 anos e o aluno pode escolher entre as opções de bacharelado e a licenciatura. Sabe a diferença entre eles? Se não souber, explicamos aqui.

Nos primeiros anos de curso, o aluno estuda matérias básicas de geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento).

Muitas universidades direcionam a formação para um setor específico de atuação, como meio ambiente, climatologia ou características setoriais e de solo. Se você já tem um interesse estabelecido, verifique esse diferencial na faculdade escolhida.

Como é o mercado de trabalho para o formado em geografia?

O profissional, chamado de geógrafo, pode trabalhar tanto no ambiente acadêmico e escolar, como em empresas especializadas em análise geográfica, órgãos do governo, instituições internacionais e ONGS.

Ele é um dos principais responsáveis por criar e acompanhar os planos diretores e de expansão dos municípios. Olha só a responsabilidade!

O geógrafo que pretende trabalhar com a área técnica, deve registrar-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para poder emitir pareceres, realizar atividades como levantamentos, estudos e pesquisas nos diversos campos da geografia e meio ambiente.

O licenciado em um dos melhores cursos de geografia do Brasil encontra boas oportunidades de emprego em escolas, como docente da área no ensino médio e fundamental.

Se você acha que o curso de geografia é o ideal para você e está interessado na melhor formação possível, não deixe de conferir as principais instituições de ensino com as melhores notas da avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Sempre gostamos de destacar que os conceitos que elegem os melhores cursos de geografia do Brasil podem ser subjetivos. Você precisa ainda avaliar o valor das mensalidades, dificuldade do vestibular e endereço, por exemplo, dentre outros fatores.

10 melhores cursos de geografia do Brasil | Públicos

  1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  2. Universidade de São Paulo (USP)
  3. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  6. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  7. Universidade de Brasília (UNB)
  8. Universidade Federal Fluminense (UFF)
  9. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  10. Universidade Federal do Ceará (UFC)

Algumas das universidades acima selecionam alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usando a nota do ENEM. Outras contam com processo seletivo próprio, como são os casos de USP, UNICAMP e UNESP.

10 melhores cursos de geografia do Brasil | Particulares

  1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  2. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  3. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
  4. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  5. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
  6. Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  7. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  8. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS)
  9. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
  10. Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)

Uma outra dica importante é que os cursos de geografia estão disponíveis em diversas partes do país, com um bom diferencial: podem ser encontrados também na versão a distância, o que amplia as possibilidades de acesso em todo território nacional.

Assim como nos presenciais, nos cursos online você pode optar por licenciatura ou bacharelado logo no momento da inscrição.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Veja algumas opções do curso de geografia na modalidade online

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade Estácio de Sá (ESTÁCIO)
  • Grupo Uniasselvi (UNIASSELVI)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade de Santo Amaro (UNISA)
  • Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Se você gosta da disciplina de geografia e acha que pode ser um bom profissional da área, chegou a hora de investigar melhor os diferenciais de cada uma das universidades apresentadas para fazer a sua formação superior.

Já está decidido ou ainda tem dúvida sobre qual a carreira que pretende decidir? Se preferir, leia nosso artigo que ensina a descobrir a sua vocação.

A maioria das faculdades apresentadas acima seleciona estudantes por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por isso, é muito importante se preparar para alcançar a melhor pontuação possível na prova.

Pensando nisso, separamos diversos materiais que vão te ajudar a alcançar o seu objetivo. Por exemplo:

Seja aprovado com as dicas do Beduka

Aqui no Beduka sempre apresentamos soluções para ajudar estudantes que desejam passar no vestibular e também encontrar uma profissão para o futuro. Além disso, apresentamos uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo MEC. Experimente agora o nosso buscador de universidades.

Além de apresentar a lista dos melhores cursos de geografia do Brasil, nós mostramos aqui quais são os principais rios brasileiros e também os diversos recursos naturais encontrados em nosso país. Veja também:

Confira a lista de livros recomendados para quem vai prestar a FUVEST 2020, explicações sobre o que é verbo transitivo direto e o que é uma preposição.

O Beduka surgiu em 2017 e tem como compromisso colaborar para que estudantes e futuros profissionais consigam informações de qualidade e aprimorem seus conhecimentos em diversos assuntos. Por exemplo:

Além de descobrir quais são os melhores cursos de geografia do Brasil, veja também a lista das melhores faculdades de Alagoas, saiba como é a prova do ENEM, quais faculdades aceitam o FIES, como funciona o ProUni e para que serve a nota do ENEM.

Depois de conferir a lista dos melhores cursos de geografia do Brasil, públicos, particulares e online, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades que sempre publicamos!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.